Vivemos em uma bolha onde somos julgados o tempo todo pelas pessoas próximas e nos sentimos forçados a nos encaixar nos padrões da nossa sociedade. Somos influenciados constantemente pela nossa cultura e criamos tantos paradigmas para as nossas vidas que nem nos damos conta. Vivemos uma rotina pesada sem tempo para nós mesmos e criamos uma zona de conforto que nos faz sentir seguros mas que ao mesmo tempo nos cega. Consumimos cada vez mais e nunca estamos satisfeitos. Trabalhamos cada vez mais para ter mais dinheiro e mesmo assim não nos sentimos felizes.
Viajar com significado te tira da sua zona de conforto para fazer você experimentar o mundo das mais diferentes formas possíveis. Faz você conviver com outras culturas e costumes, conhecer pessoas incríveis, fazer coisas de uma forma diferente da sua rotina, viver coisas comuns como se fossem uma aventura, ouvir novas idéias de pessoas desconhecidas, apreciar os pequenos detalhes do dia-a-dia, vivenciar situações inesperadas, conhecer outros estilos de vida que você nem sabia que existiam, realizar coisas que você nem pensava que era capaz e ter tempo para simplesmente pensar, uma preciosidade no ritmo louco da vida de hoje. Faz você se sentir livre para fazer o que você quiser na hora que você bem quiser. Isso significa liberdade total! Talvez um conceito que você nem entenda mais.
O diferente e inusitado fazem você se sentir vivo, excitado, corajoso, criativo, interessado. Essa imersão em outras realidades abre a sua mente e permite que você entre em contato com você mesmo, gerando um profundo auto-conhecimento para se redescobrir. Isso influencia na sua forma de ver o mundo, priorização de valores, quebra de paradigmas e preconceitos que você nem sabia que tinha, desejos, gerenciamento dos seus medos, autoconfiança, expectativas da vida e estilo de viver. Nos deixa mais conscientes do mundo e de nós mesmos e essa consciência nos torna seres humanos melhores. É como fazer uma imersão de aprendizados. É escola da vida!
Assista ao mini Documentário produzido pela ViraVolta “Viajantes do Mundo” sobre o poder de transformação de uma viagem e se encante com essa idéia em apenas 8 minutos.
A questão não é apenas viajar e sim como você viaja. Se não sabemos aproveitar o verdadeiro potencial de uma viagem podemos viver experiências superficias que irão agregar muito pouco às nossas vidas e isso seria um desperdício.
Para viajar com significado é preciso ter consciencia dos 3 fatores abaixo:
Como você utiliza os mais diversos recursos de uma viagem para se proporcionar novas experiências.
Como você se conecta verdadeiramente com a realidade do local onde está visitando e explora sua liberdade.
O quanto você está disposto a abrir sua mente para vivenciar situações que você nunca havia imaginado antes.
Eu sei o quanto tudo isso parece intangível, mas é extremamente por que estamos falando das questões intangíveis que uma viagem vai proporcionar, que está relacionado a sentimentos, emoções, aprendizado e evolução humana.
Se mexa agora. Você tem apenas uma vida. Não deixe a vida te viver. Viva uma vida excitante, uma vida cheia de histórias interessantes, viva a vida que você quer de verdade. Experimente, veja com os seus próprios olhos, descubra, sinta. Viva uma vida que você não vai se arrepender no final. Meu bisavô era sábio e sempre dizia: “Da vida a gente só leva a vida que a gente leva”.
Carol Fernandes (fundadora ViraVolta)