PARA TUDO! VOCÊ JÁ TEM CERTEZA QUE VAI TER FILHOS, MAS QUANDO PENSA EM REALIZAR O SONHO DE VIAJAR O MUNDO ACHA ISSO IMPOSSÍVEL? DESCULPA, MAS ISSO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. Esse pensamento é na verdade uma prova clara de que aceitamos sem questionamento o que a sociedade nos impõe e tudo o que é muito diferente disso vira mito, parece complicado, impossível ou até mesmo errado.

Se você falar pra sociedade que vai ter filhos todos vão achar o máximo, bater palmas e te dar parabéns. No entanto, se você falar que está fazendo uma pausa na sua carreira para viajar o mundo por um ano para ter tempo pra você e repensar sua vida, muitos vão te chamar de irresponsável, dizer que isso vai prejudicar sua carreira, que seria um desperdício de dinheiro.

Eu já tive as duas experiências. Viajai o mundo por dois anos visitando mais de 40 países e tive uma filha que hoje tem 2 anos e meio. E eu te garanto que ter filhos é infinitamente mais difícil do que viajar o mundo.

Realizar a experiência de viajar o mundo pra mim foi muito mais fácil, porque na verdade a execução dela é muito mais simples do que parece agora pra você. Você fica assustado apenas porque esse é um território desconhecido. Você não sabe nem por onde começar e fica receoso com todas as incertezas que virão pela frente.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Sabático, Índia

Ter uma filha foi e é o trabalho mais difícil que eu já fiz na minha vida. Principalmente se você assume todas as suas responsabilidade como mãe/pai para criar um ser humano de verdade. Muito mais difícil do que quando eu tinha a minha carreira louca onde eu trabalhava 10 a 12 horas por dia. Mais difícil do que visitar por dois anos cerca de 40 países que eu não conhecia. Mais difícil do que o retiro de silêncio do Vipassana que eu fiz quando estava grávida de 5 meses. Mais difícil do que tudo. É trabalho intenso, 24 horas por dia, 7 dias por semana e que mexe muito com o seu emocional, a forma de ver as coisas, as suas preocupações. E essa é uma responsabilidade que vai durar por resto da sua vida! Trabalhar é recreio perto de criar filhos. Viajar por dois anos é férias perto de criar filhos.

Então, se você é desses que já sabe que quer ter filhos e sonha em viajar o mundo, mas não vai fazer porque parece um sonho impossível, comece a refletir sobre a forma como você está pensando. Você apenas já aceitou o que todos acham normal, o que a sociedade te ensinou a fazer.

E veja bem, eu não estou desestimulando ninguém a ter filhos aqui. Essa é uma escolha que cabe a cada um apenas. Assim como eu não sei como seria a minha vida sem a minha viagem de dois anos pelo mundo, também não sei mais como seria minha vida sem minha filha. Ela é a grande paixão da minha vida, um amor imensurável que só entendemos quando temos um filho. O meu ponto aqui é diferente… Se você não tem medo de ter filhos e nem acha essa uma realização impossível, então pode ir viajar o mundo tranquilo que vai ser bem mais fácil. Viajar o mundo definitivamente não é um sonho impossível.

Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Sabático, ter filhos

Daí eu já sei que vai pintar aquele velho argumento de “eu não tenho grana”, “é muito caro”… Então continua lendo abaixo.

QUANTO CUSTA: TER UM FILHO X VIAJAR O MUNDO

Como eu sempre digo não existem limites para uma coisa ser cara ou ser barata. Para muitos brasileiros um filho custa por mês de 2 mil a 6 mil reais!!! Exatamente, muito caro! A minha filha custa bem menos que isso mensalmente. Se você soubesse que muitas pessoas gastam tanto assim com um filho você deixaria de ter filhos? Talvez sim, talvez não. Mas a maioria dos brasileiros gasta muito menos do que isso e provavelmente tem muito brasileiro que gasta apenas 200 reais por mês com seu filho. Porque a realidade da vida é essa… Se não temos grana sobrando nos adaptamos com a grana que temos.

Pra viajar o mundo o conceito é o mesmo. Você olha o preço de pacotes em agências de viagem, olha o custo de hotéis 5 estrelas que fazem você sonhar, fica seguindo viajantes no instagram que viagem com luxo e daí fica pensando que viajar é muito caro e por isso desiste da idéia. Brasileiro gosta de luxo e de ostentação, mas essa visão só te afasta mais desse sonho. Em viagens também não existem limites para uma viagem ser cara ou barata, assim como ter filhos. Enquanto uns irão viajar por 1 ano com mais de 100 mil reais, tem muita gente que está viajando 1 ano gastando apenas 4 mil reais, ou seja, 333 reais por mês, e você pode ver um caso real nesse post aqui, que é bem mais barato do que comprar o carro, por exemplo. O problema é que muita gente nem sabe que isso é possível ou não sabe como fazer.

Por isso, a viravolta tem um papel importante de ajudar as pessoas a realizar esse sonho de viajar o mundo, quebrando paradigmas e mostrando como é possível. Então, não deixa de conferir as diferentes formas de te ajudar na realização desse sonho e tire seu sonho da gaveta.

Nós gostamos tanto da experiência de viajar o mundo que já estamos planejando uma nova longa viagem, dessa vez com a nossa filha e de carro. 2 a 3 anos pela Europa, África e Ásia, onde passaremos por muitos países que você hoje nem pensam em pisar, quem dirá com filhos, e esse é mais um paradigma que os brasileiros precisam quebrar. A sua insegurança é apenas o medo do desconhecido. A maioria dos lugares que visitamos nos sentimos bem mais seguros do que imaginávamos na nossa cabeça.

E se em algum momento bater o receio ou críticas sobre essa sua decisão de viajar o mundo, lembre-se…O dinheiro da viagem não é um dinheiro gasto, é um dinheiro investido. O tempo dedicado à viagem não é um tempo gasto, é um tempo investido. Esse é um investimento na sua vida, na sua forma de ver o mundo, na sua capacidade de auto-conhecimento, no seu bem estar. Gastamos pouco tempo revendo a nossa vida, mas esse deveria ser o grande foco da nossa jornada. Temos apenas uma vida aqui para viver a vida que queremos de verdade. E o tempo não volta. Então não deixe pra depois.

Vai que dá!

Curtiu? Então compartilha!