A MAIORIA DAS PESSOAS NEM COGITAM VIAJAR POR 1 ANO OU MAIS PELO MUNDO POIS ACREDITAM QUE ESSA SERIA UMA EXPERIÊNCIA ABSURDAMENTE CARA. Sim, assim como você, um dia eu também pensei que tinha que ser milionário para viajar o mundo. Mas de onde tiramos essa conclusão? Eu sei muito bem. Das nossas últimas férias.

Em uma viagem de férias de 20 dias no exterior, incluindo todos os custos, um brasileiro (com gastos médios) vai gastar de 7 mil a 10 mil reais. Daí você pega esse valor e multiplica por 18 para fechar 1 ano, e conclui que você precisaria de 126 mil a 180 mil reais!!! No mínimo! Realmente muito dinheiro. Mas a conta não é assim. Viajar por longo prazo não é como viajar de férias. A dinâmica é diferente, o que impacta diretamente nos custos.

Por exemplo, considerando um estilo de viagem padrão, com 30 mil reais 1 pessoa poderia viajar por 1 ano (ou seja, 4-6 vezes menos do que a conta acima). Você não precisa ser milionário. Viajar pelo mundo é mais barato do que você imagina e é mais barato do que ficar pagando as contas em casa. Tudo depende do roteiro, do estilo da sua viagem e do seu espírito aventureiro.

Para saber mais: conheça os detalhes sobre os custos de uma longa viagem e veja as dicas para viajar barato.

Aí agora você vai dizer: “Mas eu não tenho 30 mil reais pra gastar nessa viagem”. Você não tem agora, mas isso não quer dizer que você não consiga para o futuro. O que você precisa é ser focado. Quando queremos uma coisa, a gente consegue. E assumir o fracasso sem nem tentar significaria se render a uma vida onde nada é possível. Muda o discurso. Ao invés de falar “eu não tenho o dinheiro”, fale “eu vou conseguir o dinheiro”. Pensar e agir de forma positiva atrai boas energias do universo.

Quando decidimos fazer a nossa viagem a gente não tinha nem 1/4 do dinheiro. Mas fizemos um plano de economia. Cortamos todos os gastos desnecessários e definimos uma meta mensal. Nunca ficamos tão motivados e passamos quase 2 anos juntando a grana.

Se você se sente completamente perdido e nem sabe por onde começar para economizar não deixe de ver as 6 formas para conseguir a grana para a sua viagem. Ninguém disse que é fácil, mas você vai entender que mesmo quando não existe muita oportunidade na nossa própria fonte o que conta é a criatividade e a disposição.

FICA A DICA

Se você tem um carro seu problema já está quase resolvido. Vende o carro. Não consegue nem pensar nessa opção? O carro é um bem tão precioso assim pra você? Mas onde o carro vai te levar? Para o trabalho todos os dias? Nossa, super legal. Mas essa viagem vai te levar pra ver o mundo. E quem sabe na volta você não conclua que a vida fica mais simples sem um carro. Foi o que aconteceu com a gente.

O próximo passo agora é abrir a sua mente. Você pode até mesmo realizar essa viagem com muito menos de 30 mil reais. É possível viajar gastando quase nada. Basta ver a história da Aline Campbell, que passou 3 meses na Europa sem gastar nada, somente usando a colaboratividade. E a história do Bruno e da Teresa, que gastavam apenas 20 reais por dia cada um (o que daria 7.300 reais em um ano). Eles saíram sem nenhum tostão no bolso e tiveram que usar a criatividade para conseguir a grana.

Se eles conseguiram por que você não conseguiria? Se nós conseguimos porque você não conseguiria? O que precisamos é parar de criar desculpas e focar no que for preciso para realizar um sonho. Agora, se você queria moleza, então melhor ficar sentado no sofá dizendo que você não tem dinheiro pra fazer nada na vida.

E antes que você me julgue, achando que eu sou filhinha de papai, alto lá. Eu nasci em uma família de classe média, tive boa parte da minha educação em escolas públicas (depois que o Plano Color ferrou a vida financeira do meu pai), fiz uma faculdade que não era das melhores e tive que tirar notas altas para manter a minha bolsa, eu gastava 2 horas de ida e 2 horas de volta de ônibus todo dia pra ir pra faculdade, meu pai nunca me deu um carro ou um apartamento e ninguém me deu um tostão para ajudar a realizar a minha viagem de 2 anos pelo mundo. Minha vida nunca foi super difícil, mas eu também nunca tive nada de mãos beijadas. Tudo o que eu conquistei foi com o meu próprio esforço. Acho que a diferença foi que meus pais me ensinaram a ser livre e a lutar pelas coisas que eu queria. EU PREFIRO ACREDITAR EM UMA VIDA ONDE TUDO É POSSÍVEL.

Curtiu? Então compartilha!