VOCÊ JÁ CONHECE AS OPÇÕES DE MOCHILÃO QUE JÁ VEM COM A MOCHILA DE ATAQUE ACOPLADA? PARECE PRÁTICO NÉ. MAS SERÁ QUE ELAS SÃO A MELHOR OPÇÃO? Como muitas pessoas me perguntam sobre esses modelos decidir colocar as vantagens e desvantagens para para te ajudar nessa decisão.

Para muitas pessoas parece inconveniente carregar o mochilão e a mochila de ataque. E foi para resolver esse problema que muitas marcas de mochila criaram a versão do mochilão que já vem com a mochila de ataque acoplada (como esses dois exemplos da foto acima) e que você pode destacar a mochila de ataque quando quiser.

A REALIDADE DURANTE A VIAGEM

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Mochilão com mochila de ataque acopladaÉ assim que você vai ver a maioria dos viajantes em deslocamento. Com o mochilão nas costas e a mochila de ataque na frente. Como essa foto do Alexis na nossa viagem.

Eu já coloquei aqui no site o quanto é importante ter uma mochila de ataque pela questão da segurança. Os viajantes preferem carregar a mochila de ataque na frente porque levam todos os pertences de maior valor nela e querem garantir que ela esteja no local mais seguro durante seus deslocamentos.

Essa situação pode parecer um pouco incômoda, mas se você parar para pensar bem ela só ocorre nos momentos de deslocamento entre uma cidade e outra, e somente no deslocamento da sua hospedagem até o lugar onde você vai pegar o seu transporte. Logo, isso não deve representar nem 5% do tempo da sua viagem. Então por mais que pareça chatinho não é tão ruim assim. E o bom é que as suas duas mãos permanecem livres. Pra gente esse nunca foi um problema.

MOCHILÃO COM MOCHILA DE ATAQUE ACOPLADA

Peguei dois modelos de mochilão com mochila de ataque acoplada para avaliar as vantagens e desvantagens. Eu nunca usei de fato um desses dois, por isso não vou julgar a questão conforto. Estarei avaliando apenas as questões de funcionalidade do layout e especificações técnicas da mochila, comparada aos outros mochilões e mochilas de ataque.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Mochilão com mochila de ataque acoplada

OBS: Infelizmente é difícil encontrar as mochilas Osprey para venda aqui no Brasil. Elas são mais facilmente encontradas nos EUA e na Europa.

VALE A PENA COMPRAR UMA?

Eu sempre falo que a questão da escolha da mochila é muito pessoal e o ideal é a pessoa experimentar várias para ver com qual se sente mais confortável. Existem muitas mochilas boas por aí, por isso aqui na ViraVolto eu ressalto quais características são mais importantes na hora de avaliar sua mochila, ao invés de recomendar um modelo específico.

Eu vou ser bem sincera. Eu não curto muito a opção desse mochilão com a mochila de ataque acoplada. E eu até considerei comprar uma dessas antes da minha viagem. Elas não são mochilas ruins, mas o fato de oferecerem a mochila de ataque acoplada não me parece ser uma razão para você optar por elas. Pelas seguintes razões:

  • Conforto: quando eu fui comprar minha mochila eu experimentei uma dessas e achei mais desconfortável do que as mochilas feitas para trekking. Você vai ver que as empresas colocam essa versão da mochila acoplada na linha de viagem e as de trekking são consideradas em uma linha diferente. As mochilas de trekking têm estruturas feitas para trazer mais conforto em longas caminhadas e tendem a ser mais confortáveis para as costas. Eu não posso falar por todas as marcas, pois na época experimentei somente a da Deuter, mas se você quer tirar a prova, experimente e comprove (mas experimente com peso dentro – muitas lojas oferecem os pesos para colocar na mochila)
  • Segurança: você não vai querer deixar a sua mochila de ataque com os seus pertences de valor lá nas suas costas durante o deslocamento. Ela está fora do seu alcance de visão e isso é prato cheio para os pickpockets, que são capazes de abrir sua mochila e furtar coisas sem você nem sentir. Nesse caso o modelo da Osprey parace oferecer mais segurança, pela forma como a mochila de ataque fica presa no mochilão. Mas mesmo assim esse modelo ainda oferece uma forma de acoplar a mochila pela frente, justamente por essa questão da segurança. A verdade é que é bem provável que mesmo com a mochila de ataque sendo acoplada você prefira levar ela na sua frente, como vi alguns casos durante a viagem. Então se você não vai usar a “possível vantagem” que a mochila oferece, que diferença faz?
  • Alterações no layout do mochilão: muitas vezes o layout do mochilão é alterado para acoplar a mochila de ataque, oferecendo algumas desvantagens. Como foi o caso da Osprey, que perdeu os bolsos laterais, o superior e a divisória inferior que todo mochilão costuma ter e oferece praticidade. A Deuter também perdeu os bolsos laterais e o superior.
  • Especificações da mochila de ataque: muitas vezes a mochila de ataque desse formato não vai atender bem às suas necessidades. Geralmente a mochila de ataque acoplada desses modelos é de 15-20L apenas e talvez você não consiga colocar um notebook e uma câmera profissional, dependendo dos modelos. Mas se você viaja com equipamentos eletrônicos pequenos daí pode ser suficiente. Além disso, nem sempre a estrutura das costas da mochila de ataque nesse formato é a mais confortável para o uso no dia-a-dia.

A viajante Tati Siqueira adicionou mais dois pontos negativos para o uso desse tipo de mochila:

  • O zíper não aguenta o peso: você não vai usar a mochila de ataque acoplada porque o zíper nao suporta o peso dela cheia, só vazia. Ele arrebenta.
  • O equilíbrio não vai ficar bom: você simplesmente nao vai conseguir usá-la acoplada quando estiver cheia porque há um deslocamento do seu centro de gravidade, fazendo você cair para trás (se ela estiver bem cheia, é claro). A menos que vc ande com as costas curvadas pra frente, o que nao é nada confortavel com ambas carregadas.

Pra mim a única vantagem dessas mochilas comparada aos outros modelos de mochilão é o fato de usar a mochila de ataque acoplada nas costas, o que acaba não acontecendo muitas vezes. E o mochilão acaba deixando de oferecer outras características importantes e práticas. Logo, me parece mais vantajoso escolher separadamente um mochilão e uma mochila de ataque que atendam bem às suas necessidades e que sejam confortáveis para o uso no dia-a-dia. E depois, se você tiver que carregar a mochila de ataque na frente somente durante os deslocamentos garanto que não vai ser tão ruim assim.

FICA A DICA

Se você decidir comprar essa mochila e usar a mochila de ataque acoplada nas costas durante o deslocamento, a melhor dica que eu posso te dar é: faça sempre os deslocamentos com a capa de chuva na mochila. Isso vai tampar toda a visão da mochila e dificultar possíveis furtos em lugares de alto fluxo de pessoas. Ah, e não se esqueça… Nunca despache a mochila de ataque acoplada no mochilão. Seja no ônibus ou no avião, a mochila de ataque devia estar sempre com você. Veja as nossas dicas de segurança.

Curtiu? Então compartilha!