MAS O QUE LEVAR NA MOCHILA PARA 1 ANO OU MAIS DE VIAGEM? Essa também deve ser a grande pergunta que você está se fazendo. Parece pouco espaço mas não é. Você vai aprender a ser prático e a escolher o indispensável e no final você vai entender como isso pode facilitar a sua vida.

FACILITANDO SUA VIDA #1: ESCOLHENDO A MOCHILA IDEAL
FACILITANDO SUA VIDA #2: O QUE LEVAR NA MOCHILA
FACILITANDO SUA VIDA #3: O QUE LEVAR NA NECESSAIRE
FACILITANDO SUA VIDA #4: MOCHILA DE ATAQUE

A mochila vai ser quase a sua casa durante a viagem. Ela deve ser prática, confortável e de boa qualidade. Não economize nessa parte.

Característica de uma boa mochila

FICA A DICA

Aprenda a usar a mochila corretamente. Teste a regulagem de altura para descobrir a altura que se adequa melhor ao seu corpo e sempre que for usar a mochila aperte bem todas as fitas de compressão. Se a mochila estiver bem encaixada no seu quadril e firme nas costas a sensação de peso diminui muito e vai para o quadril, evitando dores nas costas. Faz toda a diferença!

Além de avaliar a qualidade você vai ter que pensar no seu perfil de viajante e o estilo da sua viagem:

  • A mochila é para homem ou mulher?
  • Você pretende levar sua mochila dentro do voo ou vai despachar?
  • Você quer viajar bem leve?
  • Você pretende fazer trekking com a sua mochila ou acampar?
  • Você vai viajar somente no verão ou no inverno também?

Pensar nessas perguntas ajuda a definir o tamanho da mochila que você precisa e o modelo. A tabela abaixo pode orientar quanto ao tamanho:

ViraVolta: Litragem de mochilas

Quanto ao modelo o ideal é visitar uma loja e experimentar diferentes opções pra ver qual você gosta mais. Essa escolha é muito pessoal. A mochila da nossa viagem foi a Deuter Air Contact, que é muito boa, mas se fosse comprar outra consideraria seriamente uma Osprey. Conheça algumas marcas:

ViraVolta, Volta ao Mundo, Viagem pelo Mundo, Viagem Longo Prazo, dinheiro para viajar o mundo, mochila, mochilão, qual a melhor mochila

OBS: Se você for comprar sua mochila fora do Brasil, lembre-se de perguntar como funciona o atendimento da garantia e se pode ser feito de qualquer lugar do mundo. E lembre-se que para usar a garantia você precisa guardar a nota fiscal.


A capa protetora


FICA A DICA

Não esqueça de comprar uma capa protetora para o seu mochilão. Ela é perfeita para despachar sua mochila em voos ou em ônibus e para deixar em guarda volumes e hostels. Isso ajuda a conservá-la melhor e garante mais segurança, pois você poderá colocar o cadeado na capa protetora.


Colocamos abaixo um checklist completo do que levar na mochila, considerando uma viagem com foco em verão. Pode parecer um pouco assustador tão pouca roupa para um ano, mas garantimos que é bem suficiente. Além disso ao longo da viagem suas roupas podem ficar bem desgastadas e você acaba trocando por roupas novas. Então se controle! Tente não sair com mais de 12 kilos. Se você precisar comprar algo durante a viagem você vai ter espaço para guardar na mochila. E pode ter certeza que você vai querer comprar alguma coisa pelo caminho. Deixe espaço.

Fizemos 2 tipos de checklist para homem e para mulher:

  • A mochila do preguiçoso – é aquele viajante que não quer se preocupar em lavar suas próprias roupas durante a viagem e leva toda a roupa suja na lavanderia a cada 12/15 dias.
  • A mochila leve do prático – é aquele que gosta de viajar bem leve, com pouquíssima coisa e lava suas próprias roupas quase que diariamente.

ViraVolta: A mochila do Preguiçoso x Prático

Muita gente pergunta sobre a calça-jeans. Nós achamos furada! É pesada, ocupa muito espaço na mala, demora pra secar e se chover absorve muita água. Mas se você pretende viver sua vida na estrada pode ser uma ótima opção para eventos mais sociais. Na hora de fazer a mala pense sempre em roupas práticas. As lojas de trekking têm roupas especializadas, super práticas e com design cool e moderno.

Os itens que fazem a diferença:

  • Calça-bermuda (com a separação de zíper) impermeável que é perfeita para trekking e dias de chuva
  • Tênis impermeável (com goretex) para caminhada que é perfeito para dias de chuva
  • Toalha de microfibra que ocupa pouco espaço e seca mais rápido
  • Casaco de chuva 100% impermeável e super fino que não ocupa espaço
  • Casaco de fleece que é bem gostoso, esquenta bem até uns 14 graus e ocupa pouco espaço
  • Meias especiais que permitem uma melhor ventilação no calor e aquecem quando está frio
  • Cuecas, calçinhas e sutiã com tecidos de secagem rápida
  • Chinelo havaianas é perfeito para passear na cidade, ir a praia e tomar banho. Não absorve a água, seca rápido e tem vários designs diferentes
  • O lenço é bem prático pois serve de peça decorativa e também para esquentar a cabeça e orelhas no inverno

Se você pretende acampar se prepare para sair com bem mais de 12 kilos, pois os equipamentos para acampar vão contar kilos a mais facilmente.

Veja também o checklist dos itens de higiene.

ViraVolta: O que levar na nécessaire

Não esqueça do KIT FARMÁCIA e do KIT DE PRIMEIROS SOCORROS. Veja a lista do que considerar na categoria sobre Saúde na Viagem.

Para as coisas de valor e documentos importantes o ideal é levar tudo numa mochila pequena (mais conhecida como mochila de ataque), que você também pode usar no dia-a-dia para passear e em trekkings curtos. Uma mochila entre 25-30 litros deve ser suficiente. A nossa foi uma Osprey 26L com bolso especial para o computador, o que foi ótimo. Se você pretende usar essa mochila diariamente, considere uma com tela respiradora nas costas, que permite a passagem do ar. Ela é perfeita para evitar o suor nas costas durante o calor e longas caminhadas.

ViraVolta: Nossas mochilas

Os acessórios que podem ser úteis na viagem:

ViraVolta: Recomendamos

FICA A DICA

A mochila pequena com as coisas de valor nunca deverá descolar do seu corpo quando você estiver se deslocando e deve estar sempre trancada quando deixada na hospedagem. Não deixe de ver todas as dicas e outras recomendações de itens de segurança aqui.

Não existe a mala perfeita

Não existe a mala perfeita, as pessoas têm necessidades diferentes. O mais importante é ser prático e viajar leve. Não deixe de ler os posts desse capítulo com mais dicas interessantes do que levar na viagem. Leia também os próximos capítulos e vamos tirar todas as suas dúvidas.

Existe alguma dúvida que ainda não conseguimos responder?Então deixe um comentário lá embaixo da página e contribua para melhorarmos o conteúdo. Vamos esclarecer tudo. A sua dúvida pode ser a dúvida de outros viajantes. Colabore!

ÚLTIMOS POSTS

Um guia completo para viajar barato pelo mundo.

Curtiu? Então compartilha!

O que você acha? Escreve aí pra gente!