TODA VEZ ME IMPRESSIONO QUANDO ALGUÉM VEM ME FALAR QUE NÃO VAI PARA ALGUM PAÍS PORQUE ELE É INSEGURO. EU FALO: OI? MAS AMIGO, VOCÊ NASCEU NO BRASIL. O BRASIL É MAIS INSEGURO QUE MAIS DE 80% DOS OUTROS PAÍSES DO MUNDO. Então relaxa! Se você está vivo aqui até hoje é porque você já se saiu muito bem e com certeza você estará mais seguro pelo mundo do que vivendo sua vida no dia-a-dia aqui no Brasil.

A verdade é… Sair pra comprar pão no Brasil é mais inseguro. Andar com o seu carro por aí é mais inseguro no Brasil. Andar na rua à noite no Brasil é mais inseguro… Mas você faz tudo isso por aqui né? E sabe o por quê? Porque aqui no Brasil é TERRITÓRIO CONHECIDO e pelo mundo, qualquer lugar que você ainda não tenha visitado é simplesmente um TERRITÓRIO DESCONHECIDO e é isso que te assusta. Porque nós seres humanos queremos ter resposta certa e controle sobre tudo.

Se você ainda não sabe a ViraVolta tem um diretório de dicas somente sobre Segurança e se esse é um tema que ainda te deixa inseguro você devia ler tudinho que está lá. Também recomendo que você leia um texto muito interessante que tem relação direta com esse tema: Somos todos ignorantes.

6 QUESTÕES PARA TE PROVAR QUE O MUNDO NÃO É INSEGURO

1- Esqueça aquela história trágica do amigo do amigo.

5 milhões de pessoas visitam um país por ano e por causa da história de terror do amigo do seu amigo que você escutou aquele país virou o mais inseguro do mundo e você decidiu que nunca vai pisar lá? Primeira coisa, é só uma história e não necessariamente representa um risco estatístico para a sua vida. Segunda coisa, você sabe como os seres humanos adoram aumentar histórias. A cada pessoa que conta uma história a história aumenta dois pontos. Na página de segurança você encontra estudos estatísticos sobre esse tema.

2- Pare de assistir televisão!

Os noticiários focam em notícias ruins pois a tragédia ativa uma parte do nosso cérebro que chama muito a nossa atenção. A triste verdade é que notícia ruim dá mais ibope. Tem mais coisa boa acontecendo no mundo do que coisas ruins, mas isso não funciona pra televisão. Então pare de assistir TV e vai viver a vida real, vai ver com seus próprios olhos. Na página de segurança você encontra estudos estatísticos sobre esse tema.

3- Entenda uma realidade: a idéia de insegurança que você tem na cabeça é sempre pior que a realidade

Isso aconteceu durante os nossos 2 anos de viagem pelo mundo e provavelmente vai acontecer com você também. Todos os países que tínhamos algum receio de segurança e visitamos, tínhamos uma imagem pior na nossa cabeça do que sentimos na realidade. A sensação sempre foi melhor e no final nos sentíamos bem mais seguros do que imaginávamos, mesmo nos países que são de fato considerados inseguros estatisticamente. E isso tem relação com os dois itens mencionados acima. Sempre pode acontecer uma situação ou outra em que você se sente inseguro, mas não dá pra contar nem uma mão, foram muito poucas.

4- O Sudeste Asiático é uma das regiões mais seguras do mundo para viajar

Sempre vejo os brasileiros super preocupados em visitar o Sudeste Asiático, pois acham que é muito inseguro. De onde será que as pessoas tiraram essa informação? Será que não é porque você pensa que todos país subdesenvolvido é inseguro? Mas essa definitivamente não é uma regra. A Ásia é considerada a região mais segura do mundo, segundo os estudos da UNDOC, e eu tive exatamente essa sensação quando estive no Sudeste Asiático. Lá não tem mão armada, alguém te ameaçando com faca.

Pode acontecer algo ruim? Pode! Sempre existe algum risco, mas as chances são realmente muito pequenas estatisticamente falando. A Indonésia é o 20º país mais seguro do mundo e quase todos os países da região têm taxas muito baixas de homicídio, até mesmo a Índia. Se você tem preconceito com a Índia já até escrevi um post sobre ela pra te fazer refletir.

5- A África não é um país e não é inseguro!

