MUITOS BRASILEIROS NOS FAZEM ESSA PERGUNTA. MAS NÃO SE PREOCUPE, ESSA PARTE É FÁCIL DE RESOLVER. Eu entendo porque os brasileiros se preocupam com este ponto, afinal lavar roupa fora de casa aqui no Brasil é uma fortuna. Esqueça as referências que você tem daqui, existem opções em conta.

A técnica que você vai usar vai depender do o seu perfil de viajante:

    • Viajante preguiçoso – esse é o nosso caso. Não temos saco de lavar roupa a gente mesmo, então sempre fazíamos em lavanderia. Considere esse ponto na hora de fazer a mala. Já demos essa dica em “O que levar na mochila”.
    • Viajante prático – esse viajante vai com pouca roupa, lava as suas próprias roupas pelo caminho e para isso basta criatividade. Pegamos algumas dicas com o Matthew Karsten, do Expert Vagabond, que é um viajante prático e super aventureiro.

CONHEÇA 4 FORMAS PARA LAVAR SUAS ROUPAS NA VIAGEM


ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Lavar roupas na viagem

Mas se eu mesmo lavar como faz pra secar depois? Claro, esse é um ponto importante. Principalmente naqueles dias de chuva ou frio. Aqui vão algumas dicas:

    • Se o tempo estiver ruim e você não puder pendurar ao ar livre a melhor opção é: abra um toalha seca na cama, coloque a peça de roupa molhada por cima e enrole os dois bem forte torcendo. A toalha vai absorver o excesso de água da roupa, o que vai ajudar a secar mais rápido. Dica do Mathew.
    • Tenha com você um daqueles varais portáteis de viagem. Eles são bem práticos, ocupam pouco espaço na mala e vão facilitar bem sua vida, pois é fácil enganchar em qualquer lugar. Existem vários modelos e é comum encontrar em lojas de trekking e aventura.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Lavar roupas na viagem

Se você pegar inverno pesado vai ser bem complicado lavar você mesmo. Você vai precisar de vários dias para secar a roupa. Nesse caso, talvez a lavanderia seja um bom investimento.

Se você conhece um outro método interessante fala pra gente que podemos incluir aqui.

Créditos das fotos: lavanderia self service de Jes via Flickr e as demais de Mathew Karsten do Expert Vagabond

Curtiu? Então compartilha!