Trabalho na Viagem

É SIM POSSÍVEL TRABALHAR DURANTE A VIAGEM PARA TENTAR COBRIR OS SEUS GASTOS OU PARA PELO MENOS REDUZIR OS SEUS CUSTOS. Se você não tem todo o dinheiro para realizar o sonho de conhecer muito e está aberto a experimentar diferentes oportunidades pelo caminho essa com certeza é uma boa opção pra você.

Durante nossos 2 anos pelo mundo encontramos muitos viajantes fazendo isso. Conhecemos um francês que saiu da França com 400 euros e uma passagem de ida e já fazia 4 anos que ele viajava pelo mundo, pois sempre encontrava oportunidades de trabalho pelo caminho. Não existem limites. O limite está somente na sua cabeça e depende da sua disposição.

Conheça abaixo 3 formas diferentes de trabalhar durante a viagem:

FORMA #1 TRABALHOS POR TROCA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
FORMA #2 TRABALHOS REMUNERADOS AO LONGO DA VIAGEM
FORMA #3 TRABALHOS COMO NÔMADE DIGITAL (ONLINE DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO)

  • Por troca de hospedagem
  • Trabalhos remunerados
  • Nômade digital

Essas opções não vão te gerar uma renda, mas são uma oportunidade perfeita para economizar, conhecer pessoas, interagir com locais e trazer momentos únicos para a sua aventura. Você oferece algumas horas de trabalho do seu dia e em troca recebe hospedagem e alimentação. Perfeito pra quem pretende viajar barato.

PLATAFORMA WORLDPACKERS WORKAWAY WWOOF HOUSE CAREERS  E  TRUSTEDHOUSESITTERS
Diferencial
Habilidade por troca de hospedagem. É a ferramenta mais fácil de usar.
Você encontra os mais variados tipos de trabalho em todo lugar do mundo.
Trabalhos em fazendas orgânicas com foco em natureza.
Plataformas no modelo de exclusivo de House Sitting.
Como é?
Você pode oferecer suas habilidades em troca de hospedagem sem exigências de horas de trabalho ou escolher trabalhos por hora/dia trabalhado.
Em geral você precisa doar 4 horas do seu dia em troca de hospedagem e alimentação parcial.
Podem ser trabalhos de até 6 horas/dia já que nessas oportunidades você está mais isolado na natureza. Uma ótima oportunidade para conhecer permacultura e estilos de vida mais conectados à natureza.
O dono da casa sai de férias e deixa uma pessoa no lugar dele cuidando da casa (jardim, plantas, animais…). E você precisa conciliar sua estadia com a saída dele.

Antes de se oferecer para uma oportunidade fique atento para os seguintes pontos:

  • Quantas horas de trabalho são exigidas por dia
  • Quantos dias na semana você deverá trabalhar
  • Quais atividades você deverá realizar
  • Qual o período mínimo exigido para o trabalho voluntário (1 semana, 1 mês…)
  • Se existem taxas envolvidas da sua parte (alguns casos raros podem cobrar pequenas taxas

Vale ressaltar:

  • Todas as plataformas exigem uma taxa anual ou a cada oportunidade para você conseguir a oferta. Mas as taxas não são abusivas e com tudo o que você vai economizar com hospedagem e alimentação certamente vai valer a pena.
  • Geralmente a hospedagem oferecida é em quarto compartilhado, com exceção do House Sitting, e não espere muito luxo, claro. Mas para um viajante aventureiro isso não é tão relevante e o que vale mais é a experiência.
  • Lembre-se que viajar dessa forma é diferente e exige que a viagem seja menos acelerada, para que você tenha tempo de fazer o trabalho e ainda conhecer outras regiões do país, caso seja seu interesse.

Pra você que nunca fez e fica um pouco receoso, veja esse vídeo que mostra um pouco sobre essa incrível experiência.

Quais as principais diferenças entre o House Sitting e as outras plataformas colaborativas?

  • Oferece menos interação com o local: como você estará ficando na casa dos locais enquanto eles viajam a interação naturalmente acaba sendo menor do que em um trabalho em troca de hospedagem onde você está lidando diariamente com as pessoas que trabalham com você.
  • Mais conforto: você estará hospedado em uma casa toda mobiliada, que muitas vezes são super confortáveis, com toda a privacidade possível. O que geralmente não acontece nas outras opções de trabalho em troca de hospedagem, onde quartos compartilhados podem ser mais frequentes.
  • Horas trabalhadas: diferentemente das outras opções onde é exigido um número de horas mínimo a ser trabalhado no House Sitting não funciona assim. Na verdade você tem as suas tarefas diárias para fazer e uma vez que você realizou tudo fica livre pra fazer o que quiser.
  • Alimentação: nas outras modalidades é comum os lugares incluírem a alimentação também como benefícia, já no House Sitting isso pode variar mais. As vezes o dono da casa vai deixar você consumir o que tem na dispensa e na geladeira, outras vezes pode pedir que você compre a parte. Mas comprando no mercado e cozinhando em casa fica mais barato.

Pra que é nômade digital a opção do House Sitting é bem mais prática, confortável e permite conciliar melhor com as rotinas de trabalho.

Muitos lugares que oferecem esse esquema de trabalho em troca de hospedagem e alimentação são inspiradores. Conheça alguns lugares incríveis para você se voluntariar.

