PENSE BEM. QUANTO VOCÊ GASTA COM TODOS OS SEUS CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS POR 1 ANO PARA VIVER AQUI NO BRASIL? AGORA IMAGINA QUE POR MENOS QUE ISSO VOCÊ PODERIA PASSAR UM ANO VIAJANDO PARA VIVENCIAR OUTRAS CULTURAS. 20 mil reais em 1 ano significa um gasto de R$ 1.666 ao mês. Se você é responsável por todas as suas contas e vive nas grandes cidades brasileiras, dificilmente você consegue gastar menos que isso mensalmente para viver no Brasil.

Imagina que por 1 ano você poderia investir esse dinheiro para viver uma experiência incrível e transformadora de vida. Uma oportunidade única que vai trazer aprendizados de vida que nenhuma escola, faculdade ou trabalho vão te oferecer. Uma experiência que deveria ser tão valorizada quanto as outras atividades padrão da nossa sociedade como estudar e trabalhar. O Projeto ViraVolta é o maior defensor desse estilo de viagem pois acreditamos que viajar o mundo transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo.

Eu sei que um dos primeiros pensamentos vai ser. Mas para viajar por um ano como eu vou trabalhar e ter renda? Sim, esse é um bom ponto a ser pensado e pra isso existem duas soluções: ou você se planeja financeiramente para guardar a grana necessária e realizar a experiência ou você se prepara para encontrar formas de ganhar dinheiro durante a viagem, o que no segundo caso muda bastante o estilo da viagem. No final, a maioria das pessoas que querem realizar essa experiência vão se planejar financeiramente para guardar a grana necessária.

COMO EU VOU CONSEGUIR VIAJAR POR UM ANO GASTANDO DE 20 A 30 MIL REAIS?

Com essa grana significa que você teria de 17 a 25 dólares por dia para gastar por um ano. Se você já viajou pra fora do Brasil de férias deve estar pensando que seria impossível viajar com essa média de gasto diário. A primeira coisa que você precisa refletir é que viajar por um ano não é como viajar de férias. Viajar de férias é sempre mais caro, pois temos pressa e não temos tempo para diluir os custos mais elevados. Viajar por um ano é vida em movimento. Você faz escolhas no seu dia-a-dia conforme a vida normal e a realidade do seu bolso.

Depois é preciso abrir sua mente para formas mais econômicas de viajar, que muitas vezes têm relação com escolhas inteligentes e eficientes para reduzir gastos. Na ViraVolta você encontra muitas dicas para ajudar a entender mais sobre essas opções, mas resumindo, o que viabiliza uma viagem com esse orçamento é:

  • Concentrar o roteiro da viagem (pois o deslocamento excessivo de avião intercontinental encarece muito).
  • Fazer um roteiro mais conectado por terra na região escolhida (pois o deslocamento terrestre sempre tende a ser mais barato).
  • Fazer um roteiro focado em países mais baratos (existem vários países no mundo onde é possível viajar com menos de 20 dólares por dia)
  • Viajar devagar, pois viajar muito acelerado como nas férias sempre encarece a viagem.
  • Viver os dias da sua viagem como vivem os locais de cada país (se eles gastam pouco no dia-a-dia porque você também não poderia gastar).
  • Usar as ferramentas colaborativas para reduzir ou eliminar custos do dia-a-dia da viagem (como o couchsurfing, trabalho em troca de hospedagem, carona, etc)
  • Fazer uma viagem flexível, aproveitando as oportunidades mais econômicas que aparecem pelo caminho.

E por último, você precisa reduzir os seus preconceitos. A maioria dos brasileiros tende a ver a opção de viajar barato de forma negativa. Como se fosse ruim e não valesse a pena. A ViraVolta tem se esforçado há 3 anos para mudar o olhar das pessoas sobre viagens, mostrando que esse tipo de vivência tem um valor humano incrível se for vivido de forma menos superficial. Viajar barato deve ser um interesse do viajante e não uma necessidade, pois ao viajar barato nos conectamos de forma natural e genuína com a cultura local e as experiências mais incríveis cruzam o nosso caminho sem a gente ter que prever ou planejar.

