JÁ IMAGINOU CHEGAR EM UMA PRAIA PARADISÍACA NA INDONÉSIA E FICAR 2 SEMANAS PRESO NO QUARTO DEBAIXO DE UMA CHUVA TORRENCIAL? Então se ligas nas monções asiáticas, porque por lá eles não brincam com chuva não.

Esqueça o seu conceito da nossa chuva de verão, que cai aquele toró e depois o sol pode abrir outra vez. Na Ásia pode chover por dias, meses, sem parar. Chuva de todo tipo e de dar desânimo em qualquer um. Não é a toa que tem um nome só pra elas.

Nós sentimos o gostinho disso no Vietnã, que tem temporadas de monções diferentes entre a região central e região norte e sul, então fica difícil escapar totalmente. Mas posso afirmar que não foi muito legal e que a gente saiu correndo da região pra escapar daquela chuva incessante. Nos sentimos um pouco como o Forrest Gump na guerra do Vietnã. A gente sempre lembrava dessa parte do filme quando estávamos lá:

Trecho do filme: “Um dia começou a chover e não parou por 4 meses. Nós passamos por todo tipo de chuva: chuva aguda, chuva rápida, chuva que entra por todo lado e até mesmo chuva que parecia vim debaixo. Um dia, alguém desligou a chuva e o sol apareceu novamente.”

Guia prático das Monções Asiáticas:

Mas pra te ajudar a ficar atento na hora de planejar o seu roteiro ou até mesmo na hora de definir seu próximo passo durante a viagem, fizemos essa tabela bem maneira e prática de entender:

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Definindo o roteiro, Monções Asiáticas

Nós conseguimos escapar de todos períodos de monções asiáticas, com exceção do Vietnã, e pegamos mais de 4 meses de sol e céu azul.

Algumas dicas:

  • Não se preocupe tanto com o frio. Nessa região faz calor quase o ano todo, com exceção das regiões de montanha e principalmente no Nepal. Mas nada que um bom casaco não resolva e se você precisar de um vai achar vários por ótimo preço na Ásia.
  • Fica mais atento com a questão do calor. Em alguns períodos do ano pode ser bem insuportável. Mas a gente ainda preferia o calor do que chuva. Você começa a entender que sua vida vai ser suada mesmo e depois acostuma.
  • A vantagem dessa região é que ela é pequena e existem muitos voos baratos de empresas “low cost” . Então se você for cair nas monções de um país fica fácil fugir para um outro que tem temporadas opostas. Moleza!
  • Sites legais pra você pesquisar sobre temporadas e clima: Weather 2 travel e World Climate Guide.

Esperamos que tenha ajudado.
Uhuuuu! Vai que dá! Com sol, com chuva ou escapando da chuva.

Ainda não sabe nem por onde começar seu roteiro? Já viu nossas dicas? Vai viajar um pouco na maionese e boa diversão.

Curtiu? Então compartilha!