JÁ QUE VOCÊ ESTÁ DECIDIDO A FAZER, OU QUASE LÁ, COMECE A ENTENDER O CONCEITO DE VIAGEM LONGO PRAZO. Eu aposto que você tem várias dúvidas. Esqueça quase tudo que você aprendeu nas suas viagens de férias. Não deixe de ler esse capítulo e acompanhe a ViraVolta para abrir a sua mente completamente.

DÚVIDA #1: COMO É VIAJAR O MUNDO POR LONGO PRAZO?
DÚVIDA #2: DIFERENTES PERFIS DE VIAJANTES
DÚVIDA #3: QUEM PODE VIAJAR O MUNDO?
DÚVIDA #4: COMO POSSO VIAJAR O MUNDO?
DÚVIDA #5: VIAJAR SOZINHO OU ACOMPANHADO?

Viajar por longo prazo é bem diferente. É um estilo de vida em viagem. Por isso não tire conclusões de como seria pelas suas últimas férias. As diferenças são nítidas e influencia na forma de viajar:

1- Você não aguenta passear todos os dias: passear todos os dias, pensar o que você vai fazer no dia seguinte, qual o seu próximo destino, fazer pesquisas sobre a viagem… cansa. Você vai precisar de dias para descansar e eles serão muito bem vindos.
2- O seu dinheiro não é infinito: quando viajamos de férias gastamos mais que o necessário por acreditar que aquela é a nossa recompensa por um ano de trabalho e esforço, mas numa viagem de longo prazo você precisa aprender a fazer escolhas e a administrar o seu orçamento como na vida normal, pois a sua viagem não vai acabar daqui a duas semanas, e dinheiro voa. Viajar longo prazo é muito mais barato.
3- Você não vai voltar a trabalhar daqui a 15 dias: você não precisa se desesperar em curtir que nem louco cada dia da sua viagem como nas férias, pois a sua liberdade não vai acabar em 15 dias. Você vai ter muito tempo para experimentar tudo o que precisa com calma.
4- Você vai precisar de dias normais: você vai querer dias para descansar como num domingo, dias para cuidar da beleza e do corpo, dias para ficar no computador, dias para ir ao cinema e esses dias vão te fazer muito bem. O seu corpo vai dar sinais de quando você precisa desses dias, apenas respeite.
5- Você vai ficar mais seletivo: durante a viagem você vai ver centenas de praias, igrejas, sítios históricos, museus, montanhas, etc e vai aprender a ficar mais seletivo na hora de escolher o que realmente vale a pena investir o seu tempo e dinheiro. Diferentemente das férias onde queremos ver tudo que passa pela nossa frente.
6- Você vai ter tempo: você vai ter tempo de sobra para ler um livro, dormir, bater papo com as pessoas por horas ou simplesmente pensar. E depois você vai viciar nisso. Cuidado!
7- Você não vai ter horário marcado: com raras exceções de quando você precisa pegar um transporte marcado ou participar em um tour que você já pagou, você não precisa se sentir obrigado a fazer as coisas. Não fez em um dia, faz no outro. Não deu pra fazer, não faz. Os dias são mais relaxados e você fica mais relaxado.
8- O aprendizado vem com o tempo: depois de alguns meses viajando (porque não, você não vai voltar pra casa ainda) você vai entender mais sobre o seu estilo de viajar por longo prazo para se adequar melhor a ele, vai se preocupar menos com as coisas irrelevantes, vai aprender a viajar mais barato o que poderá prolongar a sua viagem no futuro, vai aprender coisas que você nem imaginava, vai começar a curtir viagem de uma forma bem diferente de como você fazia nas férias.

É muito comum que as pessoas levem um tempo até entender a dinâmica de uma viagem longo prazo. No início você vai se sentir de férias e com 2 ou 3 meses você vai entender que a sua vida agora é uma viagem, e isso muda tudo.

Ainda existe o fator personalidade. As pessoas querem coisas diferentes, pensam diferente, gostam de coisas diferentes e isso vai influenciar completamente na forma delas viajarem e no custo da viagem. Não existe um jeito melhor ou pior de viajar. Cada um deve conhecer e respeitar a sua forma para curtir a experiência. Durante 2 anos de viagem nós percebemos que existem 5 tipos básicos de viajantes longo prazo e como influencia no custo da viagem (para avaliar a questão custo não estamos levando em consideração o fator luxo).

Volta ao mundo

Muitas pessoas nos dizem que jamais conseguiriam fazer isso, que fulano não tem perfil para isso, que não podem fazer com filho, blá, blá, blá. Nós não acreditamos nisso. Não existe um perfil específico para esse tipo de experiência. As pessoas têm estilos diferentes e isso se reflete na forma de viajar. Se elas entenderem e respeitarem isso, viajar o mundo pode ser maravilhoso para qualquer um. Portanto, todos poderiam viver este sonho. Não importa o sexo, idade, formação familiar ou condição financeira, qualquer um pode viajar por longo prazo.

Aqui na ViraVolta vamos compartilhar histórias reais de pessoas de diferentes perfis que desbravaram o mundo das mais variadas formas. Não deixe de conferir. Conhecer histórias reais prova que é possível e inspira. Pra começar escolha uma das histórias abaixo:

Quem disse que a única forma de explorar o mundo é de avião ou transporte público? As possibilidades são diversas. Pessoas já fizeram a volta do planeta das formas mais inesperadas e qualquer meio de transporte pode tornar esse sonho possível, até mesmo suas próprias pernas. Isso mesmo, vai fazer uma volta ao mundo a pé que a sua viagem pode sair bem baratinha.

Então abra a sua mente para todas as possibilidades e descubra qual é mais a sua cara.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo

Créditos das fotos: A pé (toutenmarchand.com) e de bicicleta (Bruno Teixeira)

Não existe melhor ou pior. As duas formas vão trazer experiências maravilhosas. Nós já viajamos das duas formas e adoramos as duas. Abaixo listamos as vantagens e desvantagens de cada uma.

Sozinho ou acompanhado

FICA A DICA

Não deixe de viver essa incrível aventura por medo de viajar sozinho. Afinal você só fica sozinho se quiser. Se abra e a sua experiência pode ser maravilhosa. Quem sabe você não faz grandes amigos ou encontra um grande amor.
Se você vai viajar acompanhado escolha bem a sua companhia. Se o estilo de viajar for muito diferente pode haver muito estresse durante a viagem. Nós já vimos amigos e até mesmo casais se separarem durante a viagem. Lembre-se, viajar por longo prazo não é como viajar de férias.

Viajar o mundo por longo prazo é uma experiência incrível

Certamente uma experiência diferente de tudo que você já viveu. Leia os posts extras desse capítulo para se inspirar ainda mais e não deixe de ler todos os próximos capítulos das dicas. Você vai se surpreender.

Existe alguma dúvida que ainda não conseguimos responder? Então deixe um comentário lá embaixo da página e contribua para melhorarmos o conteúdo. Vamos esclarecer tudo. A sua dúvida pode ser a dúvida de outros viajantes. Colabore!

ÚLTIMOS POSTS

Um guia completo para viajar barato pelo mundo.

Curtiu? Então compartilha!

O que você acha? Escreve aí pra gente!