SE VOCÊ É UM JOVEM UNIVERSITÁRIO E GOSTARIA DE EXPLORAR O MUNDO ENTENDA ESTE CONCEITO E SAIBA COMO ELE PODE BENEFICIAR A SUA VIDA. Esse é um conceito mais comum na europa e que ainda é pouco explorado no brasil. Nesse post eu você vai entender como funciona, os benefícios, questões de custos e mais.

O QUE É O GAP YEAR?

O Gap Year é o ano onde a pessoa faz uma pausa da vida cotidiana para realizar outras experiências e atividades dentro de um outro cenário ou cultura. Porém, diferentemente do conceito de ano sabático (que é uma pausa no trabalho), esse termo é direcionado aos mais jovens, no período da universidade ou pós universidade.

Na Europa é muito comum que os jovens façam o Gap Year após se formarem na Universidade e antes de iniciarem a vida profissional. Nesse caso o Gap Year é utilizado fortemente como um ano de reflexão e ampliação da visão de mundo e dos conhecimentos para que o jovem possa pensar melhor sobre o direcionamento que gostaria de dar em sua carreira e na sua vida.

TIPOS DE GAP YEAR

Existem várias formas diferentes de se viver essa experiência. O jovem pode decidir fazer um ano de trabalho voluntário em um único país, pode procurar por oportunidades de estágio em outras culturas, pode decidir fazer apenas turismo e descanso para reflexão ou pode fazer um mix. A maioria dos gappers (como são chamados os jovens que vivem essa experiência) optam por fazer um mix e decidem visitar vários países nesse período, ampliando assim a possibilidade de interagir com culturas e realidades diferentes.

VANTAGENS DE FAZER UM GAP YEAR

Ao contrário da visão preconceituosa que muitos brasileiros possam ter, de que viajar o mundo é só farra e festa, as características de uma viagem longo prazo podem trazer imensos benefícios para a vida do jovem, tanto pessoal quanto profissional. O que vai ter maior influencia no resultado é o nível de maturidade do jovem.

Os maiores benefícios que essa experiência pode trazer:

  • Ensina a tomar riscos, trazendo mais coragem.
  • Valoriza e ensina a respeitar as diferenças com mais naturalidade.
  • Crescimento pessoal, ajudando o jovem a voltar mais maduro.
  • Ensina a ser mais independente.
  • Amplia a visão de mundo e abre os horizontes.
  • Estimula a criatividade.
  • Ensina a superar os limites pessoais.
  • Se tornar uma pessoa mais interessante, com muitas histórias para compartilhar.
  • Traz mais consciência de mundo e de vida, que ajudam nas decisões importantes do campo profissional.
  • Ensina a administrar e dar valor ao dinheiro.
  • Ajuda a se tornar mais auto-confiante.
  • Contribui na descoberta de novos interesses e vocações.
  • Permite um profundo auto-conhecimento, colocando o jovem em situações que dificilmente viveria na vida cotidiana.
  • Cria um diferencial competitivo no currículo.

QUANTO CUSTA UM GAP YEAR?

A questão de custo é sempre muito relativa, pois depende do estilo de cada viajante e das escolhas que ele faz para a viagem, mas com certeza é bem mais barato do que você imagina. Primeiramente porque viajar dessa forma não é como viajar de férias. É um estilo de vida em movimento que vai durar um ano onde a consciência do dinheiro funciona como na vida normal.

Abaixo você pode ver 3 estimativas de diferentes estilos de viagem. Porém, se você gostaria de se aprofundar mais na questão de custos, pode olhar um estudo mais completo que a ViraVolta disponibiliza aqui no site.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Universitários, Gap Year

OBS: Essas estimativas são em dólares e incluem passagem aérea, translados, hospedagem, alimentação, seguro viagem, vistos e turismo. Porém não incluem gastos elevados com atividades de aventura, cursos e outras opções pessoais. Vale ressaltar que é possível ainda realizar com bem menos do que as estimativas acima mencionadas, mas isso seria mais viável para viajantes experientes e com espírito aventureiro.

