O MEDO DE VIAJAR SOZINHO É O RECEIO QUE MAIS IMPEDE PESSOAS DE REALIZAR O SONHO DE VIAJAR O MUNDO. Uma pena, pois viajar o mundo sozinho pode ser uma das experiências mais incríveis da sua vida. E essa deveria ser a última coisa a te impedir de viver essa aventura.

Uma vez conheci uma menina de 33 anos que sonhava muito em fazer uma longa viagem pelo mundo, mas ela disse que estava esperando encontrar o grande amor da vida dela para então realizar a viagem porque tinha medo de viajar sozinha. Daí eu perguntei: “você já pensou que talvez esse grande amor não queira fazer a viagem. Daí você vai esperar, esperar, esperar e talvez nunca realizar o seu sonho!”. Ela falou: “é verdade!”. Então falei: “porque então você não realiza o seu sonho já e talvez encontre o seu grande amor pelo mundo. Talvez ele esteja esperando você em algum lugar bem longe daqui. Viajar sozinha é bem mais fácil do que você pensa e não quer dizer que essa deva ser uma aventura solitária.”

Eu já tinha falado sobre as vantagens e desvantagens de viajar sozinho ou acompanhado. Ambas experiências têm pontos positivos e negativos, como quase tudo na vida. Mas como muitas pessoas ainda me falam sobre esse medo resolvi escrever um post mais detalhado. Ah, e para uma leitura mais aprofundada vasculhe todos os links que eu coloco nesse post, pois eles falam de temas relacionados que vão te dar mais segurança.

POR QUE VOCÊ NÃO DEVERIA TER MEDO DE VIAJAR SOZINHO?

POIS É MUITO FÁCIL CONHECER PESSOAS NA ESTRADA – quando estamos viajando o mundo nossa personalidade parece mudar um pouco e ficamos muito mais abertos do que na vida normal. Nos sentimos menos tímidos, ficamos mais comunicativos, fazemos amizades com mais facilidade, nos sentimos mais interessados pelos outros e ainda somados ao fato de que nos sentimos menos estressados e temos mais tempo. Por isso dedicamos muito tempo na interação com outras pessoas. No caso de pessoas que viajam sozinhas isso é ainda mais forte, por uma necessidade de ter que conhecer ouras pessoas para não ficar sozinho. Você vai conhecer tanta gente pelo caminho que as vezes vai até se sentir feliz por poder ficar sozinho.

POIS NA VERDADE VOCÊ SÓ FICA SOZINHO SE VOCÊ QUISER – justamente por essa abertura maior que temos para conhecer pessoas é muito comum viajantes se unirem durante a viagem. Durante nossa viagem pelo mundo eu e meu marido nos juntamos diversas vezes a outros viajantes. Uma vez com um casal, com duas amigas, com um cara sozinho, com uma menina sozinha e muito mais. Mas entre viajantes solo isso acontece ainda mais e mesmo que não seja para seguir viagem, eles se unem para jantar fora, para cozinhar juntos, para passear e etc. Existem grandes chances de você passar a maior parte da sua viagem acompanhado, é só querer.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Viajar o mundo sozinho

Alguns dos viajantes que se juntaram a nós e fizeram parte da nossa aventura.

POIS EXPERIÊNCIA SÓ SE PEGA COM A PRÁTICA – eu entendo que você tenha medo principalmente por pensar que em alguns países pode ser muito complicado. Mas o que você tem é muito medo do desconhecido. Nessa você vai ter que confiar em mim e em muitos outros viajantes do mundo. Viajar o mundo é de fato muito mais fácil. Não deixe o seu medo do desconhecido controlar o seu desejo. Você tem medo agora, mas depois que fizer vai pensar: “ai como eu fui besta de ficar com medo de viajar sozinho”. Pense em coisas que você um dia já teve medo na sua vida e depois de realizar viu como era bem mais fácil. Sacou a sensação? É tudo uma questão de prática.

POIS O MUNDO É BEM MAIS SEGURO DO QUE VOCÊ PENSA – mais uma vez o problema é o medo do desconhecido. Não tire conclusões pelo que você vê na TV, o mundo é bem mais seguro do que você imagina. Os perigos em uma viagem servem para todos, seja sozinho ou acompanhado, o que vale é o bom senso para evitar situações de risco. Não deixe de ver todas as nossas dicas de segurança.

A maior vantagem de superar esse medo:

Se você tem muito medo de viajar sozinho é exatamente esse ponto da sua zona de conforto que você precisa trabalhar. Desafiar esse medo vai te trazer inúmeros aprendizados e te provar que você é capaz de muito mais do que você imagina. Essa é uma sensação maravilhosa. Com certeza essa experiência vai ser transformadora e no final você vai entender que viajar sozinho foi a melhor coisa que você podia fazer.

Acredite no seu potencial, não deixe o desconhecido te travar, tire o melhor da sua experiência e não desista dos seus sonhos. Viajar sozinho potencializa a sua capacidade de interação com o mundo. Vai que dá.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Viajar o mundo sozinho

Você já viu a história do Bruno Teixeira? Ele viajou sozinho e encontrou o amor pelo mundo. E a história do Argos Caruso? Ele viajou 3 anos de bicicleta sozinho.

Mas aí você vai dizer: “ah, eles fizeram isso porque são homens, é mais fácil.” Você está muito enganado. Em breve vamos lançar um vídeo de uma menina que viajou sozinha por países que você jamais colocaria o seu pezinho. E vamos lançar também um post com as melhores dicas pra quem quer viajar o mundo sozinho. Fique conectado.

Conta aí pra gente nos comentários porque você tem medo de viajar sozinho. Compartilhe seus pensamentos e deixa a gente te ajudar a mudar de idéia. Vamos usar as opiniões para elaborar mais esse assunto.

Curtiu? Então compartilha!