DEPOIS QUE DIVULGAMOS SOBRE A NOSSA PARTICIPAÇÃO NO BURNING MAN MUITAS PESSOAS FICARAM INTERESSADAS EM PARTICIPAR. E eu acho que você devia ficar mesmo, pois esse é de certo o evento mais incrível que eu já vi na minha vida. Então se liga, nesse post eu vou passar todas as dicas pra quem deseja participar um dia, pois não é tão fácil assim.

Para quem ainda não sabe bem o que é o evento leia os dois posts anteriores que eu já escrevi:

Burning Man, o evento que você precisa participar uma vez na vida.
ViraVolta no Burning Man 2015. A minha incrível experiência.

As, e se você tem dúvidas de deveria ir ou não com crianças, não deixe de ler a parte desse post que passa dicas para famílias.

COMO CONSEGUIR OS INGRESSOS (A PARTE MAIS IMPORTANTE)

Apesar do evento permitir cerca de 70 mil participantes, conseguir um ingresso não é tão fácil assim. Eles possuem uma comunidade fiel de participantes e os ingressos se esgotam em segundos.

PASSO 1: Faça o seu “burner profile”

Sem um burner profile você não consegue realizar nenhuma compra. Faça o seu perfil aqui. Daí você vai receber um e-mail de confirmação com uma senha e isso é fundamental para você realizar qualquer compra.

PASSO 2: Entenda em quais fases você pode realizar a compra

  • Existem várias etapas de compra diferentes, com perfis e preços diferentes. Você precisa entender em quais delas você se encaixa.
  • Se você nunca participou antes você tem 4 chances: Pre-sale, Individual-sale, Step e OMG (linhas da caixa verde no quadro abaixo).

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

  • As datas de compra para 2016 acabaram de ser anunciadas neste link e a primeira compra já começa no dia 10.02.16. Infelizmente houve um aumento nos ingressos devido à uma nova taxa implementada pelo governo de Nevada (saiba mais sobre isso aqui).
  • Cada burner profile só tem direito a comprar 2 ingressos e uma vez que você já conseguiu comprar em uma etapa não pode aplicar pra outras.
  • O programa de low income tem várias regras e é necessário apresentar uma série de papelada com comprovação de renda e a avaliação leva cerca de 6 semanas e não é garantido. Veja mais detalhes aqui.

PASSO 3: Dicas mais importantes para conseguir comprar o ingresso

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

  • Toda etapa funciona da mesma forma, primeiro você precisa se registrar para a compra, que começa sempre 7 dias antes da compra oficial e o período de inscrição dura apenas 3 dias. Se você perder isso já não consegue comprar mais.
  • Registre no seu calendário com alertas nas datas e horas para a inscrição da compra e para a compra de fato. Fique atento à diferença de fuso horário.
  • Assim que você fizer sua inscrição para a compra já faça também a sua conta na empresa de venda do ingresso. Em 2015 foi a Ticketfly. Talvez seja a mesma em 2016, mas eles vão enviar as orientações quando você finalizar sua inscrição para a compra.
  • Eles só aceitam Visa e Master. Por isso, verifique antecipadamente se o seu cartão está habilitado para compras internacionais e se você possue limite suficiente. Entre em contato com o seu cartão para ter certeza de que não existe risco da sua compra ser bloqueada.
  • Você precisa usar um cartão de crédito no mesmo nome do ingresso. Ou seja, pelo menos 1 dos dois participantes deve ser você.
  • Uma dica muito importante: no dia da compra esteja em um local com internet rápida e conectada a cabo. Esqueça wi-fi e muito menos 3G no celular. A galera dos EUA, da Europa e Japão tem conexões bem mais rápidas que a nossa e por mais que você clique me menos de 1 segundo no botão se a sua internet for lerda você vai se dar mal (aconteceu comigo, que estava usando wifi aqui no Brasil, cliquei em 1 segundo e não consegui comprar)
  • No dia exato da compra esteja conectado cerca de de 10-15 min antes. Use o link direto para a compra que você vai receber no seu e-mail.
  • Feche todas as outras janelas abertas no seu browser de internet e de outros programas no seu computador para evitar problemas e lentidão.
  • Assim que o botão de compra aparecer clique no mesmo segundo. Sem brincadeira, 1 segundo depois e você já não consegue nenhum dos 40 mil ingressos.

PASSO 4: O que fazer se você não conseguir comprar um ingresso em nenhuma das etapas?

Já vou avisando que isso vai ser complicado, mas não perca as esperanças. Isso aconteceu com a gente em 2015, mas no final conseguimos os 2 ingressos.

  • O mais fácil: você encontra ingressos à venda pela internet. Mas na maioria das vezes é por um valor bem mais alto e nem sempre vai ser seguro. Fique sabendo também que revender ingressos do BM por valores acima do original é considerado ilegal pela organização. Existe um sistema de denúncia e eles podem bloquear o ingresso. Isso é para evitar que seja criado um sistema de cambista tentando ganhar dinheiro em cima do evento.
  • O que depende de contatos: se você conhecer alguém que participa de um camping temático suas chances de conseguir um ingresso podem aumentar. Os campings só aceitam pessoas por indicação de participantes regulares e uma vez aprovados, caso a pessoa não tenha ingresso, entra para uma lista de espera do camping. É comum que os campings organizem um sistema de repasse de ingresso entre os participantes. Ou seja, alguém do camping tem um ingresso sobrando, ele revende pelo mesmo preço para quem está na lista de espera sem ingresso (nós conseguimos assim).
  • O mais difícil: você pode tentar conseguir através de atividades voluntárias. Todas as obras de arte são construídas através de voluntários e se tem alguma arte precisando de voluntários ainda pode ser que você consiga comprar deles se oferecendo para trabalhar. Não existe um sistema próprio pra isso, você vai ter que pesquisar e fazer contatos. Já para ser voluntário da organização do evento você precisa antes ter um ingresso. Nem adianta tentar por esse lado.

DICAS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA (A SEGUNDA PARTE MAIS IMPORTANTE)

Uhuuu!!! Se você conseguir o seu ingresso agora é só alegria e começar a pensar nos detalhes da sua participação.

A questão da sobrevivência é super importante. Lembre-se que você vai estar por até 8 dias no meio do deserto, com 40º de dia e até 0º á noite, sem nenhuma fonte de água e de alimentação. Não existem hospedagens, restaurantes, supermercados… Nada disso. É você e o deserto, no mais puro estilo Mad Max, e somente você é o responsável por levar tudo que precisa para sobreviver.

  • A organização leva essa questão super a sério e no site você encontra um guia de sobrevivência super completo. Leia aqui. É leitura mandatária a todos os participantes. Se acontecer alguma coisa com você lá, não vai poder vir com essa desculpa de que não sabia.
  • Abaixo vou ressaltar os principais itens de sobrevivência, mas eu recomendo que depois você leia essa lista super completa:

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

A nossa barraca era a azul. E depois o nosso camping montou uma estrutura por cima que raiz sombra nas barracas.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

Com o El wire você pode espalhar pelo corpo e na mochila. Isso sinaliza sua presença e garante sua segurança à noite. Compre pelo menos 2.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man 2015

O chuveiro do nosso camping era assim. Você usa a água que trouxe e o sistema embaixo é para recolher a água e deixar evaporar.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

Além da lanterna de cabeça que facilita sua vida à noite.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

A área de cozinha do nosso camping.

  • O pó é coisa séria.As vezes as tempestades de areia são tão fortes que você não consegue ver nem um palmo à sua frente. Não da pra abrir o olho, não rola se deslocar de carro ou de bicicleta. No dia em que chegamos no evento os portões da entrada ficaram fechados por 5 horas para evitar acidentes. O ano de 2015 foi o mais pesado em tempestades de areia. No indício incomoda, mas depois você acostuma. Se esse o nosso foi o pior ano e nós aguentamos, vai tranquilo que você aguenta também

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

Era assim que a gente se protegia das fortes tempestades de areia.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

Era assim que a nossa barraca ficava depois de uma tempestade de areia. Esse pó entra em cada micro buraco.

  • Onde sua tenda ou carro vão ficar localizados no evento? Se você estiver participando de um camping temático sua tenda e carro ficam na área do camping, mas se você estiver indo de forma independente existem áreas delimitadas para carros e barracas no sistema “primeiro a chegar, primeiro a se servir.”

