A VOLTA DA VIAGEM… AH, ESSE TÓPICO DA UM BAITA FRIO NA BARRIGA DE QUEM ESTÁ PLANEJANDO UMA LONGA VIAGEM PELO MUNDO. E pior, muitas vezes é justamente isso que vai impedir tantas pessoas de realizar esse sonho, pois elas simplesmente não conseguem viver com a incerteza do que será a volta. Mas nós vamos passar algumas dicas pra te ajudar e lidar com esse sentimento.

DICA #1: POR QUE VOCÊ DEVERIA RELAXAR
DICA #2: COMO SE PREPARAR FINANCEIRAMENTE
DICA #3: VOLTAR PODE SER LEGAL

Entendemos exatamente o que passa pela sua cabeça nesse momento e o medo que esse sentimento sobre a volta pode trazer. Afinal, somos seres humanos e queremos sempre tomar as decisões mais acertadas. Mas a verdade é que não existe tal controle sobre a vida. Não temos tudo sob controle, por mais que a gente “acredite” nisso. O que parece seguro e certo agora pode mudar da noite pro dia e o que parecia tão incerto e assustador pode trazer grandes surpresas para a sua vida.

É natural que você pense sobre isso mas não deixe esse sentimento te travar. Até porque nada está definido e até a sua aventura acabar muita coisa pode mudar. Você nunca vai ter todas as respostas, mesmo pra o futuro atual, que pra você pode parecer muito certo e seguro. Pense de ângulos diferentes:

  • Quem disse que você vai querer voltar?
  • Quem disse que você vai querer continuar fazendo o mesmo que fazia antes?
  • Quem disse que você vai querer as mesmas coisas que queria antes?
  • Quem disse que a viagem não vai te mostrar um novo caminho?
  • Quem disse que você não vai voltar mais seguro e ainda mais preparado para o mercado?
  • Quem disse que a sua carreira não pode ficar ainda melhor que antes?
  • Quem disse que você não vai descobrir uma nova forma de fazer o que você já gostava antes?

Viajar o mundo tem a incrível capacidade de abrir a mente, mostrar novos horizontes, novas formas de se fazer as coisas e ampliar a visão que você tinha dos caminhos a seguir em sua vida. É exatamente sobre isso que falamos no nosso MANIFESTO e por isso acreditamos que viver essa experiência só pode trazer boas coisas para a sua vida.

Pense assim, se tudo o que você conquistou até agora veio do seu próprio esforço e não por pura sorte, porque então você acredita que não conseguiria se virar na volta? Você realmente acredita que você vai cair na rua da amargura, passando fome e sem um teto pra dormir? Me poupe. Menos drama. Qualquer pessoa instruída, interessada e esforçada consegue se virar hoje em dia pra se sustentar. Sabe o que eu pensava no meu caso? “O máximo que vai acontecer é eu arrumar um emprego que me pague menos do que eu já ganhava.” Mas e daí? Depois eu conquisto meu lugar outra vez, afinal, eu sei que eu sou capaz.

O melhor que podemos dizer é: não pense tanto sobre a volta agora. Relaxe, aproveite, se abra para o mundo, viva 100% sua experiência, sugue toda a energia que ela vai te oferecer e o seu caminho na volta vai se moldar naturalmente. Se você se empenhar e focar no que quer de verdade, claro.

Pra você que tem tanto receio sobre a volta, entender como sair da sua zona de conforto é fundamental. Por isso, não deixe de ler esse post e ver o vídeo: Você ousa sonhar? Então se prepare para sair da sua zona de conforto.

Quando viajamos pelo mundo ficamos impressionados com quantas pessoas viajavam até gastar o último centavo e quando voltavam pra casa arrumavam qualquer emprego para ajustar as suas finanças. Mas é claro que existem pessoas com um perfil bem mais conservador, que nunca vão querer viver a experiência dessa forma. Para essas pessoas, nós recomendamos que ela faça um planejamento financeiro para a volta.

Como funcionaria?

  • Calcule o seu gasto mínimo mensal aqui no Brasil (não pensando no seu estilo de vida atual, mas em um estilo de vida mais econômico, para que o plano seja mais viável)
  • Preveja esse gasto de 6 meses a 1 ano

Dessa forma o seu plano de economias para realizar a viagem deveria incluir:

ORÇAMENTO TOTAL DA VIAGEM + ORÇAMENTO DA VOLTA = VALOR TOTAL A ECONOMIZAR

Quais as vantagens de se preparar financeiramente para a volta?

  • Você consegue ir se adaptando ao seu estilo de vida na volta, sem o desespero te ter que arrumar qualquer emprego as pressas para sobreviver.
  • Você consegue dar mais tempo ao seu corpo, para que ele possa digerir tudo o que aconteceu e se preparar para os próximos passos da sua vida.
  • Se você decidir seguir outro caminho na sua vida, bem diferente do emprego que você tinha antes, você terá uma folga financeira para ter tempo de implementar o novo caminho.
  • Se você decidir investir em um negócio próprio essa grana pode te ajudar a lançar sua idéia.

Nós temos esse perfil mais conservador e nós fizemos um plano de economias para a volta. No meu caso foi a melhor coisa que eu fiz, pois após a minha viagem eu decidi que não queria mais me inserir no mercado de trabalho padrão e que investiria nas minhas idéias. Resultado, eu ainda não ganho nada com elas e estou sobrevivendo das minhas economias. A viagem me ensinou a viver de forma mais simples e mais econômica e o dinheiro que eu guardei está durando muito mais tempo que eu tinha previsto e eu ainda uso parte dele para investir nas minhas idéias. Muitos amigos ainda acreditam que o meu dinheiro da filhote, mas isso é porque eles ainda não realizaram que na verdade é o estilo de vida deles que é muito caro.

Voltar pode ser legal

Acredite, voltar é bem menos assustador do que você imagina. Vamos escrever aqui diferentes posts sobre o tema da volta, não deixe de ler. Até aqui passamos quase todas as dicas que você precisa para viver esse sonho. Não espere mais, comece a planejar e sonho fica a cada dia mais empolgante.

Existe alguma dúvida que ainda não conseguimos responder? Então deixe um comentário lá embaixo da página e contribua para melhorarmos o conteúdo. Vamos esclarecer tudo. A sua dúvida pode ser a dúvida de outros viajantes. Colabore!

ÚLTIMOS POSTS

Um guia completo para planejar sua longa viagem pelo mundo.

Curtiu? Então compartilha!

O que você acha? Escreve aí pra gente!