ME JOGUEI NO MUNDO POR DOIS ANOS PARA REALIZAR UM SONHO E NEM PODIA IMAGINAR QUE ESSA EXPERIÊNCIA MUDARIA PRA SEMPRE A MINHA VIDA. Assim como eu não conseguia calcular esse enorme impacto na minha vida na época, você também não deve conseguir imaginar o potencial que ela teria na sua vida. Quando pensamos em viagens associamos a lugares paradisíacos, pontos turísticos, restaurantes diferentes, turismo e até mesmo compras, mas poucos pensam no outro lado… No lado intangível da experiência.

Quando voltei da minha viagem de dois anos me fiz a seguinte pergunta: “O que foi o melhor da minha experiência?”. Sabe qual foi minha resposta? “Eu”. Eu fui o melhor daquela experiência. Eu fui uma pessoa e voltei outra. Toda aquela transformação que eu passei, os aprendizados que eu adquiri e a forte consciência que eu ganhei sobre mim mesma e o mundo me fizeram uma pessoa melhor. Eu me senti tão feliz com aquela resposta que fiquei com vontade de mostrar pro mundo o valor inestimável de viver essa experiência. E foi exatamente daí que surgiu a ViraVolta.

Minha vida nunca mais foi a mesma desde então. Minhas prioridades mudaram, alguns valores mudaram, meu conceito de estilo de vida mudou, minha visão de mundo mudou… Quando voltei já não queria mais as mesmas coisas. Eu evolui… E que sensação maravilhosa sentir uma evolução tão grande em tão pouco tempo. Parecia até que eu tinha vivido 10 vidas em uma.

Eu de fato não consigo imaginar uma experiência aqui no dia-a-dia que seja tão transformadora e tão intensa quanto uma longa viagem pelo mundo. Porém, eu sei que você deve estar se perguntando como uma longa viagem consegue trazer essa mudança de vida tão grande. Bom, eu vou te dar apenas 4 motivos para uma longa viagem mudar a sua vida.

MOTIVO 1: VIAJAR O MUNDO TE TIRA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Aqui no seu dia-a-dia você vive uma rotina que tenta sempre te manter na situação mais confortável possível. Você já determinou os seus limites e construiu muros invisíveis à sua volta para tentar se proteger de qualquer situação desagradável, pisando somente em “território conhecido”, pois é isso que traz uma falsa sensação de segurança para o ser humano. E nós, adoramos segurança! Aqui, você não é muito ousado, não tenta fazer coisas muito alternativas aos gostos e prazeres que já descobriu e pode ir se matando aos poucos em uma rotina entediante. Afinal, zona de conforto não significa uma coisa boa, significa apenas uma realidade que você já sabe lidar, seja ela boa ou ruim. Se você ainda não viu o vídeo sensacional sobre zona de conforto, recomendo fortemente.

Quando vamos viajar o mundo esses muros invisíveis são derrubados na marra. Lá no mundo, onde tudo é diferente do seu dia-a-dia aqui, não existe controle sobre a sua zona de conforto. As situações acontecem das formas mais inesperadas, sem você prever, e você vive situações que jamais viveria aqui parado no mesmo lugar, uma realidade de um estilo de vida em movimento. A cada nova experiência você lida com sensações inusitadas e nesse processo se redescobre e vai ampliando aos poucos as barreiras que te prendiam na sua zona de conforto, aprendendo que você é sim capaz de lidar com muitas situações diferentes que nunca havia imaginado antes. Esse é um processo incrível para quebrar seus paradigmas, reduzir seus preconceitos e te deixar mais corajoso.

MOTIVO 2: VIAJAR O MUNDO AFLORA O PIOR E O MELHOR DE VOCÊ

É dentro dessa realidade que te tira da sua zona de conforto, te confrontando com novas sensações, que suas emoções afloram intensamente. A cada nova situação você se depara com os seus piores defeitos e suas melhores qualidades. Lá no mundo não dá pra esconder seus problemas como você sempre tentou fazer aqui na sua zona de conforto, vivendo situações dentro do seu controle, assim como não dá pra controlar o surgimento de qualidades incríveis suas que nunca havia explorado antes por nos auto-limitarmos na nossa zona de conforto.

É um processo de extremos dos negativos e positivos que pode trazer conflitos internos, mas que vai ser importantíssimo para você ter um contato profundo com você mesmo, como nunca teve antes. E a partir dessa consciência você vai poder escolher como gostaria de trabalhar esses pontos na sua vida, em busca de uma qualidade de vida melhor.

No meu caso, durante a viagem, ficou claro como fortes características minhas atrapalhavam a minha vida. Como a ansiedade extrema, a necessidade de controlar as coisas, a facilidade de me estressar com coisas sem importância. E durante a viagem me esforcei intensamente para melhorar nesse sentido. Assim como surgiram qualidades lindas, como a vontade genuina de fazer o bem e ajudar outras pessoas, o meu potencial criativo e a minha alta capacidade de viver bem com incertezas. Eu nunca havia explorado elas antes e agora passaram a ter foco na minha vida.

MOTIVO 3: VIAJAR O MUNDO AMPLIA A SUA VISÃO

Você é um robô programado! Tudo o que você acredita sobre educação, dinheiro, trabalho, família, sucesso, felicidade, foi minuciosamente programado na sua mente pelos conceitos aplicados pela nossa cultura aqui no Brasil. Assim como as outras pessoas dos demais países foram programadas conforme a cultura delas. Portanto, a sua visão hoje está limitada a essa programação e mesmo vivendo em um mundo conectado, com internet e televisão, que teoricamente podem te mostrar outros conceitos, ainda assim essa programação é tão forte que apenas assistir como espectador à distância trará pouco impacto em sua vida se você não fizer um esforço enorme.

Mas lá no mundo, a cada nova cultura que você interage, a cada nova realidade que você enfrenta, a cada nova pessoa que cruza o seu caminho pra te ensinar algo, a cada novo conceito que você se depara para contradizer suas convicções… Você para e se questiona. É intenso porque mexe com todas as suas sensações. Você pode ver, ouvir, sentir. Você não é apenas um espectador, você está experimentando e interagindo com as situações. Isso ativa o seu cérebro, a nossa feramente mais poderosa, para fazer ele repensar as coisas. Por que as pessoas lá fazem tudo tão diferente? Quais as razões? Quais os benefícios?

Aqui você já aceitou praticamente tudo. Já não se questiona tanto. Já nem tenta fazer as mesmas coisas de forma diferente. Lá no mundo, você se questiona o tempo todo e isso enriquece o seu conhecimento e amplia completamente a sua visão de mundo. Uma vez ampliada a sua visão, eu posso te garantir, sua vida nunca mais será a mesma na volta.

MOTIVO 4: VIAJAR O MUNDO TE FAZ SENTIR GENUINAMENTE LIVRE

Você nem deve mais entender o conceito de liberdade. Aqui, o formato de trabalho tradicional te prende, a sociedade te prende, a pressão da sua família e amigos te prende. Quantas vezes você já tomou uma decisão ou agiu de determinada forma para se encaixar em um padrão ou atender às expectativas de outras pessoas? Seja no trabalho ou em sua vida pessoal. Essa é uma forma muito pesada de levar a vida, que sem você nem notar, vai te manter em uma prisão invisível.

Agora imagina… Lá no mundo, é você e o mundo. Lá, você pode ser quem você quiser. Lá, ninguém te conhece ou espera determinado comportamento da sua parte. Lá, você não deve satisfações a ninguém, apenas à você mesmo. Lá, você vai ter a chance pela primeira vez na sua vida em aplicar o verdadeiro conceito da liberdade. Pela primeira vez, você não vai ter um chefe dizendo o que deve fazer, não vai ter seu pai te cobrando, não vai ter seus amigos esperando determinado comportamento da sua parte. Essa é uma oportunidade incrível para seguir seu coração, fazer o que te dá vontade, não ter pressa e aprender a valorizar o tempo e ser quem você quiser, para se experimentar à vontade. Depois de tanto tempo experimentando a liberdade você entende o valor de em seguir seu coração ao invés de ficar sempre tentando se encaixar e agradar. Eu te garanto, que se você souber valorizar isso, você vai encontrar o verdadeiro equilíbrio da felicidade. Pois a felicidade não está em nenhum destino, ela está dentro de nós. Ela é fruto do equilíbrio gerado pelas nossas escolhas com a nossa mente e corpo. E viver uma vida controlada, onde nossas escolhas não estão alinhadas com o nosso coração, dificilmente vai te permitir experimentar o verdadeiro equilíbrio da felicidade.

Agora me explica… Como é possível uma pessoa viver, sentir e experimentar tudo isso e não mudar? Como é possível voltar para querer as mesmas coisas? Como é possível não evoluir intensamente como ser humano? Sua visão de mundo já não é mais a mesma, você aprendeu a sair e ampliar a sua zona de conforto, agora tem uma consciência mais profunda sobre você mesmo e aprendeu a seguir seu coração valorizando a liberdade.

Eu nunca encontrei um viajante de longo prazo que não se transformou. Eu diria que a sua transformação vai ser o maior benefício de viajar o mundo e esse é o principal motivo para você viver essa incrível experiência.

Você acha que não tem grana pra viajar o mundo?. Então esse é o primeiro paradigma para você quebrar. Aprenda a viajar com pouco e aproveite as promoções de passagem aérea, uma das únicas vantagens da alta do dólar. Na momondo você encontra várias promoções de passagens aéreas imperdíveis, mesmo lá pro outro lado do mundo. Você pode encontrar passagens de São Paulo para Bangkok ida e volta por cerca de R$ 2.500 com todas as taxas incluídas (PS: essas pesquisas foram feitas no dia 22.05.16, se você olhar muito tempo depois os preços podem alterar) e começar a sua viagem por uma das regiões mais baratas do mundo.

Viajar o mundo é escola da vida. Nenhuma escola, faculdade ou trabalho vão te trazer os mesmos aprendizados dessa experiência. Viajar o mundo transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Vai que dá!

POLÍTICA DE TRANSPARÊNCIA

Esse conteúdo foi desenvolvido em cooperação com a Momondo, o buscador de voos preferido e recomendado pela ViraVolta. Esse apoio ajuda a manter o projeto vivo para que mais pessoas sejam beneficiadas e explorem o mundo.

Curtiu? Então compartilha!