QUANDO EU DECIDI VIAJAR O MUNDO EU TIVE MEDOS SIM. AFINAL, QUEM NÃO TEM MEDOS? MAS A MELHOR PARTE FOI APRENDER A SUPERÁ-LOS. Eu levei dois anos economizando para realizar meu sonho de viajar o mundo e durante esse período minha cabeça me assombrava trazendo inseguranças. Me perguntava: “Será que eu estou fazendo a coisa certa?”, “O que será que vai acontecer na volta?”, “E o dinheiro? E se não for suficiente”, “Eu estou deixando a minha estabilidade. Será que tudo vai ficar bem?”.

Essas perguntas fantasmas que vinham lá do fundo do meu ser, de uma parte que eu parecia não controlar, me atormentavam e me faziam requestionar a minha decisão. Eu tive muitos altos e baixos. Dias de pura alegria com a certeza da minha decisão e outros de me jorrar em lágrimas com toda a insegurança que sentia. Mas eu consegui superar cada crise e hoje fica claro pra mim que o medo jamais deveria impedir a realização de um sonho. Viajar o mundo foi uma das experiências mais incríveis que vivi na minha vida e depois que realizamos as coisas entendemos que tudo é muito mais simples do que a nossa cabecinha complicada é capaz de compreender.

Você tem idéia de quantas pessoas sonham em viajar o mundo mas deixam de fazer por medo? Você tem idéia de quantas pessoas deixam de realizar vários sonhos na vida por medo? Então se você não quer aumentar essa estatística a primeira coisa que você precisa fazer é: APRENDA A LIDAR COM OS SEUS MEDOS!

O ser humano sempre vai ter medos. Isso é normal. Você não vai conseguir eliminá-los totalmente de primeira, mas você pode aprender a lidar com eles para não deixar que eles dominem a sua mente. E é aí que está toda a diferença.

6 argumentos pra ajudar a lidar com os seus medos:

 
ARGUMENTO 1 – O medo muitas vezes é irracional
Muitos medos estão rodeados de emoção. Para se tranquilizar busque mais informações e fatos e formule perguntas que ajudem a racionalizar o seu medo. Essa era a técnica que eu mais usava na época. Cada vez que um questionamento negativo vier te assombrar reflita na hora. Explorar respostas para perguntas que desafiam o seu medo amplia a sua visão e mostra caminhos que o medo impedia você de ver antes.

ARGUMENTO 2 – Nem tudo está sob o nosso controle
O ser humano sempre busca opções perfeitas, tentando ter o controle total sobre a sua vida. Mas infelizmente não funciona assim. Sua vida parece perfeita e sob controle, mas tudo pode mudar em um piscar de olhos. Durante toda a nossa vida seremos surpreendidos por vários obstáculos e vamos ter que aprender a lidar com eles. Se tentarmos sempre tomar apenas decisões perfeitas e “seguras” vamos nos privar de viver muitas coisas. Para alcançarmos resultados melhores é preciso assumir certos riscos.

AQUI FICA UMA DICA

Jamais se pergunte “será que eu estou fazendo a coisa certa?”. Essa é a pergunta mais filha da puta que existe! Não existe resposta pra ela. Toda vez que precisamos decidir entre A e B, vamos conhecer apenas o resultado da escolha feita. Você nunca vai conseguir saber se a outra teria sido pior ou melhor. A vida é assim. Acredite na sua escolha e entenda que cada caminho vai sempre trazer experiências diferentes.

ARGUMENTO 3 – É preciso experimentar
Toda vez que tentarmos fazer algo fora da nossa zona de conforto, provavelmente vamos sentir medos. Afinal, tudo que está fora dela é território desconhecido, é algo que ainda não experimentamos. E isso naturalmente, traz medo. Mas a forma mais eficiente de superar isso é experimentando. Fato! Você só vai conseguir saber as reais sensações e aprender o quanto é capaz depois que você experimentar. Mas o melhor é que depois de experimentar você acaba ampliando a sua zona de conforto.

ARGUMENTO 4 – Acredite no seu poder
Você com certeza tem muito mais poder e capacidade do que imagina. Nós não exploramos todo o nosso potencial e nos deixamos facilmente vencer pelos desafios que nos afrontam, por preguiça e por comodismo (por que o ser humano adora ficar na sua zona de conforto, mesmo que ele não esteja feliz com ela). Acredite em você e na sua capacidade. Superar os seus limites e medos traz uma deliciosa sensação de poder.

ARGUMENTO 5 – Amplie a sua visão
Entenda que para qualquer coisa que aconteça na vida não existe apenas uma solução. Existem várias. É tudo uma questão de perspectiva. Tendemos a ver apenas as soluções que já colocamos na nossa cabeça e o medo nos impede de ver além delas. Tente ampliar a sua visão quando pensar em questões geradas pelos seus medos. Sempre se pergunte sobre outras soluções e analise os problemas sob ângulos diferentes.

ARGUMENTO 6 – Ser positivo atrai coisas boas
O mundo está rodeado de energias, positivas e negativas. Se você só pensa que tudo vai dar errado o seu corpo vai naturalmente agir em direção a esse pensamento e vai atrair energias negativas. Se você pensa que tudo vai dar certo e estimula sempre pensamentos positivos o seu corpo age em favor disso e atrai energias positivas. A positividade ajuda a lidar com o medo. Toda vez que o medo te rodear, responda com um pensamento positivo e isso ajuda a tranquilizar.

_________

Não, eu não li um texto que falava sobre isso e nem estudei psicologia para escrever sobre isso. Mas eu vivi na pele cada sensação de sentir, enfrentar e superar todos os meus medos nos últimos 4 anos da minha vida, quando eu fiz uma grande reviravolta ao decidir viajar o mundo por 2 anos. Aprendi vivendo a experiência e hoje posso dizer como foi maravilhoso conseguir superar cada um deles.

“A vida começa no final de sua zona de conforto.”
Neale Donald Walsch

A zona de conforto é o que impede a maioria das pessoas de realizar grandes coisas. Por isso não deixe de ler esse texto e ver o vídeo para abrir sua mente.

Curtiu? Então compartilha!