Você está achando esses valores baixos para o período de 1 ano quando compara com o gasto da sua última viagem de férias? Mas não é não. Depois de viajar por mais de 60 países e fazer a volta ao mundo por dois anos eu posso afirmar que existem muitos lugares em conta pelo mundo que vão garantir uma experiência incrível. O problema é que os brasileiros adoram ir para a Europa e os Estados Unidos e por isso a visão fica muito deturpada.

O valor da viagem econômica, mesmo com o dólar em alta, equivale ao custo de um Gol 1,6 quatro portas 0 quilômetros. Agora, você prefere investir esse dinheiro em um carro ou em uma experiência incrível de um ano que pode transformar a sua vida?

Gap year - duvida

Como conseguir a grana? Na Europa é muito comum que os jovens trabalhem durante a faculdade e mesmo que os pais não consigam ajudar financeiramente, eles fazem um plano de economia para bancar a própria experiência. Ou seja, se os seus pais não podem te ajudar é melhor você começar a criar um plano. Mas em tempos de alta do dólar, a melhor solução será escolher um estilo de viagem bem econômico.

COMO CONVENCER OS PAIS?

Aqui no Brasil essa pode ser uma tarefa difícil. Vivemos em um país onde a cultura de viagens não é fortemente desenvolvida e o estilo de viajar dos brasileiros não demonstra o maior valor encontrado em experiências de viagens. A medida que as pessoas começarem a entender os benefícios de viajar para o ser humano, seja pessoal ou profissionalmente, isso começará a mudar.

Mas se você está determinado a viver essas experiências aqui vão umas dicas para te ajudar:

PASSO 1: Defina seus principais objetivos e o que gostaria de fazer no seu Gap Year.
PASSO 2: Ao contar a idéia para os seus pais compartilhe as vantagens e benefícios que o Gap Year pode trazer para a sua vida, conforme mencionado nesse post.
PASSO 3: Leia esse post aqui também para estar mais preparado para as possíveis reações deles.
PASSO 4: Mostre esse mini documentário da ViraVolta de apenas 8 minutos que fala sobre como viajar o mundo transforma as pessoas.
PASSO 5: A ViraVolta oferece uma consultoria personalizada para ajudar na construção da sua viagem de Gap Year e isso pode ser feito em conjunto com os seus pais para que eles se sintam mais seguros.

Viver essa experiência pode mudar a sua vida. Somos muito jovens quando escolhemos a faculdade e também somos ainda muito jovens quando iniciamos a nossa vida profissional. Ter a oportunidade de ampliar a sua visão de mundo e trazer mais consciência para as decisões na sua vida pode ser fator fundamental para ajudar a direcionar melhor os caminhos da sua vida.

CLIQUE NA IMAGEM AO LADO CARO VOCÊ
 
QUERIA SABER MAIS SOBRE O SERVIÇO DE
 
CONSULTORIA PERSONALIZADA QUE PODE
 
AJUDAR NA REALIZAÇÃO DO SEU GAP YEAR

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Universitários, Gap Year, Consultoria Personalizada

Agora você pode pensar… “Mas isso vai atrasar a minha vida em 1 ano! Todos os meus amigos vão passar a minha frente.” Vai atrasar o quê? Por que essa pressa toda? Você vai ter pelo menos uns 40 anos de vida profissional pela frente. Melhor do que tomar qualquer decisão agora pelo desespero de fazer sua carreira logo seria ter tempo de refletir e ampliar a sua visão para entender melhor como você gostaria de direcionar a sua vida. Pare de se comparar com os outros, é o melhor que você tem a fazer.

Eu não tenho a menor dúvida de que esse seria um dos melhores investimentos na sua vida e na sua carreira. E realizar essa ventura é bem mais simples e vantajoso do que você consegue imaginar agora. O projeto ViraVolta foi desenvolvido para ajudar pessoas na realização desse tipo de viagem e para que elas tirem o melhor dessa experiência. Acredite nessa idéia!

Curtiu? Então compartilha!