A QUESTÃO FINANCEIRA É SEMPRE UM DOS MAIORES IMPEDIMENTOS PARA QUEM TEM O SONHO DE VIAJAR O MUNDO. Seja porque a pessoa não consegue entender que é possível realizar esse sonho de forma muito barata ou porque a pessoa não consegue juntar nenhuma grana com a realidade de vida atual dela para fazer uma poupança para a viagem, o que é uma grande realidade para a maioria dos brasileiros. A questão é… Como então você poderia fazer dinheiro viajando pelo mundo?

Esse post é sensacional, porquê ele vai mostrar de forma clara e objetiva exemplos reais de como uma pessoa poderia viajar o mundo mantendo uma renda. Desde exemplos mais complexos até opções mais simples. Pronto, problema resolvido. Você só precisa criar coragem e arriscar. Porquê uma vida sem riscos é uma vida sem excitação.

Esse post é original do blog Expert Vagabond e o Matt me autorizou traduzir. Ele fez um trabalho muito legal de pegar viajantes reais que conseguem se manter dessa forma, mostrando vários tipos de trabalhos diferentes. E para cada trabalho ele disponibiliza links que ajudam a pessoa a buscar mais informações sobre a oportunidade de maior interesse dela. Porém, a maioria dos artigos indicados são em inglês.

Texto de Matthew Karsten

Existem muitos trabalhos que oferecem uma boa renda e que podem ser realizados enquanto você viaja o mundo. Abaixo você vai ver exemplos reais de pessoas que estão vivendo o sonho de viajar o mundo enquanto fazem dinheiro durante a viagem.

Mas primeiro deixo um alerta. Se todos esses exemplos de trabalho fossem fáceis, todo mundo estaria fazendo isso. Muitas dessas profissões exigem paixão, treinamento especializado, comprometimento e talento. Porquê caso contrário, o pagamento nunca será bom o suficiente.

Não existe mágica para fazer dinheiro viajando. A realidade para se tornar bem sucedido em um trabalho que permita você fazer de qualquer lugar é que leva anos de trabalho duro e sacrifício, o que muitas pessoas tendem a esquecer.

Tendo ciência disso, não é impossível viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Mas as pessoas que têm trabalhos em viagens divertidos investiram tempo e recursos para aprender em como fazer funcionar. E você poderia fazer o mesmo desde que você defina como uma prioridade na sua vida.

Expatriado, Nômade Digital ou Vagabond?

Nem todos os trabalhos em viagem oferecem a mesma realidade. As oportunidades listadas aqui caem em 3 tipos de categoria: trabalhos expatriados, trabalhos de nômades digitais ou vagabond. Qual a diferença entre eles?

Trabalhos expatriados – significa que apesar de ser cidadão de um determinado país você escolhe morar e trabalhar em um outro país. Nesse caso, eles estão apenas relacionados a viagem porque você está trabalhando em um país diferente do seu. Provavelmente você vai viver no país por meses ou anos, então você não será um nômade. Exemplos: Professor de inglês, babá, etc.

Nômade Digital – Nômades digitais trabalham de seus computadores. O que permite que eles trabalhem de qualquer lugar. Contanto que eles tenham acesso a internet, eles conseguem fazer renda. Eles são livre para viajar, trabalhando de café e hotéis. Exemplos: negócios online, escritor freelancer, especialistas em mídia social, blogueiros etc.

Vagabonds – para vagabonds não existe uma tradução exata em português. Eles fazem trabalhos alternativos durante a viagem. São trabalhos que não exigem um computador e são mais mão na massa. Exemplos: vendedor de rua, músico, artista, trabalhos em fazendas, etc.

31 trabalhos para fazer dinheiro viajando pelo mundo

Os trabalhos que eu listo abaixo podem cair em uma dessas categorias ou mais. Lembre-se que nem todos os trabalhos servem para qualquer um. Se você tem um diploma talvez você não esteja tão disposto a colher frutas em uma fazenda quanto outras pessoas. Ou talvez você esteja. Não cabe a mim julgar. Existem opções para diferentes perfis, habilidades e níveis de conforto.

