Você ousa sonhar? Então se prepare para sair da sua zona de conforto.

ESSE É O VÍDEO MAIS SENSACIONAL QUE EU JÁ VI SOBRE ZONA DE CONFORTO E OS BENEFÍCIOS QUE ATINGIMOS QUANDO SOMOS CAPAZES DE SAIR DELA.
O vídeo foi desenvolvido pela inKNOWation, uma consultoria que ajuda empresas a se transformarem através da inovação e estão constantemente questionando paradigmas.

O título do vídeo é “Você Ousa Sonhar?”. Eles conseguiram traduzir com esse vídeo tudo o que eu experimentei na pele quando decidi viajar o mundo, mostrando claramente porque você não deveria ter medo de sair da sua zona de conforto. Achei essa versão legendada, mas também explico o conceito nesse texto abaixo, comparando com a minha experiência.

Quando você se pergunta o que quer para o seu futuro você sabe a resposta? A maioria das pessoas não sabe e eu também não sabia. Apenas temos certeza do que gostamos e não gostamos atualmente baseado em experiências que já tivemos, mas o futuro sempre parece incerto.

Na nossa cultura não fomos educados para acreditar em nós mesmos e a sonhar. Sonhar é um desperdício de tempo e o que devemos fazer é seguir um padrão já estabelecido pela sociedade, pois é o que conhecemos e o que sabemos que funciona. E assim milhões de pessoas são desestimuladas a sonhar e forçadas a aceitar o seu destino “fatal”.

O que é uma pena, pois a melhor forma de atingir objetivos é sonhando sobre o que queremos. Usando a imaginação para visualizar um futuro diferente da realidade que conhecemos. E tudo depende no quê acreditamos.

O principal conceito que a gente deveria entender para aprender a sonhar e conseguir realizar sonhos é a bendita ZONA DE CONFORTO. Ela acontece quando você está em um ambiente que você controla, onde as coisas são familiares e confortáveis pra você, independente se elas são prazerosas ou não.

Por exemplo:Você fica 2 horas todo dia no trânsito, mas tudo bem, porque faz parte da sua zona de conforto e é o que você conhece

  • Você se sente estressado no trabalho e aguenta um chefe que te irrita todos os dias, mas tudo bem, porque faz parte da sua zona de conforto e é o que você conhece
  • Você se diverte e briga com o seu parceiro, mas tudo bem, porque faz parte da sua zona de conforto e é o que você conhece

Nossos hábitos, rotina, habilidades, conhecimento, atitudes e comportamento fazem parte da nossa zona de conforto. Mas em torno dela existe uma ZONA DE APRENDIZADO, que é uma área para explorar a sua visão de mundo. Exploramos essa área quando aprendemos coisas novas, viajamos para lugares desconhecidos, conhecemos novas culturas e vivemos novas experiências, enriquecendo nosso ponto de vista e mudando as nossas atitudes. E daí existe uma relação direta entre experimentar x comparar x aprender x curtir.

Algumas pessoas são apaixonadas e abertas a sentir essa sensação e por isso estão sempre indo na direção da sua zona de aprendizado, mas para muitas pessoas experimentar o novo e o incerto é muito assustador e por isso eles só se movem dentro da sua zona de conforto.

As pessoas que têm medo de sair da zona de conforto tendem a olhar a nova experiência como algo perigoso e geralmente se perguntam: “E se algo der errado?”. Mas o que elas acabam ignorando completamente é o outro ângulo da questão: “Mas e se der tudo certo?”.

Somente as pessoas que conseguem enxergar a magia além da zona de conforto poderão descrever essa sensação. A ZONA MÁGICA é onde coisas maravilhosas podem acontecer, coisas que você ainda não conhece pois ainda não esteve lá. Uma zona cheia de desafios.

A grande sacada é que quando você experimenta a zona mágica, a sua zona de conforto não desaparece, ela apenas aumenta. Mudar, não significar perder o que você já tinha, mas sim adicionar ao que você tinha. Significa desenvolvimento. No vídeo eles afirmam que muitas vezes não é o medo do desconhecido que nos trava, mas sim o medo de perder o que já temos na nossa zona de conforto. Mas isso na verdade não acontece.

Para conseguir superar esse medo de sair da sua zona de conforto é preciso considerar suas tensões emotivas e criativas. O seu lado emocional sempre vai puxar você pra sua zona de conforto e o lado criativo sempre vai puxar você pra fora dela. Para conseguir sair do lugar você precisa usar sua motivação para lutar contra os seus medos. E a melhor forma de fazer isso é ACREDITANDO EM VOCÊ.

 

Você deveria estar escrevendo a sua história e tudo o que você não decide outras pessoas vão decidir por você. Administrar e superar os seus medos faz com que a sua auto-estima cresça e te oferece a oportunidade de enxergar melhor a realidade, para saber escolher seus objetivos, ter uma idéia mais clara dos seus sonhos e entender o que te motiva. E então você pode refletir sobre a sua missão na vida e entender o que está além do seu sonho. Afinal, para que você quer alcançar aquele sonho?

Quando eu tive a minha “crise dos 30” e me senti completamente perdida e sem saber o que fazer, eu achava que o único caminho para seguir na minha vida era aquele que eu já estava trilhando. A minha criatividade me mostrava claramente que eu precisava experimentar coisas novas, mas as minhas emoções me puxavam pra minha zona de conforto. Quando eu consegui administrar e superar os meus medos para viajar o mundo eu explorei a zona de aprendizado de forma intensa, tirando o maior proveito dela. Viver tudo isso me deu auto-confiança, reduziu os meus medos, me encheu de coragem, me fez ver além e ampliou a minha zona de conforto. Consegui entender bem melhor o que eu queria pra minha vida e os meus objetivos e agora eu estou vivenciado a zona mágica. A zona onde tudo pode acontecer. E apesar de tudo parecer um pouco incerto, eu não tenho mais medo, porque eu acredito que sou capaz de ir além e que coisas maravilhosas podem acontecer.

Se você tem medo de sair da sua zona de conforto, comece a se mexer e tente aplicar esse conceito. Somente quem aprende a sair da zona de conforto vai ser capaz de fazer diferente, de realizar sonhos, de ir além, de mudar o mundo.

curtiu? então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Carol Fernandes

IDEALIZADORA

Uma virginiana certinha da pá virada, que virou de vez depois de viajar o mundo e decidiu que só ia fazer o bem. Criou a ViraVolta porque acredita que viajar o mundo transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Não escreve rebuscado, poético ou certinho, mas fala com a alma e o coração.​

Como ajudamos

Anterior
Próximo

NAVEGUE PELA CATEGORIA INSPIRE-SE​

INSTAGRAM

Copyright © 2019 ViraVolta. Todos os direitos reservados.

KIKI AROUND THE WORLD

Conheça o nosso projeto de volta ao mundo.

INSTAGRAM

KIKI AROUND THE WORLD

Conheça o nosso projeto de volta ao mundo.

Copyright © 2019 ViraVolta. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima