A PASSAGEM AÉREA É O QUE MAIS PREOCUPA AS PESSOAS, pois a maioria pensa que tem um custo absurdo, usando como base o custo da passagem nas suas últimas férias. Pois você se engana… Existem alianças mundiais especializadas em passagem volta ao mundo (chamada RTW – Round The World) e o custo da passagem pode ser super em conta, dependendo do roteiro e da taxa do dólar caro. Em cenários de dólar baixo ela fica barata e em cenários de dólar alto ela fica bem mais cara.
Vamos tirar todas as suas dúvidas nesse capítulo. E não deixe de ler os posts adicionais ao final.
DÚVIDA #1: COMO FUNCIONA A PASSAGEM VOLTA AO MUNDO?
DÚVIDA #2: A PASSAGEM VOLTA AO MUNDO É PARA MIM?
DÚVIDA #3: COMO COMPRAR UMA PASSAGEM VOLTA AO MUNDO?
DÚVIDA #4: AS PASSAGENS DE MULTI PARADAS SÃO UMA BOA OPÇÃO?
A passagem volta ao mundo (RTW) é uma passagem com diversos voos comprados de uma única vez que permitem o viajante fazer a volta inteira no globo, saindo e retornando de um mesmo ponto. Como todos os trechos são comprados com antecedência de uma única vez o pacote sai mais mais em conta. Atualmente existem 3 principais alianças aéreas mundias que oferecem essa passagem.
PONTO FORTE: As datas dos voos podem ser alteradas ilimitadamente sem taxa (conforme disponibilidade). Você pode até deixar datas de voos em aberto. Isso garante flexibilidade total com datas.
PONTO FRACO: A passagem só pode durar até 1 ano, o roteiro deve ser decidido no momento da reserva e elas só usam as empresas aéreas da sua aliança (nem sempre oferecendo voos ou voos diretos para o destino exato que você quer ir, daí você precisa buscar outras alternativas para o seu roteiro).
Conheça as REGRAS GERAIS da passagem de RTW:
(podendo ter pequenas variações entre as diferentes alianças)
Conheça as PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS das 3 alianças:
Dúvidas?
Simulador de passagem RTW
Não deixe de usar os SIMULADORES DE PASSAGEM RTW. Eles são práticos e informam claramente as opções de voos diretos e com escalas de cada ponto do seu itinerário. Eles permitem escolher as datas dos vôos, verificar o preço e até mesmo comprar. Tudo online. Bom, se a parte de comprar funcionar direitinho. Clique abaixo para acessar e comece a sonhar:
VEJA AQUI COMO MONTAR UM ROTEIRO DE PASSAGEM VOLTA AO MUNDO USANDO OS SIMULADORES
Existem outras duas empresas especializadas em viagem longo prazo que oferecem um roteiro personalizado, mas o simulador não é bom e é nada prático. Mas elas geralmente oferecem pacotes fechados de RTW a bons preços. Para checar ofertas:
Quer saber como ficou a passagem volta ao mundo da nossa viagem? Nós voamos pela One World exatamente porque o nosso roteiro era muito longo (mais de 39.000 milhas), mas como usamos a One World Explorer o que contava para o custo era apenas o número de continentes.
Muitas pessoas fazem essa pergunta e ela é bem complicada. Não existe uma garantia do que sai mais barato e do que é melhor, vai depender muito do roteiro, do perfil do viajante e do tipo de viagem.
Existem 3 formas de comprar uma passagem RTW:
Agências de viagens – Pra gente é a menos vantajosa. Elas geralmente não entendem muito sobre essas passagens e você vai ter que revirar os simuladores antes de pedir um orçamento. Fazer um bom roteiro demanda muitas horas e o vendedor da agência não vai querer perder tanto tempo assim com você. Além disso cobram taxas sobre o valor da passagem e alteração de datas. Porém pode ser uma solução se você não tem limite no cartão de crédito para comprar a passagem diretamente.
Pela internet – A maioria dos sites oferece a compra online pelo simulador, mas nem sempre funciona. Infelizmente as alianças aéreas são as piores para te ajudar na hora da compra. Se não funcionar online somente ligando para a empresa aérea responsável pela emissão do seu bilhete.
VEJA AQUI COMO MONTAR UM ROTEIRO DE PASSAGEM VOLTA AO MUNDO USANDO OS SIMULADORES
Diretamente com a empresa aérea que fará o primeiro trecho do roteiro – funciona muito bem, se a empresa aérea que vai emitir o seu bilhete tiver um bom serviço. Nós fizemos assim. Veja o passo a passo:
Existem empresas que vendem passagens com múltiplas paradas. Elas utilizam todas as empresas aéreas do mercado, sem restrição de aliança aérea, inclusive as empresas de baixo preço, e por isso oferecem muito mais flexibilidade e sempre buscam o menor preço.
PONTO FORTE: Elas são uma boa opção para quem quer viajar mais de 1 ano e pra quem prefere pensar na viagem em etapas. Você pode estimar todos os principais voos para ter uma noção de custo total, mas na hora de comprar quebra em partes. Compra voos para os 3/4 próximos meses, depois mais 3/4 e por aí vai. Em termos de serviços eles são bem melhores, pois possuem atendimento eficiente para ajudar a otimizar a sua passagem.
PONTO FRACO: O fato de você ter que escolher todas as datas no momento da reserva e de sempre ter que pagar taxa (da empresa que você comprou + a da empresa aérea) para alterar qualquer data. Você podia até fazer uma RTW completa com elas, mas por esse motivo não é tão vantajoso
Conheça as REGRAS GERAIS das passagens multi paradas:
Conheça abaixo as 2 PRINCIPAIS EMPRESAS dessa opção:
Atenção: geralmente os preços menores incluem voos bem mais longos (muitas vezes com o dobro do tempo) e com escalas. Se não for um problema para você, ótimo. Os preços são checados conforme a data escolhida, se você alterar a data o preço pode alterar também. Eles informam que voos entre terça a quinta costumam ser mais baratos.
Se você optou pela passagem volta ao mundo coloque a mão na massa e comece a pesquisar o melhor roteiro para você. Não deixe de ler os posts extras desse capítulo para entender mais sobre o tema. Continue lendo os próximos capítulos e vamos tirar todas as suas dúvidas.
Existe alguma dúvida que ainda não conseguimos responder?Então deixe um comentário lá embaixo da página e contribua para melhorarmos o conteúdo. Vamos esclarecer tudo. A sua dúvida pode ser a dúvida de outros viajantes. Colabore!