O quanto você está aberto a experimentar coisas novas? De verdade? Você deixa de fazer coisas porque acha que não é capaz ou porque acha que não vai gostar? Você vai sempre aos mesmos restaurantes e come sempre o mesmo prato porque tem medo de não gostar de um prato diferente? Você deixa de fazer uma certa atividade pois acha que não é pra você ou que você não seria capaz? Se você faz tudo isso, você está perdendo oportunidades únicas de se redescobrir.

Durante meus dois anos de viagem pelo mundo um dos maiores aprendizados que eu tive foi esse: NA VIDA É PRECISO EXPERIMENTAR, experimentar, experimentar. Isso quer dizer experimentar de tudo, mesmo aquilo que você acha que não vai gostar e que não seria capaz.

Sabe porque? Porque a nossa vida está rodeada de paradigmas e ela é contagiada pela nossa cultura e nossos hábitos e é claro que tudo isso influencia nossas decisões. Decidimos claramente em fazer e não fazer as coisas sem nunca ter tentado, apenas baseado em nossos paradigmas. Mas eu entendo que isso acontece muito também pois as pessoas não têm tempo e se ela tentar fazer uma coisa e não funcionar e não gostar, ela vai ter perdido um pouco do seu precioso tempo.

Mas depois de tudo o que eu experimentei em dois anos de viagem, o que provavelmente eu nunca teria vivenciado na minha louca vida de trabalho e sem tempo que eu tinha antes, me faz pensar que é uma pena as pessoas deixarem de experimentar coisas novas na vida.

EXPERIMENTAR

  • prova que você estava certo ou muitas vezes errado
  • mostra prazer em coisas que você nem sabia
  • prova que você é capaz de fazer coisas que nem imaginava
  • traz novos aprendizados
  • reduz preconceitos
  • abre a sua mente
  • mostra novos caminhos e oportunidades
  • faz você aprender coisas novas
  • traz novas sensações pra sua vida
  • ajuda a se redescobrir

Por isso se abra à experimentação e faça mesmo o que você acha que não é capaz. Pois é superar esses desafios que vai fazer você se redescobrir, quebrar seus paradigmas e provar que você é capaz de fazer muito mais do que você imagina. Os benefícios são enormes e não vejo muitos argumentos para não tentar. Falta de tempo? Então comece a repensar e arrume tempo na sua vida, afinal ela é uma só.

Se você acha que não seria capaz de viajar barato então é isso que você precisa fazer.
Se você acha que não seria capaz de fazer um trekking de 4 dias na montanha então é isso que você precisa fazer.
Se você acha que não seria capaz de dormir na casa de locais que você não conhece então é isso que você precisa tentar fazer.
Se você acha que não seria capaz de saltar de paraquedas então é isso que você precisa tentar fazer.
Se você acha que não seria capaz de acampar então é isso que você precisa tentar fazer.
Se você acha que não seria capaz de pegar um ónibus caquético com galinhas fazendo cócócó por 5 horas então é isso que você precisa tentar fazer.

ViraVolta: A arte de viajar barato - aprender

Aqui na ViraVolta vamos das várias dicas e idéias de coisas para experimentar na vida. Seja uma atividade do dia-a-dia, um hábito, um curso, uma atividade relacionada à arte ou à saúde, aventura ou etc. Não deixe de explorar os nossos posts na categoria “Experimente”.

Diz aí. Você se sente aberto à experimentar coisas novas?

Curtiu? Então compartilha!