EU SEMPRE USEI ESSA FRASE: A VIDA É MUITA CURTA. MAS NUNCA FICOU TÃO CLARO PRA MIM QUE ISSO É UMA GRANDE MENTIRA. O problema é que através das nossas atitudes fazemos com que a vida de fato pareça curta. Vamos ser realistas, a vida não é curta.

A expectativa média de vida de um brasileiro em 2013 foi de 73,89 e em alguns países como o Canadá, chega a mais de 80. Você tem idéia do quanto você pode fazer e viver em 80 anos? É muito tempo.

Porém, mesmo tendo esse tempo todo nós vivemos a vida como se ela fosse curta. Vivemos aos 20 preocupados com os 60 anos. Fazemos escolhas como se elas fossem escolhas definitivas para uma vida curta. Deixamos de fazer o que realmente queremos por acharmos que é tarde demais ou por medo de errar na única vida que temos…. E cada vez que fazemos isso nos deixamos de fato a sensação de que a vida é curta.

A VIDA É CURTA SIM…

… Pra quem tem preguiça
… Pra quem vive pensando só no futuro
… Pra quem vive se lamentando do passado
… Pra quem arrasta uma vida infeliz e deixa a vida passar
… Pra quem fica sonhando mas nunca realiza de fato o que quer
… Pra quem está sempre se preocupando com coisas irrelevantes
… Pra quem vive reclamando mas nunca faz nada pra mudar
… Pra quem não aprendeu a viver cada momento do presente

Durante meus 2 anos de viagem pelo mundo eu não senti minha vida passar rápido. Pela primeira vez em muito tempo minha vida parecia passar mais lentamente. E agora eu entendo o porquê. Pois pela primeira vez eu estava vivendo intensamente o momento. Estava aproveitando cada segundo da minha jornada, com interesse e excitação. Sem me preocupar com o que seria da minha vida depois. Eu fiz uma escolha, de viajar o mundo, que duraria apenas aquele espaço de tempo, e resolvi aproveitar com tudo.

A VIDA NÃO É CURTA

Outro dia estava lendo o livro “Simplesmente Humano”, uma biografia sobre o Pepe Mujica, e o autor do livro cita uma obra de Sêneca, um filósofo e intelectual do Império Romano, chamada “Sobre a Brevidade da Vida”. Onde ele diz que a vida não é curta, mas o próprio indivíduo faz com que pareça assim. Na obra ele cita três princípios básicos que podem nos ajudar a fazer com que o tempo que vivemos seja bem aproveitado:

  • Lembrar o passado, para ser consciente do muito que já se viveu
  • Viver com intensidade e consciência, para aproveitar o presente
  • Estar preparado para o futuro, mas não se concentrar nele nem encará-lo com medo

Sêneca nasceu na Espanha em 4 a.C. e pelo visto os maiores dilemas da nossa existência continuam os mesmos. Todos esses séculos se passaram e parece que a gente ainda não aprendeu a viver uma vida bem aproveitada.

Você sempre sonhou em fazer alguma coisa e até hoje não fez? Você sempre sonhou em viajar o mundo e até hoje não encontrou a coragem pra isso? Agora me responde. O que seriam 1 ou dois anos em 74 anos da sua vida? Isso não representa nem 3% da sua vida. Nem 3% para você viver uma experiência de vida única, para você viver intensamente e aproveitar o momento com excitação, para você aproveitar a jornada da sua vida, para você olhar pra trás depois e se dar conta do quanto você já viveu.

Provavelmente se você nunca realizar o que tanto quer, quando chegar ao final da vida você vai ter essa sensação de que a vida foi muito curta e de que você não teve tempo suficiente. A vida é curta porque a gente desperdiça o nosso tempo. E esse tempo não volta.

Mas não pense que eu sou uma especialista nesse assunto não. De fato a viagem me ensinou a aproveitar mais o meu tempo, porém de vez em quando me pego caindo nas armadilhas das lamentações humanas que nós mesmos nos pregamos. Nós temos uma habilidade natural em desperdiçar nosso tempo. Por isso gosto tanto de escrever sobre essas coisas, pois ajuda a me relembrar e a me deixar atenta. A vida não é curta e eu quero aproveitar cada momento.

Você acha que a vida é curta? O que você faria para mudar essa sensação?

Se interessou por esses livros que eu comentei no texto? Se você comprar por esses links ao lado você ajuda o projeto ViraVolta sem pagar nada a mais por isso.

Fontes de pesquisa: Banco Mundial via google

Curtiu? Então compartilha!