Ainda existem aquelas profissões e tipos de trabalho que não importa a sua localização. Você poderia trabalhar de onde quiser, com horários flexíveis e administrando a sua própria vida. Basta ter acesso à internet. Talvez você até já trabalhe com algumas dessas coisas mas ainda não conseguiu visualizar a liberdade que poderia ter com elas. Você poderia ser um nômade digital, viajando e trabalhando de qualquer lugar do mundo. 

Abra a sua mente, pesquise mais e você vai ficar impressionado em quantas pessoas no mundo vivem um estilo de vida em que elas viajam e trabalham ao mesmo tempo. Tudo tem suas vantagens e desvantagens. Mas você poderia passar pelo menos 1 ano da sua vida experimentando esse estilo de vida.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Blogueiro
  • Web designer, programador
  • Produtor de conteúdo (produzindo textos e vídeos)
  • Tradutor e revisor de textos
  • Escritor freelancer (para guias de viagem, revistas, jornais, sites…)
  • Marketing de afiliados (um mercado que está crescendo fortemente)
  • Fotógrafo (vendendo fotos online e em galerias)
  • Gestor de redes sociais para empresas ou pequenos negócios
  • Suporte técnico online
  • Criador de cursos online e e-books de algum assunto que você domina
  • Professor online, fazendo aulas via skype

Onde buscar por oportunidades pela internet?

Upwork – site gringo especializado em trabalho freelancer, onde você pode se inscrever e disponibilizar sua mão de obra para trabalhos como escritor, tradutor, programador, desenvolvedor, designer, consultor, etc. Você é contratado online, por empresas ou pessoas de qualquer lugar do mundo e você administra suas horas de trabalho.
Freelancer.com99 FreelasWorkanaProlancer e NearJob – outros sites brasileiros com ofertas de trabalho para freelancers.
Indeed – site de anúncio de oportunidades, pode ser uma boa fonte para quem busca trabalhos de tradução e revisão que podem ser feitos de qualquer lugar, mas é possível pesquisar sobre qualquer tipo de trabalho.

Quando viajamos pelo mundo ficamos impressionados com quantas pessoas viajavam até gastar o último centavo e quando voltavam pra casa arrumavam qualquer emprego para ajustar as suas finanças. Mas é claro que existem pessoas com um perfil bem mais conservador, que nunca vão querer viver a experiência dessa forma. Para essas pessoas, nós recomendamos que ela faça um planejamento financeiro para a volta. 

Como funcionaria?

  • Calcule o seu gasto mínimo mensal aqui no Brasil (não pensando no seu estilo de vida atual, mas em um estilo de vida mais econômico, para que o plano seja mais viável)
  • Preveja esse gasto de 6 meses a 1 ano

Dessa forma o seu plano de economias para realizar a viagem deveria incluir:

ORÇAMENTO TOTAL DA VIAGEM + ORÇAMENTO DA VOLTA = VALOR TOTAL A ECONOMIZAR

Quais as vantagens de se preparar financeiramente para a volta?

  • Você consegue ir se adaptando ao seu estilo de vida na volta, sem o desespero te ter que arrumar qualquer emprego as pressas para sobreviver.
  • Você consegue dar mais tempo ao seu corpo, para que ele possa digerir tudo o que aconteceu e se preparar para os próximos passos da sua vida.
  • Se você decidir seguir outro caminho na sua vida, bem diferente do emprego que você tinha antes, você terá uma folga financeira para ter tempo de implementar o novo caminho.
  • Se você decidir investir em um negócio próprio essa grana pode te ajudar a lançar sua idéia.

Nós temos esse perfil mais conservador e nós fizemos um plano de economias para a volta. No meu caso foi a melhor coisa que eu fiz, pois após a minha viagem eu decidi que não queria mais me inserir no mercado de trabalho padrão e que investiria nas minhas idéias. Resultado, eu ainda não ganho nada com elas e estou sobrevivendo das minhas economias. A viagem me ensinou a viver de forma mais simples e mais econômica e o dinheiro que eu guardei está durando muito mais tempo que eu tinha previsto e eu ainda uso parte dele para investir nas minhas idéias. Muitos amigos ainda acreditam que o meu dinheiro da filhote, mas isso é porque eles ainda não realizaram que na verdade é o estilo de vida deles que é muito caro.

Existe sempre uma opção

Se você queria muito viver essa experiência de viajar o mundo mas diz que não tem o dinheiro, seus problemas acabaram! Acabamos de te mostrar algumas soluções. Pare de criar desculpas. Não existem limites para realização de sonhos. O que nos limita é a nossa própria mente. Mexa sua bunda já e saia do sofá.

Existe alguma dúvida que ainda não conseguimos responder? Então deixe um comentário lá embaixo da página e contribua para melhorarmos o conteúdo. Vamos esclarecer tudo. A sua dúvida pode ser a dúvida de outros viajantes. Colabore!

 

ÚLTIMOS POSTS

Um guia completo para viajar barato pelo mundo

CURTIU? ENTÃO COMPARTILHA

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

INSTAGRAM

Copyright © 2019 ViraVolta. Todos os direitos reservados.

KIKI AROUND THE WORLD

Conheça o nosso projeto de volta ao mundo.

INSTAGRAM

KIKI AROUND THE WORLD

Conheça o nosso projeto de volta ao mundo.

Copyright © 2019 ViraVolta. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima