IMAGINA, VOCÊ VAI FICAR 1 OU 2 ANOS VIAJANDO SEM NENHUMA RESPONSABILIDADE… ENTÃO PORQUE VOCÊ NÃO APROVEITA ESSA OPORTUNIDADE PRA UNIR DUAS COISAS E REALIZAR UM PROJETO DE VIDA QUE VOCÊ SEMPRE QUIS. Na nossa volta ao mundo o Alexis saiu daqui pensando que gravaria a mesma música em cada país que a gente passasse para fazer uma versão única depois, que você pode assistir aqui. Ele é músico e tava super animado com essa idéia.

Assim fizeram também a Diana e o Leo Longo. Eles já estão há mais de 1 ano na estrada e decidiram transformar essa incrível experiência e um projeto de vida, chamado Around the World in 80 Music Videos. O projeto é uma série global de videoclipes de bandas de rock, independente e colaborativo. Tudo começou no Brasil, em Março de 2015 e de lá foram para Reino Unido, Irlanda, Russia, Africa, Asia, Oceania, Estados Unidos e México, até eles completarem os 80 clipes de bandas que conhecem pelo caminho.

Então eu convidei a Diana para escrever sobre essa experiência de trasnformar a sua viagem em um projeto de vida.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, projeto de vida

Texto de Diana Boccara

Ainda não conheci uma pessoa sequer que não goste de viajar. Afinal, viajar é uma das melhores formas de conhecer culturas, lugares, de conhecer os outros e a si mesmo. E Leo e eu fazemos parte desse time que gosta de viajar, seja a trabalho ou a turismo mesmo.

Nós dois trabalhamos com televisão por muitos anos, às vezes em programas e projetos mais longos, as vezes em freelas de poucos dias. Viver mudando de ambiente de trabalho e mesmo de cidade nunca foi um problema pra gente. Na verdade, sempre foi algo que nós dois gostamos muito. Mudar de trabalho faz bem, assim como viajar. É sempre uma renovação.

Um belo dia dos namorados, há dois anos atrás, o Leo me surpreendeu com um presente que iria mudar nossas vidas completamente. Uma viagem pra Nova Iorque, que era um grande sonho meu. Em agosto, era o plano, iríamos conhecer a famosa “big apple”. Mas tivemos que adiar a viagem por causa do trabalho e acabamos mudando o destino das nossas férias, já que a ideia era viajar em fevereiro e não queríamos conhecer NY debaixo da nevasca. Solução? Escolhemos um outro destino que também nos encantava, o Sul dos Estados Unidos, onde o clima é mais ameno nessa época e onde tantos grandes nomes da música fizeram história.

Depois de 20 dias numa road trip musical incrível, indo de Nashville a New Orleans, voltamos pro Brasil com um vontade louca de continuar viajando, de descobrir mais desse mundo, de transformar nossas vidas profissionais em uma vida itinerante, cheia de descobertas criativas e musicais. Queríamos ser independentes.

“Mas como fazer isso?”, pensávamos. Como poderíamos fazer com que uma viagem a longo prazo fosse mais do que só turismo? Como poderíamos transformar uma viagem em nosso trabalho? Como juntar tudo o que mais gostamos (viagem, música e filmmaking) num estilo de vida?

Depois de muitos meses conversando, pesquisando, criando e trabalhando, traduzimos as respostas das nossas perguntas num projeto: o Around the World in 80 Music Videos. O nome já diz tudo. Uma volta ao mundo pra gravar videoclipes de 80 bandas de rock que nós gostamos.

Batalhamos muito e vendemos tudo que tínhamos pra fazer com que esse sonho saísse do papel e hoje, 14 meses depois do pontapé inicial, já moramos em 18 países, gravamos mais de 60 clipes, trabalhamos com pessoas incríveis, criamos famílias em cada lugar que estivemos e, a cada dia, estamos mais ricos de experiências.

