ATENÇÃO
Lá na seção sobre “como levar dinheiro na viagem” a gente já tinha analisado todas as alternativas e a opção de abrir a conta fora era a mais econômica por conta do IOF reduzido, mas também é a mais complicada.
EXIGÊNCIAS PARA ABRIR UMA CONTA FORA DO PAÍS PELO HSBC:
- Ter uma conta no HSBC Premier Brasil por pelo menos 3 meses.
- Ter US$ 50 mil disponível em conta ou investimento, pois são fundos para você transferir à conta internacional. OBS: Isso foi falado para elas, mas nunca houve essa exigência de fato e essa grana toda não foi transferida para a conta nos EUA até o momento.
Importante: Todo o processo é realizado do Brasil, sem necessidade de ir à uma agência no país de abertura da conta.
CARACTERÍSTICAS DA CONTA FORA:
Ela será uma conta corrente normal, vinculada à sua conta do Brasil, permitindo depósitos por terceiros e movimentação do dinheiro com cartão de débito e crédito.
ONDE ABRIR A CONTA FORA:
Nosso leitor Tito Carvalho acrescentou a seguinte dica ao post: o melhor país para abrir a conta são as Ilhas Jersey, que trata-se uma um colônia britânica localizada no canal da mancha. O nível de questionamento que me fizeram foi super tranquilo, e vc pode escolher a moeda em que abre a conta (GBP,USD ou EUR). O país é um paraíso fiscal e que existe basicamente em função do sistema financeiro. Então esles estão acostumados a receber investimentos de pessoas fora do país.
PROCESSO PARA ABERTURA DA CONTA FORA PELO HSBC:
PASSO 1 – O seu gerente do Premier no Brasil indica a sua conta para abertura no exterior (em qualquer dos países que o HSBC atua) para o setor IBC (international banking centre) do HSBC.
PASSO 2 – O IBC entra em contato para fazer uma entrevista por telefone. A pergunta mais importante é porque você quer uma conta no exterior? A resposta ideal deve ser para investimentos no país onde deseja abrir a conta (mencionar a sua viagem pelo mundo não é relevante e pode prejudicar o processo).
PASSO 3 – Depois da ligação o IBC manda um formulário para preenchimento, que deve ser impresso, assinado e entregue na agência junto com os documentos comprobatórios (2 comprovantes de identidade, comprovante de residência, de renda, etc – o próprio formulário indica quais as informações necessárias)
PASSO 4- Com o formulário e todos os documentos OK, o IBC manda para o país que você solicitou e durante a análise podem surgir questionamentos referente à documentação.
PASSO 5 – Você recebe um e-mail confirmando a abertura da conta.
PASSO 6 – A pós 10 dias úteis você recebe o cartão da conta, talões de cheques e o kit boas vindas com um monte de panfletos.
DURAÇÃO DO PROCESSO:
- Todo o processo dura cerca de 2 meses, dependendo dos questionamentos que apareçam ao longo do processo.
- Somente a parte de avaliação do pedido de abertura de conta pelo país que você solicitou leva de 20 dias a 1 mês.
- A entrega dos cartões da nova conta leva 10 dias úteis após a confirmação.
QUAIS AS VANTAGENS DE TER A CONTA FORA PELO HSBC:
- A principal vantagem é proteger o capital em moeda estrangeira, longe da flutuação louca do dólar no Brasil.
- As transferências são realizadas pelo câmbio do HSBC, que é um pouco mais alto que o oficial, mas muito melhor que os das casas de câmbio.
- O banco não cobra taxa para transferência de valores entre contas HSBC.
- A única cobrança é do IOF, que é de 0,38%, cobrado apenas uma vez na transferência da sua conta do Brasil para a sua conta fora.
- O cartão de crédito da sua conta fora não cobra nenhuma taxa.
- Todos os saques realizados em caixas eletrônicos do HSBC não cobram taxa.
- Os saques realizados em caixas eletrônicos de outros bancos parceiros do HSBC também não cobram taxa, em alguns bancos a taxa é cobrada mas é extornada na sua conta fora pelo HSBC cerca de 20 dias depois, pelo menos todas foram devolvidas na experiência dela até o momento. Esse é um grande diferencial para outros bancos, que cobram taxa em quase todos os caixas eletrônicos. Tentamos buscar a lista de bancos parceiros pelo mundo mas não encontramos.
DICAS IMPORTANTES:
- Nos EUA não existe autônomo (pessoa física que não é empregada ou não tem uma empresa e tem renda) e tentar abrir a conta como autônomo lá pode ser um problema. O ideal é abrir a conta no nome de quem tem empresa ou trabalha para uma. Depois da conta aberta o autônomo pode ser adicionado. Já para outros países não sabemos ao certo como funciona a questão de autônomo.
- Sempre que você for questionado sobre seu interesse para abrir uma conta fora diga que é para fazer investimentos, nunca mencione sua longa viagem pelo mundo.
- Infelizmente existem muitos gerentes mal informados e mal treinados. Muitas pessoas já escreveram para o ViraVolta dizendo que perguntaram no HSBC e o gerente informa restrições diferentes, como ter residência no país que deseja abrir a conta ou viajar pra lá pelo menos 2 vezes ao mês, mas a experiência delas prova de que nada disso é necessário. Se o seu gerente não está te ajudando, busque outro gerente.
SANDRA MEDEIROS E BIANCA ZRYCKI
Sandra é dentista. Bianca é nerd. Partiram, as duas no mundo com uma única certeza: VIVER cada minuto dessa viagem de sonho. Viajando querem aprender sobre tudo, mas principalmente sobre si. Postam de vez em quando no blog, pois o único compromisso que querem é acordar e lembrar que todos os dias é sábado! Duas no Mundo e FB.
Vale ressaltar que a ViraVolta não trabalha para o HSBC e nem foi paga pelo HSBC para escrever esse post. Estamos aqui apenas compartilhando a experiência de viajantes para tentar ajudar outras pessoas.
Você acha que para você ficaria complicado abrir uma conta fora? Então veja todas as nossas dicas de como fazer para usar o seu dinheiro nos cinco cantos do mundo da forma mais prática.
Créditos foto de capa: Jeff Belmonte
curtiu? então compartilhe!
Carol Fernandes
IDEALIZADORA
Uma virginiana certinha da pá virada, que virou de vez depois de viajar o mundo e decidiu que só ia fazer o bem. Criou a ViraVolta porque acredita que viajar o mundo transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Não escreve rebuscado, poético ou certinho, mas fala com a alma e o coração.