UMA AVENTURA DE CARRO DE DAR INVEJA EM QUALQUER UM. Eu sempre achei a idéia de viajar o mundo de carro sensacional, e acredito que viver a experiência dessa forma seja bem diferente de viajar de mochila usando os transportes públicos. Eu ainda não desisti dessa idéia e fiquei feliz em poder conhecer esse casal, que viveu uma incrível aventura de 4×4 de 3 anos pelo mundo, que eles chamaram de “Mundo por Terra”. Os dois de São Bento do Sul, Santa Catarina. Roy tem 39 anos e a Michelle 29 anos. Já se passaram 3 anos desde que eles retornaram da viagem e foi um prazer descobrir que os sonhos só aumentaram. Se inspire com a história deles.

UM ENCONTRO PODE MUDAR TUDO

Eu sempre digo que a gente deve estar aberto a interagir e se comunicar com outras pessoas, mesmo estranhos. Pois você nunca sabe quando vai surgir aquela conversa de cinco minutos que pode mudar sua vida pra sempre. A história do Roy e da Michelle começou assim, quando o Roy, um grande sonhador de viagens, decidiu bater um papo com um cara da sua pós-graduação sobre o seu “louco” sonho de viajar o mundo. Quando ele comentou que pretendia realizar o sonho em 10 anos, o cara retrucou: “você ta louco? Daqui a dez anos muita coisa vai ter mudado na sua vida e você vai acabar nunca partindo. Se você deseja mesmo realizar esse sonho faça ele agora, não deixe pra depois.” Aquela conversa nunca mais saiu da cabeça dele e foi o maior motivador pra ele iniciar os planos a partir daquele segundo, a começar pelas contas, pra ver quanto ele conseguiria economizar pra viagem. Com um plano bem definido, uma meta a atingir e foco, ninguém mais poderia impedir. Nem a Michelle, que abraçou a causa.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Histórias, Viajar barato

UM ROTEIRO INESPERADO E INUSITADO

A história deles é prova de que não existe plano nessa vida que não possa ser alterado. Além de provar também que a insegurança e o medo que temos de alguns países está apenas na nossa cabeça. Quando eles fizeram o plano inicial nem imaginavam em pisar na Ásia Central e Oriente Médio, mas ao encontrar tantos viajantes de carro pelo caminho que vinham dessas regiões e falavam coisas maravilhosas eles começaram a abrir suas mentes para a idéia e mudaram completamente os seus planos. Abaixo você pode ver as imagens do roteiro planejado e roteiro realizado. Eles fizeram um roteiro incrível, de deixar qualquer um com água na boca, explorando bem a Ásia e África, regiões que são pouco visadas pelos brasileiros, infelizmente. Com isso visitaram 60 países e rodaram 160 mil quilômetros em quase 3 anos de viagem.

Mapas.001

A REGRA: NUNCA DIZER NÃO

Eles determinaram que nunca diriam não para um convite, pois acreditavam que isso traria experiências únicas para a viagem. A não ser que apresentasse alto risco e para isso sempre vale o uso do bom senso e não da paranóia. Eu adorei essa regra deles. Achei a idéia sensacional e acho que pensar assim faz diferença nas experiências que você vai viver na viagem. Eles têm centenas de histórias super legais por conta dessa regra e no vídeo contam uma delas, a história dessa foto abaixo.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Histórias, Viajar barato

VIAJAR DE CARRO E OS CUSTOS

Eles alertam que viajar de carro envolve uma parte burocrática chata, além de toda a preocupação com manutenção, mas garantem que existem mais vantagens do que desvantagens, a começar pela flexibilidade. O carro te leva onde você quer na hora que você quer. O carro também pode ajudar a reduzir os custos da viagem já que você pode dormir e fazer as refeições nele. Eles passaram quase 3 anos vivendo em um carro de 4m2. Eles dormiam, cozinhavam, se deslocavam, faziam absolutamente tudo dentro do carro.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Histórias, Viajar barato

Em 2 anos e 10 meses de viagem eles gastaram 69 mil dólares para os dois. Isso significa uma média-dia de 33,45 dólares por pessoa, incluindo todos os gastos diários da viagem como manutenção, alimentação, passeios, combustível, os translados marítimos e aéreos e etc. Uma valor baixo pra tudo o que você vai viver no caminho. Provavelmente você gasta mais que isso vivendo no Brasil. Esse custo não inclui porém a compra do carro, afinal ele sempre vai poder variar muito e é uma escolha pessoal. Algumas pessoas vaiam o mundo de Kombi, de caminhonete, de carro antigo, de 4×4… É possível fazer com qualquer tipo de carro.

Eles reforçam que o planejamento financeiro durante a viagem é fundamental para conseguir realizar o sonho. É preciso ter metas de gastos e controlar a grana pra não correr o risco e voltar antes pra casa.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Histórias, Viajar barato

OS APRENDIZADOS DA EXPERIÊNCIA

Para eles viver uma experiência como essas transforma qualquer pessoa e sempre para o lado positivo, por que viajar ensina muitas coisas e muitas delas nós jamais viveríamos em uma vida parado no mesmo lugar. A viagem trouxe muitos aprendizados:

  • Capacidade de se adaptar
  • Aprender a ser mais tolerante
  • Aprender a viver com menos
  • Entender que a vida é bem mais simples
  • Entender que reduzir o consumo nos torna mais livres

A viagem mudou suas vidas pra sempre e para o Roy abriu os seus horizontes. Ele que antes só se via trabalhando com que ele sempre fez conseguia ver agora um mundo de possibilidades.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Histórias, Viajar barato

OS PRÓXIMOS PLANOS

Eles não podiam ficar parados e nesses 3 anos que ficaram no Brasil após a viagem começaram a bolar os planos de uma próxima aventura. O novo projeto se chama Latitude 70 e vai durar 2 anos e meio. O objetivo é alcançar de carro os pontos mais extremos da terra. Eles partiram no dia 17 de Agosto de 2014. Se você curte esse tipo de viagem de carro, você não pode deixar de seguir essa incrível aventura (todos os links ao final do post).

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Histórias, Viajar barato

A DICA DELES PRA QUEM TEM MEDO DE REALIZAR ESSE SONHO

Pra eles a parte mais difícil é decidir. Depois que você diz “eu vou” todos os caminhos, todas as portas, se abrem à sua frente. E eles brincam: “Se o seu sonho é construir uma casa… Viaja também. Porque depois da viagem seus sonhos podem mudar.” E olha que pode acontecer mesmo.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Histórias, Viajar barato

Dados da viagem

3 anos pelo mundo
60 países visitados
um carro como casa
mil aventuras


QUER SABER MAIS SOBRE ELES E SUAS HISTÓRIAS?

Créditos das fotos: Mundo por Terra

Curtiu? Então compartilha!