PARTICIPAR DE EVENTOS TRADICIONAIS NOS PAÍSES EM QUE VISITAMOS É UMA ÓTIMA FORMA DE INTERAGIR COM A CULTURA A LOCAL. Durante 2 anos viajando pelo mundo eu sempre buscava informações de eventos locais que estavam rolando e dava um jeito de participar. Isso trouxe lembranças incríveis para a minha experiência.

Quem já não ouviu falar no famoso Holi Festival, O festival das cores? Afinal, esse evento meio que virou moda pelo mundo todo e aqui no Brasil tentaram fazer em vários parques e ruas das cidades principais. Mas definitivamente, se você foi a um deles aqui, eles não são uma boa representação da verdadeira essência do festival.

Pra entender a verdadeira essência você precisa viver essa experiência no lugar onde ele foi criado, ou seja na Índia, que é um dos meus países favoritos no mundo. Foi o que nós fizemos, curtindo o festival na cidade dourada de Jaiselmer.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Holi Festival

O QUE É O HOLI FESTIVAL?

O festival Hindu, que acontece todos os anos em março, na chegada da primavera, é uma celebração da vitória do bem sobre o mal, quando a mulher-demônio Holika foi queimada pelo deus Vishnu. O festival acabou ganhando o nome de “Festival das Cores” por causa do deus Krishna, uma reencarnação de Vishnu, que gostava de brincar com as meninas do vilarejo as jogando em águas coloridas.

Por isso, no dia do Holi Festival, você vai ver pessoas celebrando, cantando, dançando e jogando pós coloridos umas nas outras pelas ruas. O mais incrível, é que não importa quantas cores sejam jogadas, ao final do dia, todos terminam completamente vermelhos.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Holi Festival

E atenção, tudo o que passa pelo caminho vai ganhar cores. Vacas, carros, sua máquina fotográfica… Nada sai ileso.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Holi Festival

ONDE CURTIR O HOLI FESTIVAL?

O festival é uma celebração religiosa hindu e está mais concentrado no Norte do país, mas é possível curtir em várias cidades diferentes. Muitas celebrações começam semanas antes da data oficial, então você poderia curtir o Holi de várias formas. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a decidir:

  • Evite curtir o festival nas grandes cidades, como Delhi e Mumbai por exemplo. Pode ser muita muvuca e pode ter mais malandro querendo se aproveitar de turistas.
  • As cidades do Rajastão são uma ótima opção para curtir o festival, já que são menores e estão bem na região de maior atuação do festival. Nós curtimos em Jaisalmer e foi bem legal.
  • Se você estiver no Sul do país e não tiver intenção de se deslocar para o Norte nessa época, uma boa opção é tentar curtir em Hampi. Além de ser um lugar maravilhoso (um dos meus preferidos na Índia), é uma das raras exceções no sul que faz a celebração.
  • Se você quiser ver o ritual mais tradicional desta celebração não perca o evento de Mathura e Vrindavan. 2 cidades que ficam a 40 minutos de Delhi. Mathura é onde o deus Krishna nasceu e Vrindavan é onde ele passou a infância. Por isso os rituais que rolam aí são tão importantes para essa celebração. Em Vrindavan as celebrações no templo Banke Bihari duram uma semana até culminar na festa das cores.
  • No vilarejo de Barsana, também perto de Mathura, uma semana antes do dia oficial do Holi rola o Lathmar Holi, onde as mulheres do vilarejo batem em homens do vilarejo vizinho com grandes varas. Se você vai para Mathura, fica fácil ver esse também e pode ser interessante.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Experimente, Holi Festival

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

  • Cuidado com os olhos e a boca. Vai ter pó colorido vindo de todo lado e nesses dois lugares do seu rosto não vai ser agradável.
  • Proteja bem a sua câmera, principalmente se for uma câmera cara. Você pode enrolar no magipack ou colocar dentro de um saco ziplock. E não fique bravo caso joguem pó na sua câmera, você deveria estar ciente desse risco e ninguém faz por mal, faz parte do evento.
  • Use uma roupa que você não vá se importar de ficar toda manchada. Nós levamos em uma lavanderia depois e saiu quase tudo, mas nunca se sabe.
  • Lembre-se de respeitar a cultura local. Nada de shortinhos e ombros de fora. Se vista adequadamente para evitar problemas. Em dia de festa as pessoas podem se animar mais que o normal, estar embreagadas, intoxicadas e etc. No caso das mulheres, não dê corda para comportamentos invasivos e evite andar sozinha, principalmente à noite.
  • É normal as pessoas se abraçarem no dia do festival após jogar o pó colorido e é legal poder fazer isso com os locais. Mas mulheres precisam ficar atentas. Não abrace os homens jovens (com menos de 30 anos). Eles são imaturos, ainda tiverem pouco contato com mulheres e aproveitam essa oportunidade para passar a mão por aqui e ali (esse foi o meu aprendizado quando curti o holi lá). Já os homens mais velhos e maduros não é problema. Mas se você for mulher e estiver sozinha evite os abraços com homens em geral, melhor assim.

Fontes: Go India

Curtiu? Então compartilha!