Viver trabalhando pelo mundo é um constante aprendizado, repleto de desafios diários, afinal gravar videoclipes em cidades que não conhecemos nada nem ninguém nunca é fácil. Vivemos aprendendo a cada novo clipe, a cada novo artista, a cada nova cidade, a cada novo dia.

Tudo é uma descoberta. Transporte, moradia, alimentação, costumes, cheiros, sabores, arquitetura, história, clima, flora e fauna. Uma simples ida ao supermercado, pra nós, é uma aula de cultura. É assim que, logo no nosso primeiro dia em cada cidade, começamos a entender o estilo de vida local, o que é produzido ali ou que é importado de outros países, como se comportam aquelas pessoas, qual o custo de vida daquela cidade e até mesmo palavras básicas daquele idioma.

E assim, aprendemos rapidamente que somos todos iguais, independente de qual lugar do mundo estamos. Todos temos sonhos, medos, problemas, vontades, desejos, dilemas.. Todos somos seres humanos, de leste a oeste, de norte a sul. Entender isso nos fez ver o mundo não mais como um conglomerado de países e nos fez enxergar as pessoas além das barreiras de cultura, religião, idioma, tradições. Virar essa chave nos faz pertencer, nos transforma em moradores da cidade que estamos. Já fomos Europeus, Britânicos, Irlandeses, Egípcios, Indianos, Russos, Chineses, Coreanos, Kiwis, Aussies, Americanos e atualmente, somos um casal de Brasileiros Mexicanos.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, projeto de vida

Porém, transformar sua viagem em um projeto de vida pode não ser fácil para muitos. É preciso estar pronto pra se desapegar de tudo e de todos e entender que o que se leva de cada país vai além de bens materiais, além dos souvenires. Levamos na nossa bagagem lembranças, vivências e novos membros da nossa família global. Confesso que toda despedida é uma grande dor pra mim. Deixar nosso Airbnb e nossos amigos é mais um dos desafios que enfrentamos mensalmente. Mas todo término de uma viagem é o recomeço de outra aventura. Assim seguimos. E lá vamos nós, começar tudo outra vez, em um novo país, numa nova casa, com um novo estilo de vida e novos desafios.

Todos gostam de viajar e cada um de nós viaja com um objetivo. Independente do motivo que te faz sair de casa para embarcar rumo a um novo destino, uma coisa é fato… Viajar irá te transformar. E se, assim como nós, você deseja seguir sua vida viajando, vou te contar um segredo. Viver viajando a longo prazo nada mais é do que VIVER. Temos rotina, temos problemas, pegamos trânsito, ficamos doentes, reciclamos, fazemos faxina, cozinhamos em casa pra economizar e não passamos o dia visitando lugares turísticos. Nós apenas vivemos, tendo o mundo como o home office do Around the World in 80 Music Videos.

Aqui você pode assistir 2 vídeo clipes do Around the World in 80 Music Videos:

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, projeto de vida

DIANA BOCCARA & LEO LONGO

Viajam pelo mundo em busca de uma conexão maior com cada lugar e unindo suas 3 paixões: viagem, música e filmmaking, gravando videoclipes de bandas de rock que cruzam seu caminho. Conheça mais: YT, FB e Insta.


Você poderia viajar o mundo e realizar um projeto de vida relacionado à fotografia, medicina, educação, pesquisa, artes plásticas… Nossa, tem tanta coisa a ser explorada nesse mundão e viajar dessa forma te conecta de forma muito mais profunda com cada lugar que você passa. Não pense só no turismo. Ele faz parte de toda viagem, mas quando o único objetivo da viagem é o turismo a sua experiência pode ser muito mais superficial.

Usa a sua criativida, esqueça os padrões, pare de inventar desculpas. Só tenha uma idéia e vá. Acredite em você. Vai que dá.

Créditos fotos: Leo Longo e Sergey Krotov

Curtiu? Então compartilha!