Overland Tour Viaje por terra pela África

 VOCÊ JÁ IMAGINOU VIAJAR PELA ÁFRICA DE CAMINHÃO COM PESSOAS DE DIFERENTES PAÍSES E ACAMPANDO NA NATUREZA? Durante a nossa viagem pelo mundo nós fizemos exatamente essa experiência de Overland Tour na África e foi uma experiência marcante. Não só por ter sido uma experiência que quebrou meu preconceito com a experiência de acampar, mas pelo contato intenso com a vida selvagem, que fez repensar alguns conceitos na vida.

Mas pra falar dessa experiência eu convidei o Tales e a Laís, do @livrespelomundo, que estão viajando 1 ano e meio pelo mundo eles também viveram essa experiência na África.

Texto por Tales Pereira e Laís Giorgeto

Somos dois apaixonados por viagens e toda vez que retornavamos para casa de uma viagem ainda sentiamos aquela sensação de “quero mais” e foi por isso que resolvemos mudar de vida saindo fora do ciclo esperado pela sociedade – estudar, trabalhar, casar, comprar casa e ter filhos – e daí surgiu a ideia de fazer uma longa viagem. Então, após planejarmos, pedimos demissão dos nossos trabalhos e saímos pelo mundo! 

A nossa primeira parada foi na África do Sul, onde fizemos um voluntário em uma fazenda por 1 mês e meio. Tínhamos um projeto com crianças carentes e cultivávamos vegetais e blueberries orgânicas. Após o voluntário saímos em uma expedição de 21 dias com mais 24 pessoas pela África do Sul, Namíbia, Botsuana e Zimbábue percorrendo mais de 5 mil km em um Overland Tour.

Overland Tour

O Overland Tour pela África não é uma opção muito divulgada no Brasil, mas na nossa opinião é uma das formas mais fáceis, seguras e divertidas de se conhecer parte de alguns países da África.

O nosso grupo era composto por 26 pessoas, entre elas:

  • Cozinheiro, motorista e guia, todos do Zimbábue;
  • 23 pessoas de 6 diferentes nacionalidades com idades entre 18 e 80 anos.
Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Sabático, Overland Tour

Nós viajamos durante 21 dias por terra, acampamos no meio do deserto da Namíbia onde vimos o céu mais estrelado de nossas vidas, nos parques nacionais Etosha e Chobe escutando os animais selvagens durante a noite, no Okavango Delta ao qual chegamos após 1 hora de mokoro (pequena canoa) pelas planícies alagadas em meio a hipopótamos, no Elephant Sands um camping onde os elefantes se deslocam livremente e sem cercas, e em diversos outros lugares.

Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Sabático, Overland Tour

O nosso veículo era um caminhão adaptado, tipo ônibus, onde na parte superior ficavam os passageiros e na inferior guardávamos a comida, malas, colchões e barracas.

No nosso tour, estava incluso a barraca para duas pessoas (grande, dava para ficar de pé dentro), colchões e 3 deliciosas refeições por dia, além de praticamente todas as atividades, tais como – visita a Duna 45 na Namíbia, safáris nos parques Chobe e Etosha, entrada para Victoria Falls, dentre outras.

24-E-overlandtour-3

Todos os dias acordávamos cedo, desmontávamos as barracas e tomávamos café da manhã, após o café pegávamos a estrada rumo ao próximo destino. Os deslocamentos geralmente eram feitos na parte da manhã e as atividades a tarde. A noite todos jantavam juntos.

24-E-overlandtour-4

Para quem quiser viver uma experiência assim, sugerimos pesquisar bastante online, ler em fóruns as experiências de outros viajantes, pois em algumas empresas mais baratas o budget de comida é muito baixo e os campings não são bons. Há também algumas promoções muito boas nas épocas de baixa temporada, onde é possível pagar para uma pessoa e irem duas.

O maior aprendizado que essa experiência nos trouxe foi poder conviver em harmonia com pessoas de 7 nacionalidades diferentes, sempre respeitando as diferenças, tempos e crenças de cada um deles! 

O trabalho em equipe era prazeroso, fomos dividimos em grupos responsáveis por lavar a louça ou carregar o caminhão, tudo acontecia em perfeito equilíbrio para que tivéssemos mais tempo para aproveitar as atividades do dia.

Para mim (Laís) a maior quebra de preconceitos foi acampar, eu que nunca havia acampado antes de sair do Brasil, amei a experiência! Curti bastante a rotina de montar/desmontar a barraca, conhecer diferentes lugares e estar sempre em contato direto com a natureza, tudo isso em campings limpos e bem equipados.

Como os deslocamentos eram feitos sempre no caminhão, era possível ver pela janela o interior dos países, e foi possível observar a mudança na paisagem, de deserto sem vida a florestas cheias de animais.

Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Sabático, Overland Tour

 

Com certeza foi uma experiência incrível que estará para sempre na nossa memória.

Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, Mochileiros, Sabático, Overland Tour

TALES E LAÍS GIORGETO

Um casal que resolveu mudar a rotina e sair pelo mundo em busca de mais conhecimento, desapego e novas experiências. Acompanhe essa aventura pelo Instagram.

 

Apesar dessa ser uma incrível experiência o Overland Tour tem seus pontos negativos, como tudo na vida. E o primeiro é o custo. A brincadeira acaba saindo 100 dólares por pessoa por dia e em tempos de dólar alto ela acaba se tornando inviável para a maioria dos brasileiros. E o segundo ponto, seria o baixo contato com a cultura local. Como fazemos tudo no caminhão e estamos na maior parte do tempo dormindo isolados na natureza, as oportunidades de contato genuíno com pessoas das culturas dos países que cruzamos são muito poucas. Então, há de se aproveitar intensamente as poucas que existem.

Mas eu definitivamente recomendo essa experiência.

Créditos foto: Tales e Lais

 

curtiu? então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Carol Fernandes

IDEALIZADORA

Uma virginiana certinha da pá virada, que virou de vez depois de viajar o mundo e decidiu que só ia fazer o bem. Criou a ViraVolta porque acredita que viajar o mundo transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Não escreve rebuscado, poético ou certinho, mas fala com a alma e o coração.

Como ajudamos

Anterior
Próximo