Por essas duas razões mencionadas acima o projeto ViraVolta vem crescendo e se desenvolvendo fiel a duas escolhas: conteúdo gratuito sempre e sem foco em parcerias e patrocínios com empresas. Essas foram duas decisões muito importantes, mas que trouxerem muitos desafios conscientes para a sustentabilidade do projeto.
Ao contrário da maioria dos negócios de marketing de conteúdo que passam algumas dicas e depois te vendem um produto se você quiser saber mais… Na ViraVolta, praticamente todo o conhecimento é compartilhado de forma gratuita através do site. Basta a pessoa se empenhar e estudar o conteúdo. A idéia é que mesmo uma pessoa que não tem nenhum centavo conseguisse se inspirar e usar as dicas da ViraVolta para realizar sua experiência de viagem. Seria mais fácil apenas vender nosso conhecimento? Certamente, pois dessa forma ganharíamos muito dinheiro. Mas preferimos um modelo acessível.
A ViraVolta não aceita patrocínios e parcerias, com raríssimas exceções (até hoje foram apenas duas, as outras sempre foram recusadas). Se o nosso foco é o de ajudar e dar dicas na realização não encaramos ético receber dinheiro de empresas para que a gente fale bem delas e recomende o serviço. Por isso, na ViraVolta só recomendamos produtos e serviços que realmente acreditamos, sem nenhuma influência externa. Seria mais fácil tentar viver de parcerias e patrocínios? Talvez. Mas nós preferimos seguir o que acreditamos e não o que parece mais fácil.
Se se você foi ajudado em algum momento da sua vida pelo projeto e acredita no propósito da ViraVolta você pode retirbuir essa ajuda através de uma simples doação. E dessa forma você estará contribuindo para que o conteúdo continue gratuito sempre e mais pessoas sejam ajudadas nessa jornada de transformação através de viagens
A cultura de doações no Brasil não é muito forte. Mas nós acreditamos que se desenvolvermos um projeto humano, honesto e que toca as pessoas, que de alguma forma elas também serão tocadas e encontrarão uma forma de retribuir a ajuda. Se você foi tocado de alguma forma, essa é uma oportunidade de retribuir a ajuda do projeto.