VOCÊ TEM MAIS DE 50 E ACHA QUE AGORA É MUITO TARDE PARA VIAJAR O MUNDO POR 1 ANO? VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO. NUNCA É TARDE PARA FAZER UMA LONGA VIAGEM! O casal, Maurício de 57 anos e Adenilde de 56 anos, dos blogs Rocco Europa e Rocco Brasil, já estão realizando a segunda longa viagem deles. Há 2 anos o casal passou um ano viajando de moto pelo Brasil e agora estão em uma viagem de mais de um ano de carro pela Europa. Aqui, eles compartilham suas visões e experiências sobre viajar o mundo mais velho. Inspire-se para realizar essa aventura você também, em qualquer momento da sua vida.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Viagem com mais de 50

Na Chapada Diamantina

Texto de Maurício Rocco:

O sonho de viajar o mundo

Nossa vida está assim dividida no que se refere a recursos, estilo e qualidade de vida. Até os 25 anos foi tempo de preparar com faculdades, um bom emprego e uma família. Até os 55 anos foi tempo de cuidar da produção, adquirir bens essenciais, manter a boa saúde e fazer poupança. Depois dos 55 anos é o tempo de usufruir, no nosso caso, viajando sem a preocupação com o dia para voltar. E depois dos 70, sonhamos e esperamos que venha o tempo de recordar e não se arrepender de nada do que fizemos, concretizar nossa casa com fogão à lenha numa montanha e sempre receber pessoas que queiram ouvir dois velhos felizes, compartilhar experiências de vida. Foi assim que decidimos planejar nossa vida e tudo está acontecendo. O sonho vem ainda da juventude.

Dois anos antes de me aposentar, já escrevia planos de viagens, com planilhas indicando locais, investimentos, distâncias, períodos e meios de transporte. O planejamento foi modificado várias vezes, tornando visível no papel os nossos sonhos. Primeiro o Brasil e depois outros países. Já estamos realizando agora a nossa segunda longa viagem, uma outra longa está planejada pela América e outras pequenas, tipo bate-e-volta para a Asia, Africa e muitas mais pelo Brasil. Nossos sonhos de viagens nunca irão acabar, até que o corpo nos impeça. 

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Viagem com mais de 50

A relação com os medos

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Viagem com mais de 50

No Rio Negro, Amazonas

Nós nunca achamos que estávamos muito velhos para viver isso, mas vários parentes e amigos acham loucura. O medo é importante, impulsiona a vida, é quando realmente sabemos que estamos vivos. Quem tem medo cuida, não abusa, se prepara, fica atento. Medo nós sentimos, pavor não. Seguimos o preceito de que a vida começa onde termina o medo. Nossas aventuras são sempre muito bem planejadas, levamos em consideração os mínimos detalhes. Logicamente riscos estão previstos, mas jamais permitimos que eles fossem impeditivos.

Para quem nunca viajou, o que pode acontecer de mais terrível é o lamento de não ter começado antes. Investir em viagens é certeza de retorno, especialmente na felicidade e na qualidade de vida. Mesmo uma viagem a pé, recarrega o gosto pela vida.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Viagem com mais de 50

Curtindo a Neve em Andorra

Não existem empecilhos para viajar o mundo

Não encontramos pessoas de nossa idade fazendo viagens de longa duração como a nossa, mas existem muitos que vimos pela internet. Para fazer viagens de longa duração é preciso somente de um bom planejamento e saúde. A idade não deve ser um impeditivo.

Ouvimos muitas pessoas dizendo que o sonho deles seria fazer o mesmo que estamos fazendo, que queriam que seus pais fossem como nós, que esperam poder fazer isto um dia. O que falamos para estas pessoas é que estes sonhos não podem ser deixados para muito mais tempo depois dos 50 anos. Digo sempre que entre os 55 e os 70 anos é um bom período, ou melhor, o último período. O tempo chega e com ele não podemos negociar.

Também sabemos de pessoas que tem recursos, tem vontade mas não conseguem abandonar sua zona de conforto. Para estes dizemos que a zona de conforto pode ir junto na aventura. Nós construímos nosso conforto, nossa segurança e nossa felicidade onde estivermos. Não se deve temer pelo que ainda não ameaça. Não devem passar a vida somente adquirindo bens, construindo castelos na areia. Não podemos esquecer que o que levaremos da vida será somente a vida que levamos, com os fatos e as fotos imagens que nossa memória acumulou.

Para aqueles que temem o idioma diferente, sempre lembramos que a linguagem dos gestos é universal e em todo canto tem gente disposta a ajudar. Se preparar um pouco com o inglês e com o espanhol ajuda muito, mas o idioma não é impeditivo.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Viagem com mais de 50

Com Índios no Amazonas

Um conselho pra quem deseja realizar esse sonho

Arrume as malas e leve pouca bagagem. Cuide da saúde, poupe recursos financeiros e não tenha medo de sair da zona de conforto. Nunca é tarde para viajar, até que o corpo suporte. Não tenha medo e planeje suas intenções. Sonhe alto, em tudo que desejar, que o universo vai conspirar a favor. Tudo começa de um sonho e somente aqueles que são chamados de loucos conseguem realiza-los.

Para quem quer conhecer novos lugares, fazer novos amigos, provar novos sabores, aprender novos detalhes, a viagem é o plano a ser seguido. Cada viagem é uma nova roupa para alma.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Viagem com mais de 50

Em Budapeste

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Colaboradores ViraVolta

MAURÍCIO e ADENILDE ROCCO

Ele 57 anos, acumulando novas memórias, viajando e vivendo o presente de cada dia, organizando o conhecimento e repassando para o próximo. Ela 56 anos, gerente do lar dedicada e competente, esposa, amante, cúmplice e amiga inseparável nos planos de viagens e no dia-a-dia”. Conheça mais: Rocco Brasil e Rocco Europa.

 

Histórias como a do Maurício e da Adenilde fazem bem à minha alma. Mostram que todo sonho é possível, em qualquer momento da vida. O problema, é que nós, seres humanos dotados de enorme capacidade e inteligência, temos a incrível habilidade de sabotar nossos sonhos com tolas desculpas.

Só é tarde quando já não fazemos mais parte desse mundo. Enquanto estamos aqui, cheios de vida, nunca é tarde!

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Viagem com mais de 50

Crédito das fotos: Maurício Rocco

Curtiu? Então compartilha!