EXEMPLOS DE VIAGENS COM 20 A 30 MIL REAIS

Usando as dicas mencionadas acima, fazendo um misto de colaboratividade e viagem normal a passeio, uma pessoa poderia viajar por um ano pelas seguintes regiões do mundo:

20 mil reais: Ásia – Sudeste Asiático e Índia (7 países)
20 a 25 mil reais: Américas – Bolívia até Nicarágua por terra (7 países)
30 mil reais: Europa (5 países)

Esses custos incluem todos os gastos diários, passagens aéreas de longa distância, seguro viagem e acessórios básicos de viagem (como a mochila). Porém, ele considera um estilo de viagem lenta, pois fazendo uma viagem acelerada que pipoca de um lado para o outro encarece muito a brincadeira.

Vale ressaltar também que não existem limites para uma viagem ser cara ou barata, depende sempre do estilo do viajante e suas escolhas. Se você conseguir se adaptar bem com as opções de viajar barato você poderia até mesmo viajar mais tempo com essa mesma grana, conhecendo mais países.

AINDA NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE ISSO É POSSÍVEL

A maioria das pessoas vão ler este post e continuarão pensando que não é possível, que é roubada, que é enganação. Mas para todo sonho na vida você tem duas opções: continuar criando desculpas para não realizar o seu sonho ou acreditar que é possível e ir atrás para fazer as coisas acontecerem. Centenas de pessoas estão realizando o sonho de viajar o mundo com pouquíssimo dinheiro, porque elas acreditaram que era possível.

Se você nunca viajou barato ou não consegue se imaginar viajando dessa forma, é claro que um simples post como esse não é suficiente para fazer você entender no detalhe como seria possível realizar uma viagem de um ano com esse orçamento. Para quem não tem experiência em viagens nesse formato é preciso muito estudo e interesse.

Mas foi identificando essa necessidade de ajudar as pessoas a entender que elas poderiam experimentar o mundo gastando muito menos e vivendo experiências de viagens significativas que a ViraVolta criou o curso: Um Guia Prático para Viajar Barato. No curso você vai aprender de forma simples e objetiva todas as dicas e o passo a passo para economizar em suas viagens, além de mudar o seu olhar para os benefícios de viajar dessa forma. Nele você vai ver exemplos reais, de como viajar dessa forma te permitiria viajar por um ano pelas Américas, Ásia ou Europa gastando entre 20 e 30 mil reais.

A próxima turma (5ª turma a ser realizada) acontece no dia 18 de Novembro de 2017 em Pinheiros, São Paulo. E em 2018 o curso será lançado online. Então, se você mora em outras cidades pode registrar seu e-mail lá para ser avisado quando o lançamento online acontecer.

Se pra você essa parece uma idéia impossível esse é o jeito mais realista e efetivo pra eu conseguir te ajudar. Porque apenas ficar escrevendo textos com dicas na maioria das vezes não é suficiente para superar as barreiras que impedem a realização desse sonho. Agora, se você precisa de ajuda no planejamento de uma longa viagem pelo mundo, não deixe de conferir o Workshop: Tire seu Sabático. A primeira turma rolou agora em Outubro e foi super legal!

Há 3 anos o Projeto ViraVolta vem se especializando no segmento de longas viagens pelo mundo e tem desenvolvido ferramentas e serviços que ajudam os brasileiros a realizar essa experiência incrível de vida. Se você deseja viver essa experiência única de vida, conheça mais sobre o projeto e você vai encontrar uma forma de te ajudarmos na realização desse sonho.

Somente os chamados de loucos são capazes de realizar seus sonhos. Vai que dá!

Curtiu? Então compartilha!