ESTOU CANSADA DE OUVIR PESSOAS DIZENDO QUE NÃO PODEM REALIZAR O SONHO DE VIAJAR O MUNDO PORQUE TÊM FILHOS. Mas eu entendo o que a maioria das pessoas pensam, pois um dia já pensei assim também. Eu queria muito poder viajar o mundo antes de ter filhos pois achava que com eles seria impossível.

Achamos que viajar com filhos é impossível pois seria muito perigoso, seria muito cansativo para a criança, porque a criança não se adaptaria com tantas realidades diferentes, porque ficaríamos presos pra fazer tudo o que a gente queria, porque seria muito perrengue, porque para viajar com filhos precisamos levar muitas tralhas…

Durante meus 2 anos de andanças eu vi inúmeras famílias viajando pelo mundo. E das formas mais variadas possíveis: de carro, de barco, de moto e até mesmo de bicicleta. Conversando com essas famílias e observando seus filhos comecei a entender que aquele era um grande paradigma da minha cabeça e que proporcionar uma experiência como essa para os filhos era uma das oportunidades mais incríveis para os pais.

Percebi que todos aqueles “porquês” que me impediam de acreditar que era possível não era por causa dos filhos, mas sim por causa de mim mesma. O problema está na cabeça dos pais e não dos filhos. A limitação é dos pais e não dos filhos. É claro que viajar com filhos exige uma certa rotina e não oferece 100% de liberdade. Mas você pode fazer muito mais coisas com os filhos do que imagina. Você pode fazer trekking na montanha, pode viajar de bicicleta, pode fazer trabalho voluntário e muito mais.

Crianças se adaptam com facilidade, se divertem com toda nova experiência, são capazes de realizar muito mais do que os pais acreditam e o nível de exigência delas é muito menor do que o nosso. Crianças querem passar mais tempo com os seus pais. E não, o mundo não é inseguro para viajar com crianças. Muito pelo contrário, famílias viajando recebem muito mais ajuda pelo caminho do que viajantes sem filhos. Crianças arrancam sorrisos e atraem a bondade.

Viajar o mundo com os filhos é possível sim. Você só precisa abrir a sua mente e quebrar todos esses paradigmas que te impedem de enxergar além. Viajar com os filhos não só pode ser uma experiência maravilhosa como também oferece muitos benefícios:

  • A família fica muito mais unida pois compartilham as histórias da aventura e eles desfrutam muito tempo juntos, o que jamais aconteceria na vida normal.
  • Os pais que educam seus filhos durante a viagem sentem uma conexão muito mais forte com as crianças.
  • As crianças ficam extremamente comunicativas e abertas para novidades.
  • As crianças têm a oportunidade de aprender sobre história e geografia in loco e a absorção do aprendizado é bem maior.
  • Viver essa experiência ajuda a reforçar importantes valores para o contexto infantil como: tolerância, respeito à diversidade, humildade, lidar com a frustração e auto-confiança.
  • Memórias inesquecíveis que todos da família levarão pro resto da vida.

Selecionei 4 histórias incríveis de famílias que viajaram o mundo de formas variadas:

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, viajar com filhos

Para conhecer mais sobre essas histórias clique nos links abaixo:
Family on Bikes
Los Zapp
Cavalo Marinho

O site “Family on bikes” passa muitas dicas pra quem quer viajar com filhos, mas é tudo em inglês.

Existem muitas outras histórias, inclusive de brasileiros. Para você que sempre achou que não seria capaz de viajar o mundo por longo prazo com filhos, não deixe de conhecer mais essas histórias:

Casei e comprei uma bicicleta : Casal que viaja com uma filha pequena fazendo trabalho voluntariado. Passam várias dicas sobre viajar de bicicleta, educação dos filhos e viajar com filhos
Família pelo mundo: Casal que viaja com 2 filhos pequenos de carro. Você pode seguir a aventura deles pelo facebook.
O nosso quintal: Casal que viaja de carro com um filho pequeno pelas Américas. Você pode seguir a aventura deles pelo facebook.

E para aqueles que não cogitam viajar com filhos com medo de deixar a estabilidade financeira e por receio da volta eu deixo apenas um pensamento: quando criamos nossos filhos para serem livres e fazerem as escolhas que os façam felizes, conquistamos a parceria deles para que eles lutem conosco pelas escolhas que nós fizemos para sermos felizes. Meus pais me educaram assim e eu acredito que faz toda a diferença. Não se preocupe tanto com a volta. Seu empenho para realizar as escolhas que te fazem feliz vão trazer os melhores resultados e no final tudo vai dar certo.

Não, eu nunca viajei com filhos, pois ainda não tenho um. Meu relato aqui foi baseado no que eu vi e aprendi durante a minha viagem com famílias que viveram essa experiência. Mas pode ter certeza, quando eu tiver um, vai rolar uma viagem pelo mundo. Já temos até um plano.

Você ainda acha que é impossível viajar o mundo com os filhos? Diz aí por que.

Foto de capa: Los Zapp

Curtiu? Então compartilha!