Tendemos a olhar a África como uma coisa só, sub-desenvolvida, insegura e cheia de conflitos. Mas na África existem países completamente diferentes, seja pela cultura, desenvolvimento e segurança. E não podemos “colocar todos no mesmos saco”! Aliás, as Américas, incluindo os dados da América do Norte, é um continente mais inseguro do que a África, segundo os estudos da UNDOC, que analisa taxas de homicídio. Segundo o estudo Zâmbia, Sudão, Quênia, Angola, Camarões, Moçambique, Ruanda, Egito e outros são mais seguros do que os Estados Unidos. Mas provavelmente você tem medo de ir para esses países da África mas não para os Estados Unidos. Aliás, sempre vejo um monte de brasileiro querendo ir pra África do Sul, mas ela está em 10º lugar na lista de países mais inseguros, dois pontos antes do Brasil, que está em 12º.

Duas histórias que envolvem a África para reduzir seus preconceitos: 6 meses pela África com filho autista e Angelina, 2 anos pelo mundo sozinha.

6- Culturas muçulmanas não são terroristas!

Muitas vezes tenho a sensação de que brasileiros pensam que qualquer muçulmano é capaz de jogar uma bomba em uma pessoa, como se todos fossem terroristas. O ISIS (Estado Islâmico do Iraque e da Síria) é grupo extremista islâmico e suas ações não refletem o que toda a cultura islâmica (ou muçulmana, pois os dois termos querem dizer a mesma coisa) acredita. Muito pelo contrário, muitos líderes islâmicos (muçulmanos) de declaram abertamente contra as ações do grupo e não oferecem nenhum apoio.

Você pode visitar qualquer país muçulmano que não esteja em conflito e seja aberto à visita de turistas e inclusive essas culturas tendem a ser muito receptivas, se você respeita a cultura local como princípio. Países como Irã, Uzbequistão, Quirguistão, Casaquistão estão na lista dos países mais admirados dos viajantes do mundo, por suas belezas naturais e receptividade da cultura local. E vicê sabia que nas ilhas Maldivas 99% da populacão é muçulmana? Mas para as Maldivas todos querem ir né? Pois afinal nessa hora a galera só pensa nas praias e ilhas paradisíacas.

DADOS NEFASTOS SOBRE O BRASIL

Eu preciso te mostrar esses dados nefastos pra você entender que ainda que exista um risco considerável você não precisa deixar de fazer as coisas, se não existe guerra e conflitos críticos claro. Afinal, o Brasil é o 12º país mais inseguro do mundo em taxas de homicídio, segundo os estudos da UNDOC, mas você vive aqui e pelo visto tem se saído muito bem.

  • 60 mil assassinatos por ano no Brasil. Na França morrem 700 pessoas por ano por assassinato. (fonte: G1)
  • 1 em cada 10 pessoas assassinadas no mundo é brasileira. (fonte: Diário de Pernambuco)
  • 1 pessoa é assassinada a cada 9 minutos no Brasil. (fonte: G1)
  • A violência no Brasil matou mais pessoas que a Guerra da Síria entre 2011 e 2015 – 278 mil x 256 mil. (fonte: A Folha)
  • As polícias brasileiras estão entre as que mais matam no mundo, mais que a de Honduras, que é o 2º país mais violento do mundo. (fonte: revista Exame)
  • Com 10% das armas dos EUA, Brasil tem taxa de homicídios com armas de fogo 5 vezes maior. (fonte: Gazeta do Povo)
  • Em 2016 Brasil teve recorde de mortes violentas, 61 mil. Um salto de 40% em 10 anos. (fonte: Carta Capital)

Meu ponto aqui não era o de te desanimar de viver no Brasil, mas sim o de provar que as suas idéias de países inseguros pelo mundo provavelmente são infundadas. Não, o mundo não é inseguro e provavelmente nem aquele país que você cismou que nunca vai pisar. O melhor que eu posso te dizer é se baseie em fatos e não em histórias. E cuidado para não espalhar “fake news” por aí. Mas de qualquer forma não fique tão neurótico com os dados também, só usei eles aqui para provar o meu ponto, mas na verdade as chances de algo ruim acontecer são sempre menores do que algo muito bom acontecer, e a prova disso é que você está vivo até hoje aqui no Brasil. Eu mesma visitei vários países da lista dos 10 mais inseguros do mundo e as experiências foram sempre melhores do que eu imaginava.

Vai que dá! Use o bom senso, respeite a cultura local, escute o seu instinto e jogue uma energia positiva pro mundo que ele te reponde com coisas boas de volta.

tagged in de

Curtiu? Então compartilha!