PENSAR NO ROTEIRO PODE SER UM DESESPERO PARA QUEM ESTÁ PLANEJANDO UMA GRANDE VIAGEM PELO MUNDO. Da muito trabalho e é um grande quebra-cabeça. Nós já passamos por isso e vamos tentar ajudar com dicas para ajudar no seu planejamento. Se você não quer fazer um roteiro, sem problemas. É possível.

QUESTÃO #1: É PRECISO SAIR COM UM ROTEIRO DEFINIDO?
QUESTÃO #2: COMO DEFINIR UM BOM ROTEIRO?
QUESTÃO #3: COMO DEFINIR UM ROTEIRO BARATO?
QUESTÃO #4: COMO ADMINISTRAR O ROTEIRO AO LONGO DA VIAGEM?

É PRECISO SAIR COM UM ROTEIRO DEFINIDO?

A resposta é definitivamente não. É possível fazer uma viagem pelo mundo sem nenhuma previsão de roteiro, deixando o vento te levar pelas surpresas da sua aventura. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não conseguem realizar essa experiência sem um planejamento mínimo, pois isso dá muito mais insegurança. Esse sentimento é normal. Eu não teria conseguido realizar a viagem no primeiro ano sem planejar o roteiro. Já no segundo ano da minha viagem eu não estava preocupada com isso, por que já tinha ganhado experiência e me sentia mais auto-confiante e segura. Não existe opção melhor ou pior. A necessidade de definir um roteiro é muito mais pessoal e conforme o perfil do viajante.

Entenda se planejar um roteiro é pra você ou não:

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, roteiro de viagem

OBS: Para saber mais sobre o perfil “fast traveller” clique aqui.

Ambas opções oferecem pontos positivos e negativos. Vamos exemplificar duas situações diferentes para você entender que a flexibilidade pode ocorrer em qualquer caso:

  • ROTEIRO PLANEJADO: você planejou seu roteiro passando pela África com a passagem de volta ao mundo, mas quando estava na Índia decidiu que ao invés de ir para a África queria ir para a Ásia Central. E agora? Você tem a opção de alterar os seus trechos da passagem, mas vai ter que pagar a taxa de mudança de trecho. Basta agora você decidir se vale o investimento ou não. Mas tudo é possível.
  • SEM ROTEIRO PLANEJADO: você é brasileiro, está no Sudeste Asiático e decidiu que quer conhecer o Japão de qualquer jeito. Porém, não é possível para brasileiros fazer o visto fora do país de residência e você não se preparou para isso antes da viajem. E agora? Nesse caso não tem jeito. Ou você volta para o Brasil para fazer o visto ou não visita o Japão. Mas esse não é um grande problema, existem centenas de lugares interessantes para explorar logo ao lado. Escolha outro e continue a aventura.

FICA A DICA

Ao contrário do que muitos viajantes de longo prazo afirmam, desenhar um roteiro não bloqueia a sua viagem. Serve apenas como norte e ajuda a otimizar o seu deslocamento. O bloqueio é apenas mental e só vai engessar a viagem se você deixar. Você é o dono do seu destino e tem total flexibilidade para alterar qualquer plano. E você ainda vai descobrir que pode ser bem divertido fazer isso.

COMO DEFINIR UM BOM ROTEIRO?

Definir o roteiro ajuda a fazer um deslocamento otimizado e evita situações extremas como inverno pesado (a não ser que você queira experimentar um), monções na Ásia, calor extremo, etc…

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, roteiro de viagem

Basicamente o roteiro é influenciado por 5 variáveis: locais que você deseja conhecer x tempo disponível para a viagem x clima x vistos x passagem aérea. Abaixo indicamos um passo a passo para te orientar na formulação do seu roteiro. Mas lembre-se que seu roteiro poderá ter flexibilidade durante a viagem, pois com certeza você vai querer fazer alterações no caminho. Ele serve apenas como um norte.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, roteiro de viagem

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Definindo o roteiro

ALGUMAS DICAS:

Pesquisar os lugares é legal, mas montar o roteiro toma tempo. Para chegar num roteiro que tire o melhor proveito da viagem você vai ter que fazer várias versões do quebra-cabeça. É normal. Nós fizemos 9 versões até chegar na mais adequada. Mas a viagem já começa no planejamento e deixa muito empolgado.

FICA A DICA

Não fique na paranóia para fazer um roteiro perfeito. Afinal, o imperfeito também é perfeito. Cada viajante terá uma experiência única, pelas pessoas que cruzaram o seu caminho, por estar naquele lugar e naquela hora, pelas surpresas que aconteceram na aventura, etc. Nenhum viajante jamais vai poder reproduzir tudo que um outro viveu. Toda experiência pode ser memorável!