FICA A DICA

A vantagem de fazer parte de um camping temático é que geralmente eles possuem uma infra-estrutura melhor, com áreas cobertas para as barracas (o que faz mais sombra de manhã cedo), com áreas de descanso para sentar e com uma área mais apropriada para cozinhar. Além disso, fazer parte de um camping te faz interagir de forma mais forte com a cultura do evento. Você pode colaborar para a montagem e desmontagem do camping e trabalhar nos eventos oferecidos pelo seu camping, fazendo a sua parte para o evento acontecer, além de interagir com vários burners experientes. Se você for de forma independente será você, a sua barraca e o sol. Com certeza isso é bem menos confortável. Mas atenção! Todos os participantes de camping temático colaboram financeiramente para o camping acontecer, ou ele não existiria. O nosso custou 200 US$ por pessoa. Isso paga toda a estrutura do camping, as taxas anuais de armazenamento do material, os custos de transporte dos equipamentos e todos os custos dos eventos e gifts oferecidos pelo camping.

  • Como participar de um camping temático? Os campings temáticos são organizados por grupos independentes e geralmente para ser aceito precisa ser indicado por alguém. Se você não conhece ninguém que tenha ido ou que conheça um camping temático para te indicar uma opção seria tentar participar do camping de brasileiros, que é organizado por um grupo aqui do brasil. Siga o grupo do BM Brasil no FB, comece a participar das atividades e a fazer contatos com as pessoas para descobrir como você poderia fazer parte do camping.
  • Atenção ao seu lixo! Não existem lixeiras no burning man. Você é responsável por levar todo o lixo que você faz de volta com você pra fora do deserto. Por isso, reduza ao máximo as embalagens desnecessárias (principalmente as de alimentos) e leve sacos de lixo.

DESLOCAMENTO PARA O EVENTO

O evento rola no deserto de Black Rock, em Nevada, EUA, à 539 km de São Francisco, no estado da Califórnia e 187 km de Reno, já no estado de Nevada. Existem 3 opções de deslocamento:

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

  • Via Burner Express: esse é um serviço de ônibus que sai de São Francisco e Reno e deixa os participantes dentro do evento. Mas é meio carinho. Em 2015 custou 100 US$ cada trecho para São Franciso e 68 US$ cada trecho para Reno. O lado bom é que ônibus não pega a fila de carros na entrada, o lado ruim é que você vai ter que se virar para colocar toda a sua água, bebidas e comida no ônibus. Saiba mais aqui.
  • Alugando um carro: a partir de 2 pessoas essa opção já pode valer a pena se for alugado um carro de baixo custo que sair por 25 US$ a diária (pois 2 pessoas pagando o burner express de São Francisco já gastariam 400 US$ juntas). Ir de carro é a forma mais prática, pois você tem que carregar muita tralha (toda a água, cooler, alimentos, etc). Se você for em 4 pessoas alugue uma SUV ou você não vai ter espaço para as mochilas e mais todo o resto. Vale ressaltar que carros alugados para o Burning Man precisam pagar uma taxa de limpeza na hora da devolução que pode variar de 150-200 US$ por carro. Isso é porque a areia das tempestades entra em cada cantinho do mortor e eles precisam fazer uma limpeza geral.
  • De carona: essa é a opção mais aventureira e nós vimos pessoas fazendo. Eu só não sei como eles fazem com as tralhas. Se você fizer parte de um camping temático é possível também tentar arrumar carona entre os participantes do camping, mas pode ser que eles queiram dividir os custos com você.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

Chegando no evento de carro. Aí ele ainda estava limpinho. Mas no final, tinha pó pra todo lado.

OBS: Vale ressaltar que em Reno existe um aeroporto, então é uma opção voar pra lá. Existe também um aeroporto dentro do Black Rock Desert, mas nem sei como funciona e não acredito que seja um esquema barato.

QUANTO CUSTA O BURNING MAN

Ele não é dos eventos mais baratos do mundo muito por conta da alta do dólar no nosso caso, mas considerando a incrível experiência que o evento oferece, os princípios (referente ao não uso do dinheiro e de merchandising) e a sua localização eu acho que vale cada centavo.