1- Bartender / Garçom
Bares, boates e restaurante existem pelo mundo todo e a descrição do trabalho é basicamente a mesma em qualquer lugar. Ajuda se você fala a língua do local, então talvez você precise investir em aulas para aprender a língua local. Vai ser mais fácil encontrar oportunidades em lugares turísticos e não existe um período mínimo ou máximo de tempo exigido. Quanto mais experiência como bartender você ganhar, mais oportunidades você vai ter, e com a possibilidade de ganhar mais.

Renda média: $1.000 – $4.000 por mês.
Para saber mais: Traveling the World Bettered My Career e How To Get A Bartending Job Overseas


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Jeremy viajou e trabalhou como bartender na Austrália.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A Lauren começou um negócio bem sucedido de turismo gastronômico na Espanha.


2- Guia de Turismo
Você poderia arrumar um emprego como guia de turismo local ou assistente de tour para uma companhia internacional, seja para um destino popular ou para tours maiores com múltiplos destinos. Ou você poderia decidir empreender e começar o seu próprio negócio de tours! Talvez para os lugares de surf menos conhecidos, ou para viagens de trekking, ou mostrando para as pessoas oos bares e restaurantes mais legais da cidade.

Renda média: $1.000 – $10.000 por mês.
Para saber mais: Lauren’s Tours, How To Create Custom Tours, Tourism Tiger Blog e Work Abroad Leading Adventure Tours

3- Tradutor Freelancer
Claramente, você precisa saber uma segunda língua para trabalhar como tradutor. Não precisa ser um trabalho formal para as Nações Unidas, você pode explorar sua imaginação. Você poderia cobrar um restaurante para traduzir seu menu, trabalhando para uma empresa de turismo vendendo seus tours para pessoas que falam sua língua ou oferecer seus serviços de tradução online. Quanto maior for a sua fluência, mais renda você tende a ganhar.

Renda média: $0,10 – $0,40 por palavra.
Para saber mais: About Maria, ProZ Translation Jobs e How To Succeed As A Freelance Translator


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A viajante Maria traduz websites do inglês para o espanhol de qualquer lugar do mundo.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Dave trabalhou na recepção de um hostel em Singapura durante sua viagem.


4- Trabalho em Hostels
Hostels costumam contratar viajantes em posições temporárias em troca de hospedagem e alimentação. Existem diferentes tipos de trabalho, desde trabalhar na recepção, até na parte da limpeza e bartender. Se você planeja ficar por muito tempo, alguns hostels oferecem posições pagas. Na verdade, eu uma vez fui contratado para trabalhar em um hostel no Havaí.

Renda média: $7 – $10 por hora, possivelmente com acomodação incluída.
Para saber mais: Dave’s Hostel Experience e Working In A Hostel

5- Personal Trainer / Instrutor de Atividade Física
Você poderia trabalhar como um personal trainer ou dar aulas de uma atividade física que você domina em qualquer lugar do mundo. Você poderia dar aula de pilates, yoga, zumba, dança, ou oferecer seus serviços como personal se você tem experiência em um desses campos. Alguns instrutores negociam como academias locais, hostels e hotéis para usar suas estruturas com os clientes.

Renda média: $30 – $100 por hora.
Para saber mais: How to Find a Yoga Teaching Job Abroad e Teaching Yoga: Essential Foundations.


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Os viajantes Brandon & Anne ensinam yoga enquanto viajam.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Drew fazia sua renda ensinando inglês na Coréia.


6- Professor de Inglês
Você fala bem inglês? Muito bom! Talvez você não saiba, mas professores de inglês profissionais são muito procurados pelo mundo, e o salário pode ser muito bom. Porém, não basta falar bem, geralmente é necessário comprovar seu nível através de certificados internacionais como o TEFL (Teaching English as a Foreign Language).

Renda média: $2000 – $3000 mais acomodação.
Para saber mais: Ultimate Guide to Teaching English in Korea e Online TEFL Language Course.

7- Escritor de Viagens
Escrever sobre viagens parece ser um sonho pra muita gente, porém não é algo tão simples para começar da noite para o dia. Pra começar, você precisa escrever muito bem. Depois, você precisa aprender de networking, pitching para editores, e todas as outras coisas envolvidas nesse negócio. Mas uma vez que vicie superar tudo isso, pode escrever para revistas, jornais, sites e até mesmo guias de viagem. Mas qualquer outro tipo de escrita também vai funcionar para permitir que você viaja.

