ESSE É O VÍDEO MAIS SENSACIONAL QUE EU JÁ VI SOBRE ZONA DE CONFORTO E OS BENEFÍCIOS QUE ATINGIMOS QUANDO SOMOS CAPAZES DE SAIR DELA. O vídeo foi desenvolvido pela inKNOWation, uma consultoria que ajuda empresas a se transformarem através da inovação e estão constantemente questionando paradigmas.

O título do vídeo é “Você Ousa Sonhar?”. Eles conseguiram traduzir com esse vídeo tudo o que eu experimentei na pele quando decidi viajar o mundo, mostrando claramente porque você não deveria ter medo de sair da sua zona de conforto. Achei essa versão legendada, mas também explico o conceito nesse texto abaixo, comparando com a minha experiência.

Quando você se pergunta o que quer para o seu futuro você sabe a resposta? A maioria das pessoas não sabe e eu também não sabia. Apenas temos certeza do que gostamos e não gostamos atualmente baseado em experiências que já tivemos, mas o futuro sempre parece incerto.

Na nossa cultura não fomos educados para acreditar em nós mesmos e a sonhar. Sonhar é um desperdício de tempo e o que devemos fazer é seguir um padrão já estabelecido pela sociedade, pois é o que conhecemos e o que sabemos que funciona. E assim milhões de pessoas são desestimuladas a sonhar e forçadas a aceitar o seu destino “fatal”.

O que é uma pena, pois a melhor forma de atingir objetivos é sonhando sobre o que queremos. Usando a imaginação para visualizar um futuro diferente da realidade que conhecemos. E tudo depende no quê acreditamos.

O principal conceito que a gente deveria entender para aprender a sonhar e conseguir realizar sonhos é a bendita ZONA DE CONFORTO. Ela acontece quando você está em um ambiente que você controla, onde as coisas são familiares e confortáveis pra você, independente se elas são prazerosas ou não.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Zona de conforto

Por exemplo:

  • Você fica 2 horas todo dia no trânsito, mas tudo bem, porque faz parte da sua zona de conforto e é o que você conhece
  • Você se sente estressado no trabalho e aguenta um chefe que te irrita todos os dias, mas tudo bem, porque faz parte da sua zona de conforto e é o que você conhece
  • Você se diverte e briga com o seu parceiro, mas tudo bem, porque faz parte da sua zona de conforto e é o que você conhece

Nossos hábitos, rotina, habilidades, conhecimento, atitudes e comportamento fazem parte da nossa zona de conforto. Mas em torno dela existe uma ZONA DE APRENDIZADO, que é uma área para explorar a sua visão de mundo. Exploramos essa área quando aprendemos coisas novas, viajamos para lugares desconhecidos, conhecemos novas culturas e vivemos novas experiências, enriquecendo nosso ponto de vista e mudando as nossas atitudes. E daí existe uma relação direta entre experimentar x comparar x aprender x curtir.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Zona de conforto

Algumas pessoas são apaixonadas e abertas a sentir essa sensação e por isso estão sempre indo na direção da sua zona de aprendizado, mas para muitas pessoas experimentar o novo e o incerto é muito assustador e por isso eles só se movem dentro da sua zona de conforto.

As pessoas que têm medo de sair da zona de conforto tendem a olhar a nova experiência como algo perigoso e geralmente se perguntam: “E se algo der errado?”. Mas o que elas acabam ignorando completamente é o outro ângulo da questão: “Mas e se der tudo certo?”.

Somente as pessoas que conseguem enxergar a magia além da zona de conforto poderão descrever essa sensação. A ZONA MÁGICA é onde coisas maravilhosas podem acontecer, coisas que você ainda não conhece pois ainda não esteve lá. Uma zona cheia de desafios.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Zona de conforto

A grande sacada é que quando você experimenta a zona mágica, a sua zona de conforto não desaparece, ela apenas aumenta. Mudar, não significar perder o que você já tinha, mas sim adicionar ao que você tinha. Significa desenvolvimento. No vídeo eles afirmam que muitas vezes não é o medo do desconhecido que nos trava, mas sim o medo de perder o que já temos na nossa zona de conforto. Mas isso na verdade não acontece.

Para conseguir superar esse medo de sair da sua zona de conforto é preciso considerar suas tensões emotivas e criativas. O seu lado emocional sempre vai puxar você pra sua zona de conforto e o lado criativo sempre vai puxar você pra fora dela. Para conseguir sair do lugar você precisa usar sua motivação para lutar contra os seus medos. E a melhor forma de fazer isso é ACREDITANDO EM VOCÊ.

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Zona de conforto

Você deveria estar escrevendo a sua história e tudo o que você não decide outras pessoas vão decidir por você. Administrar e superar os seus medos faz com que a sua auto-estima cresça e te oferece a oportunidade de enxergar melhor a realidade, para saber escolher seus objetivos, ter uma idéia mais clara dos seus sonhos e entender o que te motiva. E então você pode refletir sobre a sua missão na vida e entender o que está além do seu sonho. Afinal, para que você quer alcançar aquele sonho?

Quando eu tive a minha “crise dos 30” e me senti completamente perdida e sem saber o que fazer, eu achava que o único caminho para seguir na minha vida era aquele que eu já estava trilhando. A minha criatividade me mostrava claramente que eu precisava experimentar coisas novas, mas as minhas emoções me puxavam pra minha zona de conforto. Quando eu consegui administrar e superar os meus medos para viajar o mundo eu explorei a zona de aprendizado de forma intensa, tirando o maior proveito dela. Viver tudo isso me deu auto-confiança, reduziu os meus medos, me encheu de coragem, me fez ver além e ampliou a minha zona de conforto. Consegui entender bem melhor o que eu queria pra minha vida e os meus objetivos e agora eu estou vivenciado a zona mágica. A zona onde tudo pode acontecer. E apesar de tudo parecer um pouco incerto, eu não tenho mais medo, porque eu acredito que sou capaz de ir além e que coisas maravilhosas podem acontecer.

Se você tem medo de sair da sua zona de conforto, comece a se mexer e tente aplicar esse conceito. Somente quem aprende a sair da zona de conforto vai ser capaz de fazer diferente, de realizar sonhos, de ir além, de mudar o mundo.

Curtiu? Então compartilha!