Quem não tem medo de alguma coisa nessa vida? Se pararmos para pensar vamos descobrir que temos medo das coisas mais bestas. Eu, por exemplo, sempre tive medo de pintar o cabelo. Hãã??? Isso mesmo. Achava o máximo quem fazia, sempre quis fazer no meu, mas tinha medo de estragar meu cabelo. Mas cabelo cresce outra vez gente? Eu sei, mas passei 34 anos da minha vida com medo disso. Só me libertei quando voltei da minha viagem pelo mundo. Ufa, que alívio.

A vida das pessoas é assim, rodeada de medos. A pessoa vai sempre ao mesmo restaurante e pede o mesmo prato pois tem medo de não gostar de um prato novo. A pessoa continua infeliz em seu relacionamento porque tem medo de ficar sozinha. A pessoa continua num trabalho que ela odeia porque tem medo de não se adaptar em uma nova empresa. As pessoas têm medo de deixar suas vidas previsíveis para viver uma aventura pelo mundo… Medo, medo, medo!

Mas por que fazemos isso? Simplesmente porque as pessoas têm medo do DESCONHECIDO. E eu até já tinha falado sobre isso nas dicas sobre segurança.

Nós seres humanos gostamos da sensação de controle e por isso queremos sempre tomar para as nossas vidas a decisão mais acertada, com menos risco e que não traga muitas mudanças. E isso se reflete inclusive nos nossos hábitos do dia-a-dia. Fazemos isso naturalmente sem nem perceber. Nós somos super ousados, contanto que não saia da nossa zona de conforto. Hein? O desconhecido, o novo, é algo obscuro, assustador, incerto e que nos traz muitas inseguranças. Nós gostamos tanto da certeza e da nossa zona de conforto que preferimos ficar infelizes com o certo do que tentar algo incerto que nos faça melhor.

O Tim Ferris mencionava isso no livro dele (The 4 Hour Work Week) e ele tem toda razão:
A maioria das pessoas vai escolher a infelicidade ao invés da incerteza.
(Most people will choose unhappiness over uncertainty)

Mas isso faz sentido doutor?

Bom, se você quer alcançar os melhores resultados ou realmente mudar alguma coisa na sua vida isso não faz nenhum sentido. Pois nem sempre o conhecido é a melhor opção. Para realizarmos grandes coisas e mudarmos a nossa vida é preciso correr riscos. Se a sua zona de conforto não está trazendo os melhores resultados e nem te deixando feliz então você vai ter que tentar coisas novas e desafiar o desconhecido. Sabe por que? Porque é bem lá, na zona do desconhecido, que um mundo de novas oportunidades e sensações pode aparecer na sua vida. É lá, nessa zona mágica, que a sua vida pode mudar, para melhor. Então melhor tentar do que ficar na mesma ou infeliz.

Vai, se mexe. A zona de conforto não vai fazer você evoluir tanto e o certo não vai fazer você aprender tanto. Riscos trazem excitação para a vida e fazem a gente se mexer para alcançar algo maior. O desconhecido só é amendrontador até você encarar. Depois que você aprende mais sobre ele tudo fica mais colorido. No final você vai ver que tudo vai dar certo.

Você tem medo de largar tudo para viajar o mundo? Tem medo de deixar a sua zona de conforto para viver uma experiência única, porém desconhecida, que pode mudar a sua vida? Então não deixe de olhar as histórias reais de brasileiros que realizaram esse sonho. Os seres humanos têm a habilidade única de aprender com experiências vividas por outras pessoas e conhecer essas histórias pode ajudar você a superar esse medo.

Afinal, você tem medo do quê? Diz aí pra gente.

Curtiu? Então compartilha!