Renda média: $0,10 – $1,00 por palavra.
Para saber mais: About Jodi e How To Become A Travel Writer


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A viajante Jodi faz a sua renda enquanto viaja como escritor de gastronomia e viagens.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A viajante Kach fazia sua renda trabalhando como massagista terapêutica durante sua viagem.


8- Massagista Terapêutico
Existe uma grande demanda para massagistas terapêuticos pelo mundo todo, como uma forma efetiva de tratar estresse, dores e tensão muscular. Terapeutas experientes podem oferecer seus serviços para viajantes e expatriados em regiões turísticas populares. Você poderia também trabalhar para grandes empresas ou empreender em seu próprio negócio. Encontre clientes fazendo parcerias com hostels onde você oferece descontos para os clientes indicados por eles. Imprima panfletos para deixar em academias, cafés, hostels e etc.

Renda média: $50 – $200 per day
Para saber mais: Kach’s Jobs On The Road e Bodyworker’s Success Blueprint.

9- Web Designer / Designer
Esse é um dos trabalhos mais comuns entre os viajantes nômades digitais. Pois tudo o que você precisa é o seu computador, habilidades com design e conhecimento de certos programas e plataformas. Programas como Photoshop, Dreamweaver, WordPress, Illustrator, etc. Talento com códigos para web também é importante, especificamente HTML, PHP e CSS. Você pode até fazer um curso, mas é possível aprender muita coisa a partir de tutoriais.

Renda média: $1000 – $6.000 per month
Para saber mais: About Adam e Professional WordPress: Design & Development


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Adam consegue sua renda fazendo design para websites.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Derek fez grana trabalhando em cruzeiros para viajar.


10- Trabalho em yacht e cruzeiro
Trabalhar em yachts privados ou cruzeiros é uma forma incrível de conhecer lugares exóticos pelo mundo. Comida, acomodação, transporte e seguro, está tudo coberto, que é uma boa forma de economizar. E muitas opções também oferecem bastante tempo de folga, que oferece tempo para você viajar por sua conta. Existem diferentes cargos disponíveis: serviço de deck, comissário de bordo, chef, gerente de tour, entretenimento, engenheiro e muito mais.

Renda média: $1.000 – $5.000 por mês.
Para saber mais: Derek’s Cruise Experience e Work On A Cruise Ship

11- Blogueiro
Muitos viajantes sonham em ganhar dinheiro com seus blogs enquanto viajam. Mas não é tão simples o quanto parece. Para ganhar bem com um blog é um trabalho árduo e pode levar muitos anos. Porém, ter um blog sobre viagem não é a única opção. Também existem oportunidades como blogueiros de gastronomia, maternidade, moda, estilo de vida e etc. A renda geralmente vem de propaganda, links afiliados, livros, projetos personalizados, etc. Mas antes de tudo você precisa construir uma audiê
Renda média: $500 – $20.000+ por mês.
Para saber mais: How To Start A Travel Blog, Becoming A Professional Travel Blogger e Nomadic Matt’s Superstar Blogging

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Eu, Matt, sou um bom exemplo, que atualmente vivo do meu blog de viagem.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Daniel faz sua renda como chef enquanto viaja.


12- Chef Profissional
Trabalhando como chef em uma cozinha te oferece a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Porém, as horas de trabalho são longas, irregulares e muitas vezes estressantes. Mas um chef tem muitas opções diferentes de trabalho pelo mundo, como em restaurantes tradicionais, hotéis, cruzieros, yachts privados, food trucks e eventos privados. Pessoas mais experientes sempre aumentam suas chances de conseguir boas oportunidades. Muitas oportunidades estão listadas online, em classificados e diretamente no site de empresas.

Renda média: $9 – $20 por hora.
Para saber mais: Life as a World Chef Traveling through Kitchen

13- Mercado de ações (bolsa)
Como muitos outros trabalhos aqui na lista, não dá pra você pular no mercado de ações sem nenhuma experiência e achar que você vai ficar rico da noite para o dia. Mas eu conheci vários viajantes que tinham sua rendas trabalhando com o mercado de ações. Mas a jornada leva alguns anos e geralmente envolve uma certa perda de dinheiro, até o negócio começar a se pagar. Uma certa experiência em finanças e uma grana guardada para poder investir farão a diferença.