Abaixo eu fiz um estudo considerando todos os custos básicos para a participação no evento. Mas lembre-se que aí não está incluído custo com voo, com gastos antes e depois do evento e nem custos de participação em campings temáticos. Afinal, isso pode variar muito de uma pessoa para a outra.

Fiz 4 cenários diferentes, levando em conta se a pessoa iria sozinha ou dividindo gastos de transporte com amigos. A verdade é que a variação não é tão grande e independente do cenário considere um gasto médio por dia de 100 US$ por pessoa se você considerar ficar os 8 dias.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

AINDA ESTÁ ACHANDO CARO?

Reflita mais um pouco. O Burning Man é uma organização sem fins lucrativos e pelos princípios do evento eles não aceitam merchandising e não existe o uso do dinheiro. Logo, todos os custos do evento devem ser pagos única e exclusivamente com a venda de ingressos. Quando comparamos com outros festivais que ganham grana de todos os lados, o custo do ingresso do Burning Man me parece mais do que justo. Para deixar isso claro, eles compartilham abertamente os gastos do evento. Veja mais detalhes aqui.

PARTICIPANDO COM CRIANÇAS NO BURNING MAN

A participação de crianças e famílias é super incentivada pelo evento e nós vimos várias quando estivemos lá. Se você estava na dúvida em ir com filhos, não fique. O problema não está nos filhos e sim na sua cabeça. Veja essa matéria para abrir a sua mente.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man 2015

As crianças também entram no clima do “radical self expression”

  • Crianças abaixo com 12 anos e abaixo não pagam, mas precisam de um bilhete sem valor. Uma vez que os pais tenham conseguido seus bilhetes, precisam preencher esse formulário solicitando o ingresso das crianças.
  • O “Kidsville” é uma vila montada anualmente com o objetivo de receber famílias. Qualquer família pode se inscrever para acampar dentro do “Kidsville”, para isso faça o seu registro aqui.
  • O evento preparou um guia de sobrevivência exclusivo para famílias que dá várias dicas legais em como não perder seus filhos, hidratação, cuidados com o sol, como lidar com as tempestades de areia, entretenimento infantil e muito mais. Baixe aqui o guia para famílias.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

  • Leia e entenda bem os 10 princípios do evento. Eles são os principais pilares do evento e é por isso que ele funciona tão bem. Compreender, respeitar e aplicar os 10 princípios é fundamental para manter a cultura do evento.
  • O radical self expression é um princípio super legal e vale a pena você explorar ele. Se vista como você quiser. Se você quer fazer produções diferentes, dedique tempo pra isso, pode ser super divertido.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man 2015

Esse foi um dos meus visuais. Fiquei tão apaixonada pelo meu tutu que quero usar sempre agora.

  • O gifting também é um princípio importante. É muito legal receber presentes de pessoas que você não conhece e mais legal ainda é poder presentear outras pessoas. O presente nem sempre precisa ser uma coisa física ou de valor financeiro, mas dedique tempo pensando o que você gostaria de oferecer. Eu oferecia um “head orgasmic massage” e pulseirinhas do senhor do bomfim por exemplo.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man 2015

Era impressionante como a galera curtia o meu “Head Orgasmic Massage.” Uma coisa simples, mas que oferecia um momento de prazer e felicidade.

  • Quer ficar por dentro das notícias do evento? Se inscreva na newsletter The Jackrabbit Speaks. Ela é super completa e quando a agenda de ingressos para 2016 for anunciada você vai ficar sabendo./li>
  • Você é um artista e gostaria de levar sua arte para o Burning Man? Veja como apresentar o seu projeto pra eles?
  • Você gostaria de organizar um camping temático no próximo Burning Man? Veja como funciona aqui. Aconselhável apenas a pessoas que já participaram e entendem as particularidades do evento.
  • Você já tem um ingresso e gostaria de fazer trabalho voluntário na organização do evento? Veja como aqui.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Burning Man

Assim ficaram nossos sapatos ao final do evento. Um sinal de experiência vivida!

Se ainda ficou alguma dúvida escreve aí que a gente responde.
Vai que dá!.

Curtiu? Então compartilha!