QUALQUER UM PODE SOLICITAR UM ANO SABÁTICO À SUA EMPRESA, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE ELA VAI ACEITAR.
Entenda o que é um sabático, como funciona e como você poderia abordar essa questão.
O que é um sabático?
Esse termo tem origem religiosa e no mundo judaico significa dia de repouso. Atualmente ele se refere a um intervalo profissional, onde a pessoa geralmente se afasta das suas atividades de 6 meses a 2 anos em busca de usar esse tempo para refletir, repensar sua vida, relaxar e se auto-conhecer. Não necessariamente a pessoa vai viajar nesse período, mas muitos acabam viajando pois essa é uma ótima forma de reflexão e para conseguir ver as coisas com um novo olhar.
No dicionário o termo esta descrito como:
– Licença de um ano atribuída a cada sete anos aos que trabalham em empresas e aos professores de nível universitário: férias sabáticas.
– Que está relacionado com o intervalo de tempo entre algumas atividades regulares: períodos de folga sabática
Como funciona?
Teoricamente qualquer um poderia solicitar um período sabático à sua empresa, através de um contrato de licença não remunerada, mas ela não é obrigada a aceitar. Nas leis trabalhistas brasileiras não existe regulamentação expressa que preveja a licença não remunerada, porém, a lei não coloca impedimento na realização do mesmo. Nesse modelo de contrato, o funcionário não terá nenhuma remuneração durante o período de afastamento e o contrato de trabalho fica suspenso, suspendendo respectivamente todos os direitos trabalhistas (13o, férias, etc) referente àquele período.
Vale ressaltar que mesmo com o contrato da licença a empresa não tem obrigação de te oferecer a mesma posição ou outra posição qualquer na volta. Assim como você não tem obrigação de voltar a trabalhar lá, caso não queira. O contrato não gera obrigações, ele apenas facilita o processo para evitar um desligamento desnecessário. Se na volta, for optado o desligamento, será feita a rescisão contratual considerando apenas o período trabalhado.
Essa prática começou a ser adotada por empresas nos anos 50 e era uma forma de motivar funcionários potenciais que estavam com baixo rendimento, pois acredita-se que o funcionário volta mais motivado e criativo. Muitas empresas aceitam sim esse sistema aqui no Brasil, mas ele é mais comum em multinacionais.
Como abordar essa questão na empresa que você trabalha?
Passo 1 – identifique se esse tipo de contrato já foi concedido alguma vez para um outro funcionário.
Passo 2 – converse com o seu superior sobre as suas intenções, mostrando as suas razões e os benefícios, para ambos os lados.
Passo 3 – caso a sua empresa nunca tenha concedido esse tipo de contrato, nada impede você de mostrar que existe a possibilidade e como funciona.
Provavelmente a empresa só vai conceder esse pedido se ela enxerga um alto potencial naquele funcionário e gostaria de mantê-lo na equipe a todo custo. Mas se a sua empresa não aceitar isso não é necessariamente um sinal negativo. Algumas empresas preferem fazer o desligamento formal, mas vão deixar portas abertas pra volta se você teve uma boa história com eles.
Mas antes reflita. Mesmo que essa opção da licença remunerada pareça a mais segura, nem sempre é o caso de pedir. Se você deseja fazer o sabático porque pretende mudar completamente o seu rumo profissional, será que seria justo fazer isso com você mesmo e com a empresa? Quando eu pedi demissão da minha empresa para viajar eles me ofereceram 1 ano e meio de sabático. Eu não aceitei. Sabe porque? Se eu aceitasse eu estaria enganando a mim mesma. Na época eu já sabia que eu não queria aquele rumo pra minha vida e aceitar me prenderia psicologicamente a uma coisa que só me levaria pra trás. A assombração da “segurança” ficaria lá no meu ouvido, mostrando a cenourinha pra eu voltar à minha vida estável e confortável, e talvez eu não estaria hoje aqui, escrevendo pra ViraVolta. Certamente eu tomei a decisão mais difícil, mas eu acreditava que se eu voltasse sem um emprego garantido eu me mexeria pra fazer o que acreditava de verdade. A NECESSIDADE MOVE A GENTE, A COMODIDADE NÃO.
Será que você está precisando de um sabático?
Se a sua produtividade anda em baixa, sua criatividade travada, sua motivação despencando e você se sente super estressado no trabalho ou se você está em busca de mudanças e novos rumos, talvez esse seja um bom momento para tirar um ano sabático e renovar suas energias. Mas se você é daqueles que simplesmente ama viajar, adora aprender coisas novas e viver experiências diferentes realizar uma viagem sabática pode ser perfeito para oxigenar a sua alma.
Os benefícios de realizar uma viagem sabática?
No ano sabático não necessariamente a pessoa vai viajar, porém realizar uma viagem sabática é uma das formas mais intensas de tirar proveito nessa pausa temporária que está fazendo em sua vida. Pois a viagem pelo mundo oferece benefícios incríveis que vão ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.
Viajar o mundo vai:
- ampliar sua visão de mundo
- te proporcionar um profundo auto-conhecimento
- te empoderar
- melhorar seu inglês
- melhorar suas habilidades de socialização
- te mostrar que você é capaz de fazer muito mais do que imagina
- mudar o seu olhar para o mundo
- te fazer enfrentar seus defeitos e valorizar suas qualidades
- quebrar seus paradigmas e preconceitos
- ampliar seus conhecimentos
- te fazer descobrir novas habilidades e talentos
- te fazer requestionar muita coisa
- te trazer muita gratidão
- fazer você refletir sobre os eu papel no mundo
- vai te dar uma aula de vida
Eu podia escrever uma lista infinita aqui, mas esse já é um bom começo. Poucas experiências de vida vão trazer tanto aprendizado em tão pouco tempo.
E atenção, viajar por um ano não significa acabar com a sua carreira, se fosse assim, não teriam tantas empresas aderindo a esse sistema. Viajar por longo prazo deveria valer tanto quanto estudar. Não é como sair de férias. É experiência de vida, seja para o lado pessoal ou profissional.
Se você precisa de ajuda no planejamento da sua viagem sabática conheça o Workshop da ViraVolta – Tire Seu Sabático, uma imersão de dois dias que vai te ajudar no planejamento de toda a sua experiência.
Se você fica muito preocupado com a volta do sabático não deixe de ler essas dicas.
Se você acha que viajar por 1 ano seria muito caro, nós provamos que não. Veja as contas.
curtiu? então compartilhe!

Carol Fernandes
IDEALIZADORA
Uma virginiana certinha da pá virada, que virou de vez depois de viajar o mundo e decidiu que só ia fazer o bem. Criou a ViraVolta porque acredita que viajar o mundo transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Não escreve rebuscado, poético ou certinho, mas fala com a alma e o coração.