Renda média: $100 – $10.000 por dia.
Para saber mais: About Marcelo e Day Trading Academy


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Marcello ganha dinheiro com o mercado de ações enquanto viaja.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A viajante Sorina vende acessórios de couro enquanto explora a Europa.


14- Vendedor de rua
Bijouteria é um item popular em vendas, mas poderia ser arte, roupa, artigos de couro… qualquer coisa que te permita encontrar a matéria prima em qualquer lugar para produzir localmente. Para estruturar seu negócio você vai precisar de fornecedores locais, o que provavelmente exige maior tempo em cada lugar, mas se você gostaria de passar uma temporada em algum lugar essa pode ser uma ótima opcão. Encontre locais de alto fluxo de turistas como as ruas de pedestres e praias.

Renda média: $20 – $200 por dia.
Para saber mais: How I met Sorina

15- Trabalho em festivais
Você não precisa ser um pop-star para trabalhar em festivais pelo mundo. Existem opcões para trabalhar na organização, instalações, staff do evento, barracas de comida, etc. Os festivais geralmente precisam de pessoas trabalhando antes, durante e depois do evento. Você pode se programar para as diferentes temporadas do hemisfério sul na Austrália e Nova Zelândia e depois migrar para o norte no Canadá, América e Europa, aproveitando os festivais de verão.

Renda média: Free tickets – $12 por hora.
Para saber mais: How To Get A Job At A Music Festival


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A viajante Kellie viaja o mundo trabalhando em festivais.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Antonio & Amanda ganham dinheiro como instrutores de mergulho enquanto viajam.


16- Instrutor esportivo
Você é excepcionalmente bom em algum esporte? Compartilhe seu conhecimento e trabalhe como um instrutor profissional. Surf, kitesurf, esqui, mergulho, paraquedas, escalada, kayak, tênnis, barco a vela, montanhismo etc. Você pode ganhar uma renda fazendo o que ama enquanto viaja.

Renda média: $1.000 – $4.000 por mês.
Para saber mais: Their Scuba Diving Experience While Traveling, Conheça o Brasileiro que viajou o mundo como instrutor de mergulho

17- Babá (au pair)
Uma au pair é uma babá profissional contratada por uma família para ajudar as crianças a aprender uma nova língua, além de ajudar em tarefas diárias, em troca de acomodação, alimentação e uma read semanal. O trabalho permite que você viva em um novo país, aprenda uma língua nova, além de experimentar uma nova cultura, enquanto faz a sua renda.

Renda média: $400 – $1.000 por mês.
Para saber mais: How to Become an Au Pair, Au Pair Guide: A Helpful Handbook


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Ashley faz sua renda como au pair trabalhando na França.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O Brendan é fotógrafo profissional e viaja realizando seu trabalho.


18- Fotógrafo
Se tornar um fotógrafo profissional de viagens e aventura e vender suas imagens do mundo todo toma alguns anos de muito trabalho. Você pode subir suas fotos para venda em sites especializados ou vender suas imagens diretamente para revistas, livros, campanhas de marca ou websites. Coordenar tour de fotografia e vender cursos online também são formas de fazer dinheiro com essa profissão.

Renda média: $1.000 – $10.000 por mês.
Para saber mais: Brendan’s Adventures, How I Make Money as a Travel Photographer e How To Become A Travel Photographer

19- Drop Shipping
Comprar e manufaturar produtos de fora para vender através da Amazon sob o nome da sua marca é uma forma incrível de fazer dinheiro enquanto você viaja. Fulfillment By Amazon (FBA) significa que você não precisa de um estoque seu, pois os produtos estão estocados nas bases da Amazon pelo mundo. Pesquise mais sobre esses termos e você vai entender.

Renda média: $1.000 – $30.000 por mês.
Para saber mais: About Aileen’s Experience e Create Brands & Sell With Amazon FBA


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A Aileen viaja o mundo vendendo seus produtos através da Amazon.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A Nadia viaja tocando música nas ruas.


20- Músico e Artista de rua
Use o seu talento para fazer dinheiro com turistas. Crie uma cena, pegue seu instrumento, escolha o lugar perfeito e passe o chapéu. Algumas cidades exigem uma permissão para realizar busking (termo em inglês), então pesquise antes. Você tem talentos especiais? Acrobacia, pintura, música, dança, arte com henna, poderia ser qualquer coisa.