COMO DEFINIR UM ROTEIRO BARATO?

Nós já falamos sobre quanto custa viajar o mundo e lá ficou claro que é possível realizar essa experiência com vários orçamentos diferentes e que o roteiro escolhido vai ser um grande influenciador nos seus gastos.

Mas afinal, como conseguir definir um roteiro de baixo custo? É claro que sem ter visitado os países é difícil adivinhar quanto você gastaria em cada um. Mas pra te ajudar nessa nós criamos uma lista com o custo média-dia por viajante em 124 países.

Essa vai ser uma boa referência para ajudar na construção do seu roteiro. Clique na foto abaixo para baixar, é gratuito. Escolha os países com gasto média-dia mais baixos e sua viagem pode sair super em conta.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Definindo o roteiro

E é claro, pra quem quer viajar gastando pouco é fundamental aprender a viajar barato. Confira as nossas dicas pra economizar em um estilo de viagem de baixo custo.

COMO ADMINISTRAR O ROTEIRO AO LONGO DA VIAGEM?

Sempre nos fazem essa pergunta. Como falamos, o roteiro pré-definido servirá apenas como um norte e o roteiro real da viagem vai se desenrolando ao longo dela. Durante a viagem você vai descobrir sobre novos lugares que nunca ouviu falar, vai receber dicas imperdíveis de outros viajantes, vai se apaixonar por lugares sem querer partir, vai odiar outros e por aí vai.

Colocamos abaixo algumas dicas que ajudam a administrar o roteiro ao longo da viagem:

GERAL:

  • Sempre anote as dicas de outros viajantes.
  • Eventos que você não quer perder de jeito nenhum pesquise com antecedência para garantir que você vai conseguir encaixar no roteiro.

PRÓXIMO PAÍS DE DESTINO:

  • Comece a pesquisar sobre o próximo país a visitar apenas na semana anterior, se pesquisar muito antes você acaba esquecendo tudo e vai ter retrabalho.
  • Nunca esqueça de verificar os pontos de entrada do país (fronteiras) e questões de visto.
  • Pesquise de primeira os pontos que deseja visitar próximos ao seu ponto de entrada no país, para não correr o risco de ter que voltar no caminho ou perder uma coisa muito legal
  • Estime quanto tempo pretende ficar em cada ponto do próximo país (veja tabela abaixo), isso vai te alertando sobre o tempo restante e ajuda a tomar decisões de corte no roteiro. A regra é simples, mais dias aqui, menos dias ali.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, roteiro de viagem

OBS: Essa previsão de dias é para um viajante “fast traveler”, pois para um “slow traveler” qualquer parada é bem longa. Não coloque acelerado demais, lembre-se que você não está de férias. Viajar por longo prazo cansa mais.

DIA-A-DIA:

  • Evite reservar acomodação com antecedência, pois isso trava muito a viagem. Procure um lugar quando chegar na cidade usando as dicas que você tem. Reserve apenas para lugares muito procurados, cidades muito grandes ou cidades com problema em alta temporada.
  • Decida sobre as atividades que você deseja fazer no país durante o dia-a-dia. É muito cansativo ficar planejando tudo com antecedência. Deixe sua viagem mais livre.

TRANSPORTES:

  • Pesquise as opções de transporte do país para você poder estimar um possível roteiro. Se você não pensar no transporte você pode pegar uma direção que não te leva pra onde você quer ou gastar muito tempo em transportes mais longos e cansativos.
  • Prefira transportes que te dão flexibilidade para comprar no dia ou um dia antes, pois deixa a viagem mais livre. No caso de passagens aéreas você vai precisar de mais planejamento se quiser pagar um preço menor.
  • Pra quem usa a passagem volta ao mundo reveja as datas dos próximos voos a cada vez que você for pegar um vôo no aeroporto. Para entender melhor como administrar a passagem durante a viagem leia o post que fizemos só sobre isso.

CHEGA DE PREGUIÇA

Agora que você já entendeu melhor sobre a questão do roteiro começa logo a desenhar. O difícil é começar, depois vai fluindo. Não deixe de ler o próximo capítulo sobre a Passagem de Volta ao Mundo. Muita gente nunca nem ouviu falar nela. Leia também os posts extras desse capítulo para entender mais sobre o tema.

Créditos foto de abertura: Connor Bleakley

Existe alguma dúvida que ainda não conseguimos responder? Então deixe um comentário lá embaixo da página e contribua para melhorarmos o conteúdo. Vamos esclarecer tudo. A sua dúvida pode ser a dúvida de outros viajantes. Colabore!

ÚLTIMOS POSTS

Um guia completo para viajar barato pelo mundo.

Curtiu? Então compartilha!

O que você acha? Escreve aí pra gente!