Renda média: $10 – $100 por hora.
Para saber mais: Playing Guitar on The Streets − Earnings, Permits & Tips, Busking And Street Performing To Fund Your Travels e Bruno e Teresa pagaram um ano de viagem pelo mundo tocando música nas ruas

21- Airbnb
Você já deve ter ouvido falar no AirBnB, o site que permite alugar a casa ou um quarto de outras pessoas enquando você viaja ao invés de você ficar em um hotel. Algumas pessoas alugam suas casas/apartamentos pelo Airbnb enquanto viajam e com isso conseguem fazer uma boa renda. A chave aqui é automatizar o processo o máximo possível para que não dependa de você estar presente.

Renda média: $1.000 – $7.000+ por mês.
Para saber mais: About Alyssa e Make Money On AirBnB


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A Alyssa faz a renda dela através do Airbnb para assim poder viajar o mundo.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O viajante Brian trabalhava temporadas em construção para viajar o resto do tempo.


22- Trabalho sazonais
Eu conheci muitos viajantes pelo mundo que viviam de trabalhos sazonais, passando parte da alta temporada do ano trabalhando e o restante de temporada baixa viajando. O número de ofertas que se encaixariam nessa realidade é gigantesco. Construção, professores, pesca comercial, eletricistas, taxista, staff de esqui resort… Esses trabalhos dependem mais nas habilidades que você tem ou que vocês está interessado em aprender.

Renda média: varia conforme cada trabalho.
Para saber mais: Brian/s Experience

23- Internet Poker
Parece bom demais para ser verdade. Imagina jogar poker como fonte de renda, online ou em mesas de verdade, de qualquer lugar do mundo. Mas como tudo na vida, vai demandar muito trabalho até você ter um estio de vida sustentável. Você precisa ser muito bom com números, aguentar muitas horas de jogo, controlar suas emoções e conseguir ficar bem focado em tarefas repetitivas.

Renda média: $1.000 – $30.000 por mês.
Para saber mais: Konrad’s Experience e Becoming An Online Professional Poker Player


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Konrad gera toda a sua renda jogando poker online.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Danielle trabalhou para o Peace Corps como voluntária na Nicarágua.


24- Médicos sem fronteiras / ONG
Você gostaria de uma experiência de vida ajudando outras pessoas que precisam muito mais do que você? Você pode se voluntariar para trabalhar na cruz vermelha, médicos sem fronteiras ou outra organização não governamental. Mas lembre-se que esse tipo de trabalho voluntário é de tempo integral. Apesar de fazer sua vida rica em experiências, o dinheiro não é lá muito interessante. Mas você vai construir auto-confiança para administrar novos desafios, pois o tipo de trabalho já é muito desafiador.

Renda média: $314 por mês mais acomodação e alimentação.
Para saber mais: Peace Corps volunteer, I Quit My Job and Joined The Peace Corps

25- Marketing / PR
Novamente, não é um trabalho que você pode aprender em uma semana. Contudo, se você tem alguma experiência nesse segmento, não existe razão para não tentar trabalhar como freelancer nessa área, trabalhando de uma rede em Bali. Na verdade, tems e tornado cada vez mais comum. Eu conheci muitas pessoas ajudando autores e marcas e ressaltarem seus nomes para uma audiência maior enquanto viajavam.

Renda média: $1.000 – $10.000+ por mês.
Para saber mais: Pete & Dalene Experience


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Pete e Dalene gerenciam uma empresa de marketing de influencia digital.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Nadine faz sua renda viajando como uma youtuber profissional.


26- Video making / Vlogging
Viajar o mundo fazendo vídeos é outro emprego dos sonhos para muitos viajantes, e algumas pessoas ganham muito bem fazendo isso. Mas existe uma trajetória a traçar também, gravar e vender vídeos em sites especializados, se tornar um YouTuber popular, ou produzir vídeos de alto nível para filmes de marketing para agências e marcas de viagem. Você vai precisar de uma alto conhecimento em vídeo, edição, networking, e marketing, preferencialmente.

Renda média: $1.000 – $20.000 por mês.
Para saber mais: About Nadine e How To Create Kick-Ass Travel Videos

27- Enfermeira pelo mundo
Para se tornar uma enfermeira antes é preciso ter um diploma. Uma vez feito isso é possível aplicar para trabalhos temporários pelo mundo que podem durar até 13 semanas. Dependend da oportunidade, as vezes o trabalho pode oferecer renda tax-free, moradia, cobertura medical, aluguel de carro e mais. Existem agências especializadas nesse tipo de trabalho que ajuda a localizar oportunidades em outros lugares do mundo.

Renda média: $30 – $40 por hora.
Para saber mais: Tips from Reachel e How To Be A Successful Travel Nurse


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A Rachel trabalhou por um tempo como enfermeira em diferentes lugares do mundo.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

Os viajantes Simon & Erin desenvolvem aplicativos para smartphones enquanto eles viajam.


28- Programador
Se você já tem habilidades e treinamento como programador, então migrar seu trabalho de um escritório para um opção freelancer trabalhando de qualquer lugar vai te dar a opção de explorar o mundo. Existem sites especializados onde programadores podem achar trabalho ou você poderia criar sua própria empresa desenvolvendo aplicativos para telefones e web.

Renda média: $3000 – $10,000 por mês.
Para saber mais: Simon & Erin Experience

29- Assistente Virtual
Com os avanços da tecnologia e o desejo de reduzir custos com funcionários, muitos negócios estão buscando pela contratação de assistentes virtuais que podem trabalhar de casa (ou de qualquer outro lugar). Uma assistente pode fazer praticamente tudo remotamente atualmente. Programação de redes sociais, responder questões de clientes, administrar o calendário e qualquer outro tipo de tarefa que pode ser administrada por uma assistente virtual competente.

Renda média: $500 – $3.000 por mês.
Para saber mais: About Katie e Becoming A VA: The Virtual Assistant Industry


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A Katie viaja o mundo trabalhando como assistente virtual.

ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

O Dave viaja o mundo trabalhando como consultor para companhias de petróleo.


30- Consultor
Você é especialista em algum campo? Trabalhar como um consultor para outras empresas pode te oferecer flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar. Consultores trabalham em projetos de curto prazo, ajudando o negócio a crescer através do treinamento de funcionários. Por exemplo, instruir um negócio em como usar as mídias sociais de forma efetiva, ou como deixar o negócio mais sustentável para a natureza. Geralmente eles são pagos por compartilhar seu conhecimento.

Renda média: varia muito conforme o trabalho.
Para saber mais: About Dave

31- Working Holiday Visas
O working holiday visa é uma permissão especial de moradia que permite um viajante de trabalhar de forma legal. Geralmente eles são voltados para pessoas de 18 a 30 anos e exigem que a pessoa seja residente de país diferente. Algus destinos populares para working holidays são a Austrália, Canadá, Nova Zelândia, França, Irlanda e Singapura.

Renda média: varia muito conforme o trabalho.
Para saber mais: Marta’s Blog, Countries That Offer Working Holiday Visas, How To Travel The World On $50 A Day, O barsileiro que pagou sua viagem trabalhando através do working holiday visa na Nova Zelândia


ViraVolta, Viagel Longo Prazo, Nômades Digitais, Viagem pelo mundo, Mochileiros, Trabalho na viagem, Fazer dinheiro viajando pelo mundo

A viajante Marta já viveu em 3 países diferentes trabalhando através do sistema de working holiday visas.

A verdade é que não existe uma forma fácil de fazer dinheiro enquanto você viaja sem habilidades específicas, comprometimento e experiência. Ninguém vai te pagar alguns mil dólares para fazer algo fácil.
Os empregos dos sonhos geralmente levam anos para ser materializados e exigem muito esforço e sacrifício, que uma pessoa normal não vai conseguir compreender antes de tentar fazer por ela mesma.
Apesar de fazer uma boa renda do meu blog de viagem, não aconteceu da noite para o dia. E é mesmo para a maioria dos outros trabalhos desejados por viajantes.
Mas eu espero que esse artigo tenha demonstrado que existe muita gente trabalhando duro e vivendo o sonho que encontrou formas de ganhar dinheiro enquanto viajam. Não é impossível. Então se mexa e comece a tornar os seus próprios sonhos em realidade.

Esse texto foi uma tradução de um artigo do blog Expert Vagabond autorizada pelo autor do blog Matt.

Créditos fotos: Expert Vagabond e créditos listados no artigo original

Curtiu